O próximo feriado nacional em 2024 será no dia 12 de outubro (sábado), dia de Nossa Senhora Aparecida. Publicado em 14 de outubro de 2024 às 12h00. Última atualização em 14 de outubro de 2024 às 12h02.
O próximo feriado nacional do Brasil em 2024 é em 7 de setembro, devido ao Dia da Independência. O calendário inclui datas como 12 de outubro, 2 de novembro e 25 de dezembro, com oportunidades de emenda.
Entre os nacionais, apenas três feriados vão ser prolongados, isto é, quando será possível emendar com o final de semana. São eles: o da Confraternização Universal, em 1 de janeiro; o da Paixão de Cristo, em 29 de março; e o da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.
Mas quem estava contando com folgas prolongadas, vai se decepcionar um pouco este ano: pelo fato de 2024 ser um ano bissexto, alguns feriados foram empurrados para o fim de semana, o que deixou o calendário bem mais enxuto do que o dos anos anteriores.
Quais são os feriados que não podem trabalhar em 2024?
Portanto, os únicos dias de folga no segundo semestre de 2024 serão a Proclamação da República (15 de novembro), Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que serão celebrados numa sexta-feira, quarta e numa quarta-feira, respectivamente.
A novidade de 2024 é que o dia 20 de novembro integra o cronograma pela primeira vez. No ano passado, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
29 de março: Sexta-Feira Santa (sexta-feira) 21 de abril: Tiradentes (domingo) 1º de maio: Dia do Trabalho (quarta-feira) 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado)
Abril de 2024 contará com apenas um feriado nacional, o do Dia de Tiradentes, em 21 de abril, que cai em um domingo. No Rio de Janeiro, a próxima data festiva acontece em 23 de abril, Dia de São Jorge.
O próximo feriado prolongado de 2024, de acordo com o calendário do governo federal, é em 29 de março, a Paixão de Cristo, que engloba a Semana Santa. Mas não se engane: mesmo com outro feriadão batendo à porta, 2024 não terá tantas folgas prolongadas quanto 2023.
Art. 1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Art. 2º Só serão permitidas, nos feriados nacionais, atividades privadas e administrativas absolutamente indispensáveis.
Depois de um final de maio com pontos facultativos, o mês de junho de 2024 não terá nenhum feriado nacional (o próximo é apenas em 7 de setembro). Isso não significa que o mês não tenha datas marcantes.
O governo federal divulgou, nesta quinta-feira (28), os dias de feriados nacionais e estabeleceu os dias de ponto facultativo, para o ano de 2024. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, entre as 18 datas comemorativas, 8 são pontos facultativos e 10, feriados nacionais.
Quem foi beneficiado tirou a sorte grande, já que o próximo feriado nacional (Independência do Brasil) será somente daqui a três meses. Além disso, o próximo feriado vizinho a um final de semana será apenas em novembro: a Proclamação da República. O ano de 2024 está sendo marcado por poucos "feriadões" prolongados.
Quais os feriados que o comércio não pode abrir em 2024?
2 de novembro (sábado): Finados (feriado); 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República (feriado); 20 de novembro (quarta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado); 24 de dezembro (terça-feira): véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h);
Quando ir: De dezembro a abril, desde as festas de fim de ano até as férias de primavera no hemisfério norte, os dias são praticamente garantidos como ensolarados e azuis, mas os preços atingem o pico. Experimente maio e junho para temperaturas semelhantes e valores muito melhores.
Uma data comemorativa passa a integrar o calendário de 2024 de uma forma diferente. A partir deste ano, 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra passa a ser feriado no Brasil inteiro, e não apenas em alguns Estados e municípios, como ocorria até 2023. A Gazeta explica o que muda.
Última atualização em 7 de março de 2024 às 11h24. O terceiro mês do ano tem um feriado nacional, a Sexta-feira Santa no dia 29, data que precede o domingo de Páscoa (31). O mês de março também é marcado por datas como o aniversário do Rio de Janeiro, o Dia Internacional da Mulher e o início do outono.
Porque o dia da consciência negra não é feriado nacional?
Apesar disso, o dia não é considerado um feriado nacional. Isso ocorre porque a data é entendida, a partir do ponto de vista legal, apenas como um dia de reflexão em relação às batalhas travadas pelo povo negro contra as disparidades sociais que se originaram do sistema escravocrata no Brasil.