Ocorre que uma lei federal proíbe que uma mesma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas de graduações em universidades públicas do País, mesmo que seja em cursos diferentes ou na mesma instituição. Mas, ninguém está impedido de prestar uma nova seleção para estudar na nossa EAD.
Ou seja, você pode sim se matricular em dois cursos superiores ao mesmo tempo, desde que somente um deles seja em instituição pública. Desse modo, fica claro que se você quiser cursar mais de uma faculdade em universidades privadas não existe nenhum impedimento legal.
Opte pela dupla diplomação. Uma ótima alternativa para quem quer concluir duas faculdades ao mesmo tempo é optar por cursos com dupla diplomação. Eles são ofertados abordando conteúdos voltados às duas formações nos primeiros anos.
O menor Sofrimento do Purgatório maior que o Sofrimento de Cristo na Cruz - Padre Paulo Ricardo
O que é dupla diplomação?
A dupla diplomação é o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, seguindo um Plano de Estudos previamente acordado entre as coordenações de curso, para então receber dois diplomas, de ambas as instituições.
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e seja aprovada em um processo seletivo para cursar uma graduação pode fazer faculdade e não há limite de quantas faculdades alguém pode fazer ao longo da vida.
Se você já é Graduado, possui diploma de bacharelado, licenciatura ou de tecnólogo, você pode realizar uma Pós-Graduação, ou seja, complementar sua Graduação. Não há um limite de quantas especializações ou pós-graduações você pode realizar, inclusive, se for de sua vontade e disponibilidade.
O que é um tecnólogo? Tecnólogo é o termo que usamos para quem se formou em um curso superior de tecnologia (ou curso tecnológico). É um grau, uma graduação, reconhecida pelo MEC. É sim de nível superior, mesmo tendo uma duração mais curta que um bacharelado.
Quantas faculdades particulares posso fazer ao mesmo tempo?
Sim, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo, sendo uma graduação na rede privada concomitantemente com uma na rede pública ou, então, as duas na rede privada. No entanto, o estudante precisa pensar se consegue conciliar duas formações de nível superior ao mesmo tempo.
Atualmente, a legislação (Lei 12.089/09) proíbe que uma mesma pessoa ocupe, como estudante, duas vagas simultaneamente em cursos de graduação em instituições públicas federais de ensino superior em todo o País.
Quanto tempo eu posso ficar com a faculdade trancada?
O processo de trancamento de matrícula pode variar entre instituições de ensino superior, já que cada uma delas definem suas regras para o trancamento, mas em média, o prazo para que você possa suspender sua matrícula para decidir se vai retomar o curso em outro momento ou até mesmo mudar, é de dois anos.
Quem já está na faculdade pode se inscrever no Prouni?
Quem já tem um curso superior completo e quer se matricular em uma segunda graduação não pode usar o programa, mesmo se for a primeira vez com o Prouni. É importante saber que o Programa Universidade para Todos não permite que alunos que já tenham um diploma de nível superior tentem concorrer às bolsas de estudos.
Isso porque o próprio MEC considera essa formação especial como um título oficial e formal, o que significa que ele é válido em concursos, na famosa prova de títulos. Logo, a segunda graduação vale para concurso público, e se essa era sua dúvida, pode começar agora mesmo seus estudos para atuar na carreira pública.
As inscrições para a primeira edição do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), vão até sexta-feira (24). Ao se inscrever, o candidato pode escolher até duas opções de curso. Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar essas opções de curso quantas vezes quiser.
A lógica da dupla graduação é parecida com a da dupla titulação: ou seja, o aluno cursa algumas disciplinas complementares, elimina outras que são parecidas em duas áreas correlatas e, assim, obtém dois diplomas em menos tempo.
Duplo-diploma é a modalidade na qual o estudante faz uma parte do seu curso (graduação ou pós-graduação) na UnB e outra parte no exterior e recebe os diplomas de ambas instituições.
Convênios de Dupla Titulação são acordos de cooperação internacionais que permitem aos alunos da USP e de instituições estrangeiras trocarem expertises em áreas afins e obterem diplomas reconhecidos pelas instituições envolvidas.