No meu caso, se juntar o meu apetite com a quantidade de calorias que devo ingerir para gerir o meu peso, dá uma mistura explosiva!!! Em cada visita consigo. sem grande esforço. consumir 20-25 peças, que em contas redondas dá 1600-2000 calorias...
Agora, para você ter uma ideia das calorias ingeridas, vamos aos números. O hossomaki, esse sushi que está sempre presente no rodízio e comemos muito, tem aproximadamente 30 calorias por unidade. Já o uramaki tem 40; o famoso niguiri de salmão tem 55 calorias; e o sashimi de salmão pode variar entre 30 e 60 calorias.
O arroz branco é o principal ingrediente do sushi, chegando a representar até 75% do prato. A versão utilizada na culinária japonesa é muito processada, fazendo com que o arroz perca vitaminas, minerais e fibras, que ajudam na digestão e saciedade.
Em vez de optar por uma pizza ou um hambúrguer, você escolhe o sushi - porque, afinal, ele tem cara de ser muito mais natural e leve. Só que o sushi não é tão inocente quanto parece. Tem muito arroz, um carboidrato refinado, dos que mais engordam.
Sushi engorda mais que sashimi? Sem dúvidas, quem consegue escolher o sashimi vai emagrecer e nutrir o corpo com melhor qualidade. No Sashimi há fatias leves de atum ou salmão, grelhadas ou cruas, repletas de ômega-3, proteínas, vitaminas e minerais, sem contar que na sua forma pura não contém carboidratos.
Pequenos e aparentemente inocentes, as calorias de um sushi podem ir de 8 (sushi tekamaki, com arroz e atum cru envolto em alga marinha) a 56 (sushi Califórnia, com arroz, manga, kani, pepino, maionese, alga e gergelim). Dependendo de quantas unidades você consumir, o estrago pode ser grande.
Cada peça oferece apenas 20-25 calorias, mas, em 15 peças, já teremos mais de 300kcal. São muito saudáveis em função do conteúdo de ômega 3, presente especialmente nos sashimis de atum e salmão.
Brincadeiras à parte, alguns itens desse sushi contam com calorias significativas, como o hot filadélfia. Oito rolinhos dessa especialidade dos restaurantes japoneses chegam a ter, juntos, 720 calorias. Para quinze unidades, seriam 1350 calorias.
O ideal em um restaurante japonês, caso você esteja de dieta, é fugir dos alimentos que tenham fritura ou qualquer condimento ou molho gorduroso. Por isso, nem pense em: hot roll, guioza ou teppan. O mais recomendado é optar pelos cogumelos, como shimeji e shitake.