É importante esclarecer que as terminações -OSO e -OSA são usadas em adjetivos derivados de substantivos, tais como saboroso (derivado de “sabor”) ou atenciosa (derivado de "atenção"). Essas palavras sempre são escritas com S.
O sufixo -oso remonta ao sufixo latino -osu(m) e significa basicamente "provido" de ", "abundância", podendo assumir algumas vezes um sentido ativo significando "produzir ou provocar alguma coisa", como doloroso, apetitoso, assombroso; al- guns adjetivos em -oso podem assumir um duplo sentido, a significação básica " ...
REGRA: O sufixo 'oso' significa 'cheio de', 'pleno de'… e é sempre grafado com 's'. REGRA: o final 'ozo' está presente em bem poucas palavras da Língua Portuguesa. gozo = ato de gozar; satisfação, prazer.”
Como grafar corretamente adjetivos terminados em oso ou osa?
Para grafar corretamente esses adjetivos, é fundamental lembrar que a grafia correta é "-osa" quando o substantivo que o adjetivo modifica é feminino, e "-oso" quando é masculino. Exemplos: Cobra venenosa (substantivo feminino) Homem carinhoso (substantivo masculino)
Que outras palavras você conhece que terminam com oso ou osa?
As terminações -OSO e -OSA são usadas em adjetivos derivados de substantivos. Por exemplo: gostoso (adjetivo derivado de “gosto”), famosa (adjetivo derivado de "fama"). Essas palavras são escritas sempre com S.
Qual a classe gramatical das palavras terminadas em oso e osa?
Parágrafo 1: As palavras terminadas em OSO e OSA são classificadas como adjetivos. Esses sufixos são utilizados para indicar a presença de características específicas em um ser ou objeto.
1) Emprega-se o “X” depois de ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba): faixa, baixo, deixa, peixe, trouxa, frouxo. 2) Todas as vezes que uma palavra iniciar com a sílaba “me”, usa-se o “X” após essa sílaba: México, mexerica, mexilhão, mexer.
No referido capítulo, ressaltou-se o caráter avaliativo de adjetivos com o sufixo -oso: “gostoso”, por exemplo, não significa apenas “provido de gosto”, mas “de gosto bom”, assim como “cheiroso” indica que o nome modificado pelo adjetivo não seja apenas “provido de cheiro”, mas “de cheiro bom”.
É importante esclarecer que as terminações -OSO e -OSA são usadas em adjetivos derivados de substantivos, tais como saboroso (derivado de “sabor”) ou atenciosa (derivado de "atenção"). Essas palavras sempre são escritas com S.
No caso de adjetivos derivados do substantivo abstrato pelo acréscimo de sufixo, indicando a característica de quem apresenta/porta aquela 'coisa' denominada pelo substantivo, teremos o sufixo -oso, o qual será grafado com S, tanto no masculino (em -oso) ou femininos (em -osa).
REGRA: Emprega-se 'es' e 'esa' em substantivos que indicam origem, nacionalidade, estado social e títulos de honra. Estado social e títulos de honra: burguês / marquês… REGRA: substantivos femininos são grafados com 'esa'.
O uso do sufixo -esa ocorrerá sempre em adjetivos pátrios e títulos de nobreza, ambos no gênero feminino. Exemplos: japonesa, norueguesa, duquesa ou marquesa. 5. O final -eza será sempre usado em substantivos derivados de adjetivos, como por exemplo, esperteza, beleza e tristeza.