Quanto tempo depois do uso do PEP posso refazer o exame?
Em geral, o que se recomenda é que se faça um teste antes do início da PEP, ou seja, no momento em que a pessoa vai iniciar o tratamento. Depois, deve-se repetir o exame aos 30 dias após a exposição e, finalmente, aos 90 dias após a exposição.Como saber se a PEP funcionou?
Caso o teste tenha um resultado positivo para o vírus, será iniciado o tratamento e não a profilaxia. Caso o resultado do teste seja negativo para o HIV, a PEP deverá ser utilizada por 28 dias ininterruptos. Após este período um novo teste deverá ser realizado para avaliar se o remédio funcionou.Quanto tempo pra PEP fazer efeito?
Para que a PEP seja efetiva, ela deve ser iniciada logo após a exposição de risco, preferencialmente nas duas primeiras horas, e em até 72 horas; e o(s) medicamento(s) deve(m) ser tomado(s) por 28 dias.Quando não há atendimento dentro de 72 horas após a exposição a PEP é recomendada sendo indicado acompanhamento sorológico?
Nos casos em que o atendimento ocorrer após 72 horas da exposição, não está mais indicada a profilaxia ARV. Entre- tanto, se o material e o tipo de exposição forem de risco, recomenda-se acompanhamento sorológico (ver quadro), além das orientações de prevenção combinada.Não usei camisinha, e agora? Depois de quanto tempo devo fazer o teste de HIV? | Dr. Jairo Responde
O que fazer depois de tomar o PEP?
Uma vez que os medicamentos forem administrados, o acompanhamento médico e tratamento deverão ser seguidos por pelo menos quatro semanas, conforme prescrição médica. Além disso, o médico pode recomendar o início do tratamento para outras doenças sexualmente transmissíveis, quando for pertinente.Porque PEP 28 dias?
Estudos prospectivos (o primeiro a ser publicado tendo sido realizado no Brasil)5 confirmaram que o uso de PEP iniciada até 72 horas após a exposição e mantida por 28 dias é capaz de reduzir o risco de aquisição da infecção pelo HIV após exposições sexuais.Quais são as chances da PEP falhar?
5-9 Pelo menos 40 desses provavelmente resultaram de comportamentos de risco após terem completado PEP; 35 dessas soroconversões restantes ocorreram mais de 180 dias após o fim de PEP e, portanto, dificilmente representam falha. As oito soroconversões restantes podem ser classificadas como potenciais falhas de PEP.Qual a chance de eficácia da PEP?
Entre homens que fazem sexo com homens e travestis, a eficácia pode chegar a 99% se a pessoa tomar a dose certa todo dia.Quem está tomando PEP pode transmitir?
Olá, pode sim. Se você se infectar mesmo com o uso da PEP poderá transmistir o vírus, ainda que nesse caso as chances sejam mais baixas devido à menor carga viral.Pode fazer teste rápido tomando PEP?
A PEP não altera o resultado do exame, mas durante o uso da mesma, ainda está dentro do tempo de janela imunológica.É comum a PEP falhar?
Tomar na hora certa sem falhar nenhum dia também melhora sua eficácia. Contudo mesmo sendo tomado da melhor forma recomendada ele ainda pode falhar se o vírus ao qual a pessoa foi exposta ser resistente aos remédios do esquema.Quanto tempo a PEP fica no sangue?
Tenofovir (TDF) + Lamivudina (3TC) + Dolutegravir (DTG) A duração da PEP é de 28 dias.Quantas vezes no ano posso tomar PEP?
A Profilaxia Pós-Exposição pode ser tomada mais de uma vez? Não existe limite para os esquemas de profilaxias pós exposição.O que acontece se não tomar a PEP por um dia?
Esquecer um dia apenas a PEP não tem problemas. Não causa maiores problemas. A questão é tentar não esquecre mais doses, para obter o efeito protetor necessário.Pode tomar os 30 comprimidos do PEP?
Posso tomar a PEP por 30 dias já que recebi 30 comprimidos? O tempo de tratamento indicado para se iniciar a PEP é de até 72 hs após a exposição, então você ainda estava dentro do limite. Você até pode realizar o tratamento por 30 dias mas isso não vai aumentar a eficacia da profilaxia.O que diminui a eficácia da PEP?
Tempo de início da Pep após a exposição (quanto mais tempo demora, mais a eficácia cai), tipo de relação e de exposição (sexo anal tem mais risco que vaginal por exemplo), carga virêmica da pessoa fonte (quanto maior, maior o risco de transmissão) e uso correto da Pep durante os 28 dias.Estou tomando PEP estou protegido?
Estou protegido/a? O preservativo é uma barreira de proteção para várias infecções e a PEP é indicada apenas para evitar a infecção pelo HIV. Outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis e a gonorreia e mesmo as hepatites virais não são evitadas com o uso da PEP.Quando estou tomando PEP posso parar de usar o preservativo?
A PEP é uma emergência, lembre-se disso. Após 72 horas, provavelmente não funcionará. Durante o tratamento você deve praticar abstinência sexual. Porém, em caso de relação sexual, use preservativos com os parceiros (as) sexuais.Qual o melhor horário para tomar a PEP?
Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco. O início desse tratamento deve ser iniciado, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo 72 horas.O que o PEP faz no organismo?
PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).