Com apenas 230 mil nascimentos no ano passado, os números sugerem que a população pode cair para cerca de 26 milhões até 2100 na Coreia do Sul– metade da atual.
🇰🇷🇰🍼 A Coreia do Sul tem a taxa de natalidade mais baixa do mundo - e a quantidade de filhos por mulher não para de cair. Segundo as estatísticas mais recentes, esse índice é agora de 0,72, muito abaixo da taxa mínima de reposição de uma população, de 2,1 filhos por mulher.
De acordo com dados preliminares da agência estatal de estatísticas, desceu de 4,9 (registado em 2022), para 4,5 o número de recém-nascidos por cada mil habitantes.
Há quase 3,5 milhões de crianças com menos de 10 anos de idade na Coreia do Sul e mais de 11 mil instalações públicas destinadas a brincadeiras infantis, de acordo com estatísticas do governo.
As taxas de fertilidade mais baixas foram registradas no sul da Europa e no Japão, com cerca de 1,2 filhos por mulher, sendo a Coreia do Sul o país com a menor taxa de natalidade, com cerca de 0,7.
NUNCA DIGA SUA IDADE PARA UM COREANO | COREANÍSSIMA
Como é a pobreza na Coreia do Sul?
A Coreia do Sul tem a maior taxa de pobreza entre os idosos entre os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com mais de 40% das pessoas com mais de 65 anos enfrentando “pobreza relativa”, definida pela OCDE como tendo renda inferior a 50% do rendimento médio disponível do agregado ...
Com apenas 230 mil nascimentos no ano passado, os números sugerem que a população pode cair para cerca de 26 milhões até 2100 na Coreia do Sul– metade da atual.
A divisão das Coreias foi um acontecimento que resultou no surgimento da Coreia do Sul e Coreia do Norte, duas nações que adotaram sistemas políticos e ideológicos distintos. A divisão se iniciou na década de 1940 e se consolidou na década seguinte como consequência da ocupação da península.
Dá para viver na Coreia do Sul com um salário mínimo de 2.060.740 ₩ (considerando a jornada semanal de 40 horas), mas seria um orçamento apertado que não permitiria luxos. O custo de vida é de 1.410.733 ₩, além do aluguel, que sai em média 696 milhões ₩ na Coreia do Sul, segundo o site Numbeo.
A Coreia do Sul é um país asiático conhecido pela educação de excelência e inovação tecnológica. Apesar do passado marcado por guerras, alcançou níveis surpreendentes de qualidade de vida nas últimas décadas e atingiu a 12ª posição no ranking mundial de IDH.
Legislação brasileira permite o registro de crianças para além de um casal. Isso porque há o reconhecimento da responsabilidade socioafetiva, que inclui mais uma pessoa a certidão de nascimento. A legislação brasileira permite o registro de crianças com mais de um pai ou mais de uma mãe.
Qual é o país com a maior taxa de natalidade do mundo?
No Chade, a taxa de fertilidade total é a maior do mundo, com sete nascimentos por mulher. A análise também prevê que a fertilidade global diminuirá ainda mais, atingindo uma taxa de fertilidade total de cerca de 1,8 em 2050 e 1,6 em 2100.
Qual é o índice de gravidez na adolescência na Coreia do Sul?
A média de idade da ocorrência da menarca tem diminuído com o passar dos anos. Gravidez na adolescência é maior nos países menor desiguais. Wilkinson e Pickett (2009). Mundialmente, as taxas de gravidez na adolescência varia entre 143 para 1000 na África subsaariana, a 2,9 para 1000 na Coreia do Sul.
Acontece que, na Coreia do Sul, todos os homens entre 18 e 28 anos de idade são obrigados a se alistar e servir no exército. Mesmo quando se faz parte de um dos maiores grupos musicais do país e do mundo, movimentando o turismo e outros setores econômicos.
Aos seus olhos, os homens coreanos são "cavalheiros, educados, charmosos, românticos, como nos contos de fadas, nobres, respeitosos". Segundo ela, também ajuda que os homens coreanos se vistam bem e se arranjem eles próprios.
Usando o ano 2021 como exemplo no gráfico: A população da Coréia do Sul diminuiu em cerca de 66.700 habitantes. No mesmo ano, a taxa de mortalidade foi de 6,2 por 1000 habitantes (~ 321.000 casos) e a taxa de natalidade foi de 5,1 por 1000 habitantes (~ 264.000 nascimentos).
Os novos nascimentos caíram 5,7%, para 9,02 milhões, e a taxa de natalidade teve recorde de baixa de 6,39 nascimentos por mil pessoas, abaixo da taxa de 6,77 nascimentos em 2022.
A mãe de Angélica Gusmão de Freitas, 44 anos, sabia que daria à luz entre fevereiro e março, mas não podia adivinhar que seria no dia mais raro do calendário. A probabilidade de um bebê nascer em 29 de fevereiro é de uma em 1.461.
Os cientistas, porém, não sabem dizer exatamente as causas disso. No Brasil, o último levantamento do IBGE que traz dados de nascimento é de 2021 e mostra que, naquele ano, nasceram 1.348.321 homens e 1.287.204 homens. Ou seja, nasceram 5% mais homens que mulheres.
Um estudo global sobre saúde e natalidade no mundo revela que a grande maioria dos países com mais elevada taxa de fertilidade se encontra na África subsariana, sendo única exceção o Afeganistão, situado na Ásia Central.