Fio 4mm. Já o fio de 4mm é muito utilizado para sub-redes de pequeno porte. Além disso, é usado também para circuitos que tem ramificação de um condutor superior.
O Cabo Flexível 4mm² é ideal para circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos, de aparelhos de ar condicionado pequenos e fornos elétricos. A bitola para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à energia.
O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação. Ou seja, imagina esta corrente na tomada que suporta 20A, com o tempo ela pode não apenas derreter, mas também pode causar um incêndio.
Qual a bitola do fio para tomada 127 V e 220 V? Para tomadas de 20 A, o cabo de 2,5 mm² é indicado para tomadas com tensão de 220 V, e para 127 V, cabos com bitola a partir de 4 mm². Essa característica é muito importante em um projeto de energia de uma residência ou comércio.
Fio 4mm. Já o fio de 4mm é muito utilizado para sub-redes de pequeno porte. Além disso, é usado também para circuitos que tem ramificação de um condutor superior.
🔌 Usar CABO 4mm² em TOMADA 20A é ERRADO? Então PORQUE entra COM tanta DIFICULDADE?
Qual a corrente que suporta um cabo de 4mm?
Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
Caso se tente passar uma corrente elétrica maior do que o cabo suporta, haverá perda de energia e aquecimento, o que pode ser perigoso. É por esta razão, por exemplo, que o fio do chuveiro elétrico é mais grosso que o fio que se utiliza para a ligação de luminárias.
Depende da capacidade do Ar a ser Instalado, pode ser um cabo de 4 mm ou de 6 mm. Foi útil para você? Bom dia, os aparelhos novos consomem menos energia automaticamente tem uma amperagem menor, nesta distância o senhor pode usar o de 4mm ( cabinho flexivel) use de primeira linha de qualidade.
Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.
Para instalações residenciais, o cobre é amplamente preferido devido às suas melhores propriedades condutivas e maior resistência mecânica. Cobre: oferece alta condutividade elétrica, resistência à corrosão e maior durabilidade.
O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.
R: O cabo de 4mm suporta uma corrente máxima de 28 Amps o mais indicado seria o de 6 mm que suporta até 36 Amps, segue o cálculo: Corrente = potência / tensao ou seja 7500/220 V = 34 Amps valor superior ao permitido pelo cabo de 4 mm.
Descrição. O Cabo Flexível 4mm² é ideal para circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos, de aparelhos de ar condicionado pequenos e fornos elétricos por exemplo. A bitola para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à energia.
A tomada de 20 amperes depende pra que será usada. Tem que ver a potência do aparelho e dividir por 127 ou 220 ai sairá o valor do disjuntor. Os cabos padrão para tomadas é 2.5mm, dependendo da distância para a caixa de disjuntires pode ir pra 4 ou 6 mm.
O cabo de 10mm é comumente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, especialmente para alimentação de circuitos elétricos de média potência, como tomadas e iluminação.
Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².
A escolha do bitola certa depende de vários fatores, como a distância que o cabo precisa percorrer e a quantidade de carga que o sistema irá precisar. A escolha da bitola de um cabo de alimentação deve ser cuidadosamente considerada para garantir que ele seja adequado para a aplicação específica.