A Guiana divide-se em dez regiões administrativas e, segundo dados da CEPAL, apresenta um PIB per capita – a preços constantes de 2010 – de US$ 3,285. É um dos países menos povoados, com 3,7 habitantes por km²; 70% da população vive em regiões interioranas.
Divisões administrativas. A Guiana Francesa é ao mesmo tempo uma região e um departamento francês de ultramar cuja prefeitura tem sede em Caiena. É dividida em três arrondissements (Caiena, São Jorge do Oiapoque e Saint-Laurent-du-Maroni), dezesseis cantões e 22 comunas.
As Guianas são uma subdivisão da América do Sul, composta pelos seguintes países e territórios: Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Os territórios das Guianas foram colonizados no século XVI por Inglaterra, Holanda, França, Portugal e Espanha.
Outros dados. Durante o século 17, a Guiana era uma colônia holandesa. O Reino Unido ocupou o território durante 200 anos antes de conceder a independência em 1966 e tornou-se uma república em 1970. A maioria da sua população está concentrada na capital, Georgetown.
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
A Guyana foi colonizada por holandeses, depois ingleses, inserindo-se como país independente no mercado mundial em 1966; em 1970, declarou-se como uma República Cooperativa.
A língua oficial da Guiana é o inglês, o que faz dela o único país da região a ter o inglês como língua oficial. Mesmo assim, o país reconhece dez línguas faladas regionalmente, como Akawaio, Macushi, Patamona e Wapishana.
Nosso ranking de moedas mostra que a taxa de câmbio mais procurada para Dólar guianense é de GYD para USD. O código de moeda para Guyanese Dollars é GYD. O símbolo da moeda é $.
Os pratos típicos do país são o pepperpot, um guisado de carne com pimenta, e o chowmein, um tipo de macarrão de origem chinesa. O curry, tempero indiano, é muito utilizado na culinária guianense – o frango e a carne bovina ao curry são outros pratos principais do país.
A Guiana é um país que foi colonizado por holandeses e britânicos. Ouça o texto abaixo! A história da Guiana foi marcada pela colonização realizada, primeiramente, pelos holandeses e, depois, pelos britânicos. Na colonização, a região foi usada para a produção de açúcar e para o cultivo de algodão principalmente.
O nome Guiana foi dado ao país pelos povos originários que habitavam a região antes da chegada dos europeus, como conta a Encyclopedia Britannica. O significado da palavra, segundo a plataforma, é “terra da água”, em virtude da abundância de recursos naturais encontrados por lá.
Qual a cidade brasileira que faz divisa com a Guiana Francesa?
É a única cidade do Amapá que tem fronteira internacional – faz limite com a Guiana Francesa, Departamento Ultramarino da França na América do Sul. Por isso, é a única cidade do Amapá além de Macapá, que possui uma unidade do Exército Brasileiro.
Desde 19 de março de 1946, a região figura como um departamento ultramarino francês. Isso significa que o mesmo é um território subordinado à França, por isso, integra a União Européia, mesmo estando na América do Sul.
Quem nasce na Guiana Francesa tem passaporte europeu?
Como se chama a pessoa que nasce na Guiana Francesa? A pessoa que nasce na Guiana Francesa é chamada franco-guianense. Além disso, o indivíduo que nasce no território ultramarino é considerado cidadão francês e, por consequência, cidadão europeu.
Uma cesta básica no país custa cerca de 300 dólares. É necessário o aporte de renda de três integrantes para que uma família consiga se manter. Na capital Georgetown, um aluguel varia entre 300 a 1.200 dólares, ou mais, dependendo da região.
Essequibo tem 160 mil km² e é administrado pela Guiana, que tem como chefe de Estado Irfaan Ali. A área representa 74% do território do país vizinho, é rica em petróleo, minerais e tem saída para o Oceano Atlântico.
A independência nacional foi obtida em 1966, ano em que o país passou a integrar a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. A economia da Guiana baseia-se no setor primário, os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz.
Entre os pratos mais típicos e famosos, é essencial provar: o caldo Awara (feito à base de polpa de palmeira), o peixe grelhado, os colombos (cozidosde carne e legumes ao molho curry), e os frutos do mar preparados com legumes e condimentos locais.
A Guiana é um dos países mais pobres da América Latina. Seu Ingresso Nacional Bruto (INB) per capita é de US$ 3,750 e a expectativa de vida gira em torno dos 66 anos (Dados Banco Mundial, 2013).