Entretanto, a recomendação geral é que a substituição seja feita a cada 4 anos ou 60 mil KM rodados. > Ainda assim, independente do tempo, é válido buscar por um mecânico para checar se a correia dentada está funcionando corretamente, principalmente se você nunca fez isso antes, afinal falhas podem acontecer. >
Saber quantos km aguenta uma correia dentada é bem importante para fazer a manutenção adequada. Segundo a maioria das montadoras, a correia dentada possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.
Como saber se está na hora de trocar a correia dentada?
Verifique se há fios soltos, desgaste ou rachaduras. Esses problemas visíveis são indicadores de que ela precisa ser substituída. Alguns sinais de que a correia dentada está com problema são bem gerais, portanto, ao perceber algum deles, leve seu veículo ao mecânico para uma avaliação profissional.
O kit de distribuição inclui a correia dentada, uma polia e o tensionador. A troca da correia dentada por uma nova é recomendada após 5 anos, ou 50 mil km rodados. A correia dentada tem a função principal de sincronizar o virabrequim do motor com o comando de válvulas.
Quais carros da Volkswagen têm correia banhada a óleo?
7. Volkswagen. Enquanto os motores TSI 1.0 da Volkswagen usam a correia banhada a óleo que promete durar mais que uma comum, o 2.0 TSI EA888 adota a corrente metálica. Esse propulsor é usado pelo Jetta 2.0 TSI e GLI, Golf GTI, Passat, CC e Tiguan.
Aqui estão alguns sinais aos quais você deve se atentar: Ruídos: se você ouvir ruídos incomuns, como tique-taques ou estalos, provenientes do motor ou do sistema em que a correia dentada está instalada, pode ser um sinal de que a correia está desgastada ou mal tensionada.
Qual é o tempo ideal para trocar a correia dentada?
50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.
O custo típico de substituição da correia dentada pode variar amplamente dependendo do modelo do carro e do mecânico escolhido, mas geralmente está na faixa entre R$ 2.500 até R$ 5.000, mas podendo chegar em R$15.000 dependendo do modelo do veículo.
Conforme o plano de manutenção do T-Cross, a correia dentada deverá ser substituída somente com 120 mil quilômetros rodados ou quatro anos e meio de uso (prevalecendo o que ocorrer primeiro).
A troca de correia desses motores TSi são bem trabalhosas. Precisa de ferramentas específicas e desmontar muitas partes do motor. Acaba exigindo muito tempo, ferramentas específicas e mão de obra qualificada. Estão cobrando R$750 só de mão de obra na concessionária.
🤯 Você sabe a hora certa para trocar a correia dentada do seu 1.0TSI, 1.4TSI e 1.6MSI (EA211) que equipa as linhas Audi e Volkswagen? Para estes motores citado a hora certa de fazer esta manutenção é a cada 120.000km ou 5 anos.
Quais são os carros que usam correia banhada a óleo? Chevrolet Onix a partir de 2020, Tracker a partir de 2020, Chevrolet Montana a partir de 2023, Citroën C3 1.2, Ford EcoSport 1.5, Ford Fiesta EcoBoost, Ford Ka 1.0 a partir de 2015 até 2021, Peugeot 208 1,2 entre outros.
A correia dentada costuma ter um prazo para a troca no manual, variando entre 40 e 60 mil km. No plano de manutenção costuma ter um aviso sobre o uso severo ou em vias com muita poeira. Outro fator que pode encurtar a vida da correia dentada é o tempo.
A correia dentada é tipo uma “pulseira” com dentes de borracha que protege a válvula garantindo o bom funcionamento dos pistões. Então, barulhos altos com sons metálicos, chiados agudos são apenas alguns dos sinais que essa peça pode estar danificada e precisa ser substituída.