A suspeita do bruxismo é feita a partir dos sintomas mencionados. Ao procurar um dentista, é realizada uma avaliação clínica e um exame de polissonografia, para confirmar o diagnóstico e o grau de intensidade.
Além de uma avaliação odontológica, o exame de polissonografia é recomendado para identificar o grau do distúrbio e orientar o especialista sobre o melhor tratamento. O odontologista pode, ainda, pedir exames para descartar a possibilidade de outros transtornos, como, por exemplo: Distúrbios dentários.
Em alguns casos, o cirurgião dentista pode solicitar exames complementares, como uma radiografia ou polissonografia (que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono), para avaliar a origem precisa da disfunção na articulação. O tratamento do bruxismo está condicionado à sua origem.
O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.
Esta, por sua vez, poderá ser tanto de acrílico quanto de silicone. O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.
Por conta da tensão excessiva, é comum que os músculos da mandíbula fiquem doloridos. Eles são responsáveis pelo movimento da mastigação e quem tem bruxismo pode sentir estalos ou até dificuldades para mexer a boca.
A aplicação de toxina botulínica, por sua vez, está indicada no bruxismo diurno e noturno, ao reduzir a atividade da musculatura envolvida. Recomendada nos casos leves ou graves, como costuma acontecer em pacientes com trauma cranioencefálico, coma, autismo e síndrome de Rett.
O blend calmante de bruxismo da fourlab. da linha Oral Health auxilia no relaxamento muscular, é anti-inflamatório e promove uma noite de sono mais eficaz.
Pode acontecer do paciente achar normal ter dor de cabeça sem explicação aparente ou até mesmo, acordar com a mandíbula dolorida. Para tratar o bruxismo, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura.
Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região, enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento, pelo menos, 3 vezes ao dia, até chegar a 10 vezes.
A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).
Então, se você está preocupado com o bruxismo, visite seu dentista para obter uma placa apropriada para ajudar a tratar o problema. Outros benefícios incluem: Melhora do sono: As placas para bruxismo podem ajudar a reduzir ou prevenir a interrupção do sono devido aos movimentos da mandíbula causados pelo bruxismo.
Estudos também afirmam que o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite. Além disso, o refluxo também pode favorecer o bruxismo.
Qual a melhor posição para dormir para quem tem bruxismo?
As posturas que permitem a posição de repouso da mandíbula durante o sono são a postura dorsal com apoio cervical e dos joelhos e a postura lateral envolvendo o apoio do crânio e das extremidades supe- riores.
Os diagnósticos de bruxismo acabam sendo quase que inteiramente clínicos. O médico pode solicitar uma polissonografia, mas em muitos casos ela não é necessária. Em outros, acaba sendo usada mais para entender se existe associação entre este e outros distúrbios.
Além das consequências dentárias, como dentes desgastados, o bruxismo pode ser a causa da dor de cabeça constante. Isso ocorre em função de problemas na articulação mandibular, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM) — a ATM é uma das estruturas que permitem os movimentos da mandíbula.
As placas para bruxismo, também conhecidas como placa de mordida ou miorrelaxante, são feitas de dois materiais: acrílico e silicone. Elas são feitas sob medida para ter o formato exato da sua arcada. As placas são removíveis e têm como função proteger os dentes contra os atritos causados pelo bruxismo.
O tratamento mais prevalente é a indicação da placa inter-oclusal, entretanto, o SUS ainda não consegue oferecer recursos para que todos os profissionais possam confeccionar este dispositivo, sendo necessário o encaminhamento ao serviço particular.
A placa de bruxismo pode ser adquirida através de um dentista ou ortodontista. Esses profissionais podem criar uma placa personalizada que se adapta perfeitamente aos dentes do paciente. Outra opção é adquirir uma placa de bruxismo pré-fabricada em uma farmácia ou loja de produtos odontológicos.
A moldeira de clareamento é feita a partir de um molde da arcada, para que a colocação seja perfeita e não machuque. O material usado é o silicone. A recomendação é utilizar diariamente, por um tempo determinado, de acordo com o produto indicado, para bons resultados.