Gênero tem sido, desde a década de 1970, o termo usado para teorizar a questão da diferença sexual. A complexidade deste conceito abrange a ideia de que as distinções baseadas no sexo são fundamentalmente sociais, afastando-se, assim, a noção de naturalização.
RESUMO A palavra gênero foi incluída no contexto social após a II Guerra Mundial em decorrência dos movimentos sociais feministas, que fundamentavam as distinções sociais relacionadas ao sexo biológico (do nascimento).
O termo gênero vem do Latim genus, que significa “nascimento”, “família”, “tipo”. Tradicionalmente, o termo gênero é utilizado como um conceito gramatical de classificação de palavras, dividindo-se entre: masculino, feminino e neutro.
O que é e como foi construído o conceito de gênero?
Gênero: Conceito formulado nos anos 1970 com profunda influência do pensamento feminista. Ele foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, baseando-se no raciocínio de que há machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher é realizada pela cultura.
O termo "ideologia de gênero" surgiu entre meados da década de 1990 e início dos anos 2000 no âmbito do Conselho Pontifício para a Família, da Congregação para a Doutrina da Fé, antigamente conhecida como Santa Inquisição Romana e Universal, ala conservadora da Igreja Católica, segundo o Centro de Estudos ...
Os Estudos de Gênero fazem parte de um processo de transformação no campo da história que tem ocorrido nas últimas décadas. Chartier (2002), Cannadine (2006) e Rojas (2204), cada um a seu modo, identificaram essa diversificação como situada temporalmente entre o final dos anos 1950 e começo dos anos de 1970.
Partindo da percepção de uma lacuna nos estudos sobre gênero, por des- considerarem o nascimento e primeiros desenvolvimentos do conceito, os autores resgatam a criação do conceito de gênero por John Money, datada de 1955, e seus primeiros desenvolvimentos teóricos anteriores a 1975, ano em que Gayle Rubin usa o ...
O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.
John William Money, considerado o fundador da Ideologia de Gênero. Ele se considerava pioneiro na área de mudança de sexo e um dos primeiros a diferenciar sexo e gênero. Sua ideia era que a cultura e a educação poderiam levar um indivíduo a viver de forma diferente daquela imposta por sua natureza.
Quando se inicia o processo de formação da identidade de gênero?
O desenvolvimento dos papéis de gênero e a construção da identidade são socialmente construídos e aprendidos desde o nascimento, com base em relações sociais e culturais que se estabelecem a partir dos primeiros meses de vida, mas é na educação infantil que a criança começa a perceber a diferença entre o feminino e o ...
Acredita-se que o termo “ideologia de gênero” apareceu pela primeira vez em 1998, em uma nota emitida pela Conferência Episcopal do Peru intitulada “Ideologia de gênero: seus perigos e alcances”.
O gênero está relacionado ao conceito social e cultural que pressupõe papéis e características que homens, mulheres e outras identidades devem portar na sociedade. Também faz parte da sua definição o conjunto de características físicas e comportamentais que definem uma pessoa.
Nossa identidade de gênero se constrói ainda no útero, quando há a rotulação do bebê como menina ou menino. A partir desse assinalamento do gênero, socialmente se esperará da criança comportamentos condizentes com ele.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
Atualmente quando se fala em gênero é fundamental analisar o conceito considerado por Scott (1998, p. 15): Gênero é a organização social da diferença sexual. Ele não reflete a realidade biológica primeira, mas ele constrói o sentido desta realidade.
Na verdade, entendemos que esses campos são complementares e interdependentes. Na década de 1950, John Money, psicólogo e sexólogo norte-americano, foi o primeiro teórico a utilizar o termo gênero no sentido de relacioná-lo às diferenças entre o sexo anatômico e o que ele considerava o sexo psicológico.
Gênero tem sido, desde a década de 1970, o termo usado para teorizar a questão da diferença sexual. A complexidade deste conceito abrange a ideia de que as distinções baseadas no sexo são fundamentalmente sociais, afastando-se, assim, a noção de naturalização.
FOUCAULT2 afirmava que nas sociedades ocidentais, durante séculos, se ligou o sexo à busca da verdade, sobretudo a partir do cristianismo. A confissão, o exame da consciência, foi o modo decolocar a sexualidade no centro da existência.
Gênero também pode ser definido como as relações entre homens e mulheres, tanto perceptivas quanto materiais. O gênero não é determinado biologicamente, como resultado das características sexuais de mulheres ou homens, mas é construído socialmente.
Cisgênero. O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram, o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.
A maioria dos estudiosos[1] do tema concorda que o sintagma (a expressão) “ideologia de gênero” é uma invenção católica que emergiu sob os desígnios do Pontifício Conselho para a Família e da Congregação para a Doutrina da Fé, entre meados da década de 1990 e o início dos 2000, no bojo da formulação de uma retórica ...
A ideologia de gênero iniciou nos anos 80, quando o conceito de gênero passou a ser adotado pelo movimento marxista e feminista, que via nesta teoria uma justificação científica para as teses desenvolvidas inicialmente por Karl Marx e Friedrich Engels.
São eles: a tese da democracia das maiorias versus ditadura das minorias; a tensão entre liberdade de consciência/expressão e censura; a concepção da escola "técnica" versus a noção de família moral; aspectos relacionados à retórica cientificista e legalista desses argumentos e da retórica em torno a "ideologia de ...