A partir é uma locução que tem como base o verbo partir e sua finalidade é demarcar o início de uma contagem. Devemos utilizá-la quando o objetivo for fazer referência ou determinar um ponto de partida.
Em sua forma simples, sem acentuação, “a partir” é a expressão que indica o início ou a origem de um ponto. O que pode te surpreender ao entender a outra opção é o fato de que, “à partir”, com crase, não existe na língua portuguesa e, portanto, esta forma de escrita está errada.
Evite o uso da expressão "a partir de" com o sentido de "com base em", "fundamentado em", "baseado em". Porém é perfeitamente correto o emprego dessa expressão para indicar valor de tempo. A partir de 15 de outubro, o acesso ao restaurante será via leitura digital.
A expressão “a partir de” é empregada para indicar o início de uma contagem, de uma medida ou de um período, como nos exemplos: “Os convidados chegarão a partir das 14h.”
– A reunião ocorrerá a partir das 20h. – Ele estará no aeroporto a partir das 11h30. Note: Esta regra refere-se ao verbo, e não ao horário. Se a frase se tratar de uma indicação de hora exata, a crase é obrigatória: “A reunião começará às 20h” e “Ele estará no aeroporto às 11h30”.
* Em se tratando da indicação de um determinado horário, torna-se necessário sempre fazer uso do acento indicador da crase diante das horas, ou seja: Chego à escola às 7h. Viajaremos às 18h30min.
Outra dúvida muito frequente sobre a escrita dessa locução consiste no uso ou não da crase — à partir. No entanto, o uso desse acento é mais um erro de ortografia; “a partir” jamais deve ser escrito com crase.
A partir de: como usar? A palavra “a partir de” é uma locução prepositiva que indica ponto de partida, indicando algo que aconteceu em um determinado momento. O termo possui diversos sinônimos, como desde, a começar, a datas, com início e etc.
Em conclusão, «a partir do dia 10 de Fevereiro» quer dizer que este dia já está incluído; «a partir de Fevereiro» significa que este mês já está incluído.
Expressão que indica que podemos inferir ou concluir algo por causa de algo já dito ou mostrado. Fulano disse que que foi até a padaria comprar sonho, a partir disso eu acho que teremos comida quando irmos na casa dele.
1ª A expressão “a partir de” não usa acento grave; o “a” é apenas preposição. Vale sempre se lembrar de uma regra: não ocorre crase antes de verbo. “A partir da próxima semana, não haverá mais as matutinas reuniões.”
Eu almoço das 13 às 14 horas. Já nesse outro caso, a indicação de um intervalo de tempo obedece a uma regra de uso de preposições: “de” um período “a” outro período. Como o artigo “as” se junta a essas preposições em cada caso, a crase só aparece na segunda ocorrência, para indicar a preposição: das 13 às 14 horas.
A forma correta é “a partir de”, não importa o contexto. Nem mesmo a crase pode entrar nesta locução, embora seja um erro bastante comum. No dia a dia, falamos essa locução como “apartir de”, mas, da mesma forma que acontece com a palavra “piscina”, devemos ter cuidado na hora de redigir.
Nesse caso, o numeral uma indica a hora precisa: uma hora da madrugada ou uma hora da tarde. Na indicação de horas precisas, o a deve receber o acento indicativo de crase – fusão do artigo a com a preposição a. Não importa se o horário está escrito na forma de algarismo ou por extenso.
No exemplo acima, temos “desde” e “de”, ambas preposições. O certo é usar somente desde. Estamos aqui desde a manhã, por volta das seis e meia. Estamos aqui desde esta manhã, por volta das seis e meia.