O tratamento de canal é necessário quando: - A cárie destrói o esmalte e a dentina atingindo a polpa do dente. Quando isso acontece, é comum que a área afetada fique inflamada ou infeccionada. O dente fica bem sensível e é quando o paciente começa a sentir muita dor.
Para saber se basta uma troca de restauração ou se há necessidade de tratamento de canal, você deve fazer o exame clínico com um dentista com o auxílio de um exame radiografico.
Quanto tempo de espera entre a restauração e o canal?
Na verdade um dente tratado canal deve ser restaurado imediatamente para não ocorrer infiltração e contaminar novamente o canal, resultando em falha do tratamento. Nunca o tempo entre o término do tratamento e a restauração pode ser muito longo. Mas se foi apenas um mês é um prazo tolerável.
Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.
Tratamento de canal: Como é FEITO o tratamento de canal PASSO A PASSO! [TROCA DE CURATIVO]
Como sei se meu dente precisa de canal?
Dores na região maxilar, ouvido ou até mesmo na cabeça podem também indicar a necessidade do tratamento. Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula.
O dente restaurado doendo ao mastigar é uma condição normal, mas tem como evitar. Procure mastigar um pouco mais devagar, evitando usar o lado da boca em que a restauração foi feita. Isso ajuda a amenizar a pressão que pode existir na região, que aumenta a sensibilidade no decorrer do tempo.
Olá, a quantidade de dentes a serem restaurados dependem muito da extensão das restaurações, da tolerância do paciente (afinal, pode demorar um bom tempo com a boca aberta) e da disponibilidade do dentista. Se necessário, podem ser agendadas consultas de longa duração com pausas para descanso durante elas.
O que pode dar errado em uma restauração de dente?
A restauração pode ter ficado alta e está constantemente inflamando a polpa dentária, causando o desconforto e dor, principalmente durante a mastigação. Olá, se radiograficamente não há anormalidades, então provavelmente foi falha do material restaurador ou do material de proteção pulpar.
Quais os sinais e sintomas diante de uma infiltração no dente? Sensibilidade a alimentos frios, quente ou ácidos é um sintoma comum associado aos dentes com infiltrações cariosas. O mau hálito também pode estar presente nesses quadros de infiltração dentária.
A verdade é que o número de sessões depende de cada caso. Geralmente, é possível fazer em apenas uma sessão. Porém, nos casos que envolvem infecção, poderá ser necessário mais sessões para total controle da inflamação. Ainda assim, na maioria dos cenários, o tratamento em uma única sessão é possível sim.
Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.
Como saber se é dor de canal? Alguns sintomas podem indicar que a dor que você sente é referente ao tratamento do canal. Dentre eles, estão a sensibilidade na mastigação, dor em outros dentes, dor contínua que não passa facilmente e dentes sensíveis em temperaturas muito quentes ou frias.
Portanto, a principal diferença entre a restauração dentária e o canal é que a restauração dentária é usada para consertar dentes danificados enquanto o canal é usado para tratar dentes danificados pela cárie dentária.
Geralmente, o problema costuma ser identificado ainda durante a consulta, já que o primeiro sinal de que algo está errado é sentir os dentes encostados ao fechar a boca. Quando isso não acontece, existem outros incômodos que podem sinalizar o erro no procedimento.
De acordo com o dentista, após a restauração pode ocorrer um desconforto ou sensibilidade nos dentes, que pode ser desencadeada pela temperatura de alimentos e bebidas. O incômodo pode durar por duas ou três semanas, mas tende a passar após esse período.
Por que o dente dói após uma obturação? Algumas pessoas sentem desconforto ou sensibilidade dental após uma restauração. Isso pode ocorrer devido à irritação do nervo, reação alérgica ou alinhamento incorreto da mordida. A sensibilidade após uma obturação dentária é comum e geralmente desaparece com o tempo.
QUANDO NÃO É INDICADA? Dependendo do tamanho da fratura ou lesão do dente não é possível restaurar o dente. Nesses casos, o dentista poderá sugerir a restauração com uma peça protética, como uma coroa ou bloco.
Próteses dentárias são feitas de material não orgânico (geralmente de resina, porcelena e partes de metal). Por isso, não podem desenvolver cáries, mas também demandam cuidados com a higienização no dia a dia.
Obturação do dente: A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, que fica dentro do osso. É diferente da restauração, que trata o problema na parte externa do dente.
A restauração é realizada, na maioria das vezes, sob anestesia local, permitindo que o paciente não sinta dor durante os procedimentos dos dentes. Existem situações em que este procedimento pode ser feito sem qualquer anestesia, não provocando dor.
Após o procedimento de restauração dentária, alguns de meus pacientes se queixam de dente restaurado latejando, mas saiba que é comum sentir uma certa sensibilidade no dente.
Como identificar um dente com infiltração? Segundo a dentista, “quando isso ocorre, o dente pode sofrer alteração na cor, ficando um pouco mais escuro, ou o paciente pode começar a sentir dor”. Esses não são os únicos sintomas que indicam o problema bucal, por isso, também desconfie de buracos e pequenas rupturas.