A diferença entre "verem" e "virem" está no verbo que cada um representa: "Verem" é a forma do verbo "ver" e seria utilizada em contextos onde se fala sobre o ato de olhar ou enxergar algo. "Virem" é a forma do verbo "vir" e é usada quando se fala do ato de chegar ou se deslocar até um lugar.
O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem. Observação: os derivados de ver e vir seguem o mesmo modelo: rever, antever, intervir, convir, etc.
"Virem" é a conjugação do verbo "ver" na 3ª pessoa do plural no futuro do subjuntivo. "Virem" também é conjugação do verbo "vir" na 3ª pessoa do plural no infinitivo pessoal.
A diferença entre "verem" e "virem" está no verbo que cada um representa: "Verem" é a forma do verbo "ver" e seria utilizada em contextos onde se fala sobre o ato de olhar ou enxergar algo. "Virem" é a forma do verbo "vir" e é usada quando se fala do ato de chegar ou se deslocar até um lugar.
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
Quando vocês verem o lado outro, tudo seria mais fácil.?
Explicação: A frase correta seria: “Quando vocês verem o lado outro, tudo será mais fácil.” A vírgula é necessária para separar a oração subordinada adverbial ("Quando vocês verem o lado outro") da oração principal ("tudo será mais fácil"). Além disso, a palavra "mas" está incorreta; o correto é "mais".
2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.” “Se você VIER ao Rio de Janeiro, vai adorar.” Cuidado: O uso do verbo nas frases “Quando eu vir aqui novamente” e “Se você vir ao Rio de Janeiro” está errado.
Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
Se eles virem, pode fazer reclamações. Caso eles virem, estaremos em uma situação complicada. Vamos saber de tudo em breve, se eles virem. Já, vierem é uma derivação do verbo vir, também no futuro do subjuntivo.
"Vim" é a forma conjugada no passado (pretérito perfeito do modo indicativo) da 1ª pessoa do singular. "Vir" pode ser a forma no infinitivo do verbo, usada em locuções verbais e no futuro. “Vir” também pode ser uma forma conjugada do verbo “ver”, no futuro do modo subjuntivo para a 1ª ou a 3ª pessoa do singular.
Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.
Como se escreve: vir ou vim? As duas palavras existem, mas sua utilização depende muito do objetivo. Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.