Qual é a diferença entre 'tua' e 'sua'? - Quora. Se eu trato uma pessoa por tu, direi "a tua" — Ex: Como vai a tua saúde? Se eu trato uma pessoa por você (ou o senhor), direi "a sua" — Ex: Como vai a sua saúde? "Sua" é também um pronome possessivo relativo à 3ª.
Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
A diferença entre “seu” e “teu” é a pessoa do discurso a que se referem. “Seu” se refere à terceira pessoa, enquanto “teu” se refere à segunda pessoa. A segunda pessoa do discurso é aquela a quem nos dirigimos diretamente. No português, a segunda pessoa é representada pelo pronome “tu”.
Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa. Com relação à flexão verbal, em ambos os casos, será sempre feita na 3ª pessoa.
Por exemplo, é correto dizer "esta é sua casa" no lugar de dizer "esta é tua casa", ou então "aquela é sua casa" no lugar de dizer "aquela é a casa dele". 1. – Esta é a sua casa. – Dizemos assim, quando não tratamos por tu a pessoa com quem falamos.
Seu é um pronome ou demonstrativo possessivo, enquanto dele é um sintagma preposicional resultante da contração da preposição de com o pronome pessoal ele.
“Eu soo” ou “eu souo” não devem ser usados, nesse caso. (“Eu soo”, aliás, existe na língua portuguesa, mas diz respeito a outro verbo: “soar”.) Outra dúvida comum é como conjugar “suar” na terceira pessoa do presente: “ele sua” ou “ele soa”. A regra aqui é a mesma: mantenha o U e vá em frente.
1. refere-se à terceira pessoa do singular ou do plural e indica, geralmente, posse ou pertença de: 1 pessoa ou pessoas de quem se fala ou escreve 〈a sua casa〉; 1 pessoa a quem se fala ou escreve 〈a escultura é sua?〉
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.
Seria obrigatória se os sujeitos fossem diferentes, por exemplo, em: «Aos meus pais, que nunca mediram esforços para os meus irmãos e eu estudarmos.» Note que deveria haver uma vírgula por se tratar de oração adjetiva explicativa.
1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.
Na gramática tradicional, o pronome possessivo 'teu' deve ser usado em frases com o pronome pessoal 'tu'. Já o 'seu' associa-se a 'você'. Mas, na oralidade brasileira, é comum haver a associação cruzada. A observância à norma culta acontece basicamente em textos literários.
Embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, tu pertence à 2. ª e você pertence à 3. ª pessoa gramatical, exigindo as formas verbais e os pronomes respectivos, porém, a evolução diacrônica da língua aponta a supressão do tu pelo você e a retirada de cena de tu/vós.
Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.
É, portanto, uma Pessoal Plural, e, por isso, deve-se utilizar o pronome vosso/vossa. No entanto, quando nos dirigirmos a alguém que mereça o tratamento de “Vossa Excelência”, “Vossa Senhoria” etc, o pronome possessivo adequado é seu/sua (referente à terceira pessoa do singular).
Sua ou Suá (em hebraico: שוע,que significa "prosperidade", "depressão") pode ser: Sua, um cananeu, cuja filha Judá tomou por mulher (Gênesis 38:2, Gênesis 38:12; 1 Crônicas 2:3).
1. refere-se à terceira pessoa do singular ou do plural e indica, geralmente, posse ou pertença de: 1 pessoa ou pessoas de quem se fala ou escreve 〈a sua casa〉; 1 pessoa a quem se fala ou escreve 〈a escultura é sua?〉
Refere-se para algo ou alguém. Explicação: Os pronomes possessivos são os tipos de pronomes que fazem uma referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc.
Por exemplo: «A Maria gosta da sua casa.» «A Maria e o marido, o Luís, gostam da sua casa.» A forma de possessivo só seria plural (seus ou suas) se se referisse a mais do que um objeto de uma ou de várias pessoas.