A história da origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã, vinda de Portugal e Espanha e trazida ao Brasil no século XIX. É celebrada pela Igreja Católica como forma de comemoração à visita dos três reis magos ao menino Jesus e costuma ter duração de 12 dias.
De origem portuguesa, a Folia de Reis ou Reisado foi trazida para o Brasil durante o período colonial, se manifestando a partir de diversos títulos: Terno de Reis, Tiração de Reis, Rancho de Reis, Guerreiros e Reisado.
O que significa Folia de Reis para os evangélicos?
Em alguns países cristãos a Folia de Reis é considerada um evento de grande importância, até se sobrepondo ao Natal, por se tratar do momento em que Jesus Cristo é apresentado à humanidade representado pela peregrinação dos três Reis Magos.
O acontecimento, narrado na Bíblia no evangelho de São Mateus, é celebrado no dia 6 de janeiro, hoje conhecido como o Dia de Reis, ou dia da Epifania, termo em grego que significa “manifestação”, ou seja, a revelação de Cristo ao mundo.
O que significa Folia de Reis no mundo espiritual?
A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
A história da origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã, vinda de Portugal e Espanha e trazida ao Brasil no século XIX. É celebrada pela Igreja Católica como forma de comemoração à visita dos três reis magos ao menino Jesus e costuma ter duração de 12 dias.
Blasfêmia é ofender de alguma forma a Deus, seja através de pensamentos, de palavras ou de alguma atitude. A falta de respeito às coisas sagradas como é o caso da Folia de Reis é uma verdadeira blasfêmia, merecedora até de um ato de desagravo.
Os palhaços representam os soldados do rei Herodes (ou o próprio Herodes), que perseguiram o Menino Jesus, encarnando assim, os “traidores de Cristo” e sendo associados ao mal, a Exu ou ao diabo dentro da fé popular.
Para quem sabe, ele representa um dos Reis Magos, que se ocultavam, disfarçados desse jeito, para enganar os soldados de Herodes na busca pelo Menino Jesus recém-nascido.
O que cada personagem da Folia de Reis representa?
Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar; Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras; Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia; Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz1.
O Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus.
No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos – que viajaram juntos.
Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense. A folia de reis é uma tradição católica italiana, que chegou ao Brasil através dos portugueses espalhando-se por todo o país, em especial na região sudeste, onde podemos encontrar o maior número de grupos em atividade.
A Bíblia deve ter um problema com o palhaço, porque o palhaço não pode chegar ao presépio. O palhaço foi que ajudou a trair Jesus. Então ele não é bem aceito, em qualquer reparfição. Se ele chegar num altar e fiver um presépio ele não pode presenciar, ele sai.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas.
A bandeira tem um significado especial para os foliões. Ela abre os caminhos para que eles, representando os próprios Reis Magos, possam anunciar o nascimento do Menino Deus.
O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.
Trazida para a América Latina pelos colonizadores portugueses e espanhóis, a festa católica - que celebra o dia em que os três reis magos visitaram e presentearam o recém-nascido Jesus Cristo - foi incorporada no Brasil e, como era de se esperar, tomou por aqui suas próprias formas.
O palhaço, também chamado de alferes, mascarado, bastião ou matias, é uma figura ambiva- lente por carregar em si significados que denotam tanto a presentificação do mal quanto elementos de conversão e fidelidade.
A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, a capital cristã mais importante do Oriente, depois foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália.
Têm a função de fazer brincadeiras e assustar o Rei Herodes para os Reis Magos passarem”, explica Wilson. Em cada lugar recebem um nome diferente. Marungo, batião ou palhaço. A função deles é guardar a bandeira.