A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridade de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.
Cedilha (Ç) é um sinal gráfico usado abaixo da letra C (Ç) quando essa consoante aparece antes das vogais A, O, U. A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.
✅ O "ç" é usado antes das vogais "a", "o" e "u" para representar o som de “s” antes dessas vogais. Exemplos: "maçã", "aço", "açúcar". ✅ Lembrando que não se usa "ç" antes das vogais "e" e "i" em português. Para representar o som de “s” nessas situações, usamos "ss" ou "s".
Quando usar Ç, SS, S, C em Português? | #learnportuguese #learnbrazilianportuguese
Quando não pode haver cedilha?
Existem algumas regras importantes que determinam o uso da cedilha, por exemplo: não pode ser usada para iniciar palavras, tampouco antes das vogais E e I, já que a letra C unida a essas vogais, por si só, já tem som de /s/ (acenar, acidente).
Intenção, com “ç” significa desejo, propósito, intento, disposição. Ou seja, é uma vontade de alcançar algo. Esta palavra é um substantivo feminino, que vem do latim intentio.
A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s]. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.
O uso do S ou do SS é um assunto que causa bastante dúvida na escrita da língua portuguesa. Escrevemos com apenas um S quando estiver no começo ou no final da palavra, quando tiver som de /S/ após uma consoante e quando tiver com de /Z/ entre duas vogais. Escrevemos com SS quando tiver som de /S/ entre duas vogais.
Muita gente confunde o uso dessas duas letras em palavras pelo fato de o som ser parecido. Parece um som próximo ao de palavras iniciadas com “s”, como sapo ou sacola. Em primeiro lugar, o “ç” só pode ser usado antes das letras “a”, “o” e “u”. Antes das letras “e” e “i”, usamos o “c”.
Como saber se a palavra é escrita com s ou C cedilha?
No caso do “c”, ele representa o som de /s/ quando é seguido das letras “e” ou “i”. Observe: cegonha, cinto, cebola. Já o “s”, para representar o som do fonema /s/ deve estar entre uma vogal e uma consoante. Por exemplo: descansar, ganso, consulta.
“Mas” é uma conjunção e “mais”, um advérbio. Ouça o texto abaixo! “Mas” e “mais” são termos comumente confundidos pelos usuários da língua. A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, enquanto a palavra "mais" é um advérbio de intensidade.
Qual a diferença de intenção com se intenção com c cedilha?
As palavras intenção e intensão existem na língua portuguesa e estão corretas, porém tem significados e devem ser usadas em situações diferentes. Intenção com ç indica um propósito, um desejo, e intensão com s se refere a um aumento de tensão de energia.
A cedilha (ç) surgiu em espanhol no século 11, embora não seja mais usada no idioma. O nome vem de zedilla, diminutivo de zeta, que é o nome da letra “z” no alfabeto dos hermanos. A explicação é que, originalmente, o “ç” era uma letra ibérica arcaica chamada “z visigótico”.
A letra Ç é corretamente chamada de cê-cedilha ou cê cedilhado, enquanto o sinal gráfico é apenas “cedilha”. Emprega-se quando o C possui o som de /S/ e se posiciona antes das vogais A, O e U, formando as sílabas “ça”, “ço” e “çu”.