A função do verbo modal might é expressar pouca probabilidade ou possibilidade no presente ou no futuro e é acompanhado de um verbo no infinitivo. Seu significado em português é: pode ser que, poderia, talvez.
Usados no passado, no presente e no futuro, esses verbos modais demonstram os graus de certeza que queremos expressar, variando entre certeza absoluta (must, can't), quando temos algum tipo de evidência, e incerteza total (could, may e might). A diferença entre must e can't está na certeza afirmativa e negativa.
O modal verb may é usado para indicar uma possibilidade mais certeira, ou seja, algo que é bastante possível de acontecer em um futuro próximo à fala. Veja: The team may go to the finals if they win the match! → O time pode ir às finais se ele vencer a partida!
Interrogativa: Might your grandfather do this? (Talvez seu avô faça isso?) O “can” também é utilizado para passar a ideia de possibilidade, permissão, capacidade, mas a principal diferença para o “may” é que este último é usado em diálogos formais.
Pode-se utilizá-lo em frases afirmativas como obrigação ou dedução, em negativas como proibição e também é possível utilizá-lo em perguntas. No entanto, MIGHT HAVE é usado para expressar a possibilidade de algo, pedido, sugestão e permissão.
Assim, usamos “May” para pedir permissão porque não temos certeza se podemos ou não fazer aquela ação, e o usamos para falar de possibilidades porque não é 100% certo que aquilo vai acontecer. Logo, para situações sobre as quais temos 100% de certeza, usamos “Can”.
O could é usado em momentos que poderíamos substituí-lo por “podia/poderia” ou “conseguia/conseguiria” no português. Ele serve tanto para fazer um pedido para outra pessoa, bem como falar sobre algo que era feito no passado ou para falar sobre a possibilidade de algo acontecer no futuro.
Dentre a lista de verbos modais, podemos encontrar o should. Quando se usa o should? Este verbo é utilizado para expressar obrigações, recomendações ou conselhos, dando uma opinião do que se considera correto. Em português, pode ser traduzido como 'deveria'.
Os verbos can e could que estudaremos agora significam, respectivamente, pode e podia ou poderia. Repare que o can (pode) se refere ao presente e could (podia, poderia), ao passado.
Os modal verbs têm a capacidade de alterar ou complementar o sentido do verbo principal. Nós iremos explicar os 9 principais, que são mais utilizados no dia a dia do inglês: can, could, may, might, must, should, shall, will e would. É importante entender que, em muitos casos, o uso deles é bem parecido.
Como você viu o may e might são modal verbs e podem ser usados para expressar possibilidades no presente ou no futuro. Entretanto, há uma diferença entre eles. O may cria uma possibilidade mais concreta, já o might trata de uma possibilidade mais incerta.
SHALL significa (deve) e pode expressar um dever, mas mais comumente é usado para dar uma sugestão, um convite ou uma ação futura. Utilizado para acompanhar os sujeitos "I" ou "WE" (eu / nós), em frases afirmativas o verbo vai logo após o sujeito, enquanto em interrogativas o modal verb vem primeiro.
Esse verbo não tem um significado fixo, contudo apresenta-se muitas vezes como “seria” e “teria”. Assim, admite significado conforme o verbo principal. Em geral, comporta-se como passado do verbo will. Ele é usado para oferecer algo, fazer pedido, indicar possibilidade e fazer referência a uma hipótese.
Relembrando, usamos os verbos modais para modificar a ideia de um verbo. O might, por exemplo, é usado antes de um verbo quando queremos falar sobre uma possibilidade pequena ou ate hipotética de algo acontecer e para dar uma sugestão a alguém.
O should é como o nosso devia ou deveria. O could é o nosso podia ou poderia, sabia ou conseguia. Já o would é o nosso ia ou iria: contaria, diria, falaria, conversaria.
O 'Could' é usado para dizer que alguém tinha uma habilidade ou permissão para fazer alguma coisa. Pode ser usado em pedidos, mas não é usado para dar / negar permissão. Por outro lado, o auxiliar 'Might' é usado para dizermos se alguma coisa é possível e para falarmos sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro.
Com o modal verb must não é diferente. Seu principal sentido é o de obrigação ou necessidade, portanto, pode ser entendido como “ter que”, “dever” ou “precisar”. Também é importante saber que ele pode dar ênfase ou fazer uma dedução, além de aparecer na forma negativa quando há o sentido de proibição.
Seu principal sentido é o de obrigação ou de necessidade de se fazer algo, e pode ser entendido como “precisar”, “dever” ou “ter que”. Must também pode ser usado para dar ênfase ou fazer uma dedução. Pode aparecer na forma negativa também, quando a frase expressa uma proibição, acompanhado de not.
A função do verbo modal might é expressar pouca probabilidade ou possibilidade no presente ou no futuro e é acompanhado de um verbo no infinitivo. Seu significado em português é: pode ser que, poderia, talvez. É um verbo modal muito parecido a may.
Entendendo a diferença entre must e should de uma vez por todas! Você já deve saber, mas deixa eu explicar rapidinho que de maneira geral should significa 'deveria' e must significa 'deve', podendo ser traduzido também como 'ter que'.