✔️ PÔS Forma do verbo pôr. Ex.: A Miranda pôs o telemóvel à mesa. ✔️ POIS Conjunção conclusiva. Ex.: Não irei à praça do Mutundo, pois está chover muito.
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.
“Porque” (junto e sem acento) é utilizado em respostas ou explicações, podendo ser substituído pelo termo “pois”. Para potencializar os seus estudos de gramática e sedimentar de uma vez por todas as diferenças dos porquês, recomendamos que você tenha uma rotina de estudos regular.
«Pois» é uma locução ou uma conjunção causal? Pois não pode ser uma locução, porque não é expressão com duas ou mais palavras; é, sim, classificado nas gramáticas como uma conjunção explicativa, embora haja autores, como Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, pág.
✔️ PÔS Forma do verbo pôr. Ex.: A Miranda pôs o telemóvel à mesa. ✔️ POIS Conjunção conclusiva. Ex.: Não irei à praça do Mutundo, pois está chover muito.
O pois também pode ser um advérbio, cuja função é destacar uma ideia. Seus sinônimos neste caso são: realmente, de fato, de verdade, com efeito. Veja exemplos: Estudou tanto que, pois então: conseguiu a boa nota que tanto precisava!
A conjunção POIS muda de sentido em função de sua posição na frase. Com valor explicativo, ela deverá ser utilizada no início da oração coordenada. Desse modo, nas frases com ideia de explicação, o conector POIS vem antes do verbo.
Um momento ideal para fazer uma pós é quando você está insatisfeito com sua área de atuação. Nessa situação, especializar-se pode direcioná-lo para um campo em que você se encaixe melhor. Vale lembrar, entretanto, que uma mudança repentina, sem o devido planejamento, pode ser prejudicial para sua carreira.
3- A terminação da conjugação do verbo “pôr” é OR. Por esse motivo, ele está estruturado de forma única, e ponho, põe, pus, pôs, punha, porei e poria são as variações dos tempos verbais a que esse verbo submete-se: Eu ponho mais sal na salada. Eu pus minha bicicleta no estacionamento.