Dica: o tema escuro pode facilitar a leitura e economizar bateria em algumas telas. Se você vê um esquema de cores escuro, mas não ativou esse tema, talvez o modo de economia de bateria esteja ativado. Quando a economia de bateria está ativada, o tema escuro pode ser ativado automaticamente.
Dark mode, modo escuro ou modo noturno é um modo de exibição de tela que substitui o fundo branco padrão pelo preto. O modo escuro tem como objetivo reduzir a exposição à luz azul e ajudar com o cansaço visual que vem com o tempo de tela prolongado.
Economia de energia em telas OLED: Em dispositivos com telas OLED ou AMOLED, o modo escuro pode ajudar a economizar energia, já que os pixels escuros consomem menos energia do que os pixels claros. Isso pode resultar em uma vida útil da bateria prolongada em dispositivos móveis.
Telas com o fundo predominantemente branco e com texto em preto proporcionam melhor leitura, independentemente do ambiente. Isso acontece porque a cor branca faz com que a íris se contraia para permitir menor passagem de luz, o que torna o conteúdo da tela mais nítido.
Usar o modo noturno não é tão recomendado quando se tem luz do dia. Isso porque os seus olhos já estão acostumados com ela. Já de noite, seu corpo entende que está chegando a hora de descansar. Aí sim ele é útil, pois isso afeta sua visão.
Por que você não deveria colocar o ‘Modo Noturno’ na tela do seu celular?
Para que serve o modo escuro?
1 - Diminui o cansaço visual e ajuda no sono.
Os pesquisadores também recomendam que smartphones e dispositivos não sejam utilizados três horas antes de dormir. No entanto, se o aparelho estiver no modo escuro, o sono não será tão prejudicado quanto se estivesse sendo usado no modo claro — pois emitirá menos luz azul.
Alternando para o tema escuro, os dispositivos economizaram bem menos que o esperado, entre 3% a 9% de bateria. No entanto, esse valor subiu para 47% com brilho no máximo. Dados obtidos pelo estudo (Imagem: Reprodução/How much battery does dark mode save?)
Tanto no iOS como no Android é possível fazer essa alteração. Essa configuração pode ser útil para pessoas daltônicas, por exemplo, ou para quem deseja forçar menos os olhos. As cores fazem com que nossa visão “trabalhe” mais. Enxergar em cinza, preto e branco, deixam os olhos bem menos cansados, especialmente à noite.
O que mais gasta bateria no seu Android é manter a tela ligada, o que faz sentido, já que é um dos componentes principais para o uso do aparelho. No entanto, vale reduzir o brilho do celular (acessando as Configurações ou a barra de notificações) para ter uma maior autonomia.
O Google fez um estudo com a primeira geração do smartphone Pixel para analisar o consumo de energia da tela. A empresa descobriu que, sim, apps com modo noturno podem economizar a bateria em displays AMOLED. Deveria ser algo óbvio, mas lembre-se de que o Material Design sempre sugeriu usar a cor branca no Android.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Purdue (Em Indiana, nos EUA), o modo escuro não oferece grandes ganhos de autonomia, a não ser em cenários específicos. Além disso, os ganhos de vida útil da bateria são mais proveitosos ao alternar do modo claro com brilho total para o modo escuro.
O Dark Mode reduz a exposição à luz azul, que causa cansaço aos olhos e que também pode interferir na qualidade do sono. Então, ao invés de apenas baixar o brilho no final do dia, utilizar o modo escuro pode trazer um alívio visual ainda maior.
“O modo noturno diminui o brilho da tela para você ter menos despertar. A luz intensa estimula o despertar e você pode perder o sono”. O oftalmologista Emerson Castro mostrou três tipos de cores do modo noturno: avermelhado, amarelado e o que troca os tons claros do fundo por escuro.
Segundo pesquisas feitas pela Google, foi confirmado que usar o Dark Mode em telas OLEDs é uma grande ajuda para uma maior vida útil da bateria dos smartphones. Eles realizaram um experimento utilizando o aplicativo do Youtube com 50% do brilho no modo escuro e a economia de bateria em relação ao modo claro foi de 15%.
Os defensores do fundo escuro argumentam que ele é mais suave para os olhos e pode contribuir para a qualidade do sono. Já aqueles que preferem o claro afirmam que ele oferece uma experiência de leitura superior e causa menos fadiga visual em ambientes iluminados.
A predominância da cor branca com texto em preto, no entanto, proporciona melhor leitura, independentemente do ambiente. Essa característica é resultado da natureza dos nossos olhos e das propriedades da luz.
O modo noturno é um recurso presente em câmeras de celulares para melhorar a qualidade de fotos tiradas em ambientes escuros. Isso é feito com ajustes em parâmetros como tempo de exposição e ISO. O objetivo é aumentar a nitidez de imagem em condições de baixa luminosidade.
Dica: o tema escuro pode facilitar a leitura e economizar bateria em algumas telas. Se você vê um esquema de cores escuro, mas não ativou esse tema, talvez o modo de economia de bateria esteja ativado. Quando a economia de bateria está ativada, o tema escuro pode ser ativado automaticamente.
Exposição dos olhos a menos brilho na tela – a luz da tela configurada pelo padrão do celular pode causar um brilho excessivo. Usar o modo escuro diminui o brilho da tela, deixando a visualização mais confortável.
No desenvolvimento, na IDE, uso sempre o padrão (branco), e sempre, todos os dias sem exceção, percebo um grande cansaso na vista. Li que o branco é uma das cores que mais "agridem" os olhos, e que cores como preto, aqua, tendem a ser melhores para o "descanso" da vista.
Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.
Com a pandemia, passamos cada vez mais tempo lendo em telas, seja no computador ou nos celulares. Mas, ficar lendo, por exemplo, antes de dormir, pode atrapalhar seu sono. Além disso, utilizar uma luz mais confortável, visualmente causa menos cansaço para os olhos e reduz os impactos na qualidade do seu sono.