Sim, você pode! Ao contrário do que muitos sites dizem, cursar duas faculdades é permitido, desde que o ato não infrinja algumas restrições estabelecidas pela Lei Nº 12.089, que “proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior”.
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e seja aprovada em um processo seletivo para cursar uma graduação pode fazer faculdade e não há limite de quantas faculdades alguém pode fazer ao longo da vida.
A resposta é: sim! Você pode fazer dois cursos superiores na mesma época, mas é preciso considerar alguns fatores para ver se essa escolha é viável. Por exemplo, dependendo da carga horária ou do turno das aulas, pode não ser possível seguir com o plano.
Ou seja, você pode sim se matricular em dois cursos superiores ao mesmo tempo, desde que somente um deles seja em instituição pública. Desse modo, fica claro que se você quiser cursar mais de uma faculdade em universidades privadas não existe nenhum impedimento legal.
A vantagem de ter duas graduações está na possibilidade de desenvolver uma carreira profissional com conhecimentos de diversas áreas, onde uma complementa a outra. A pós-graduação, contudo, gera resultados a curto prazo e alinhados ao momento do mercado de trabalho.
Podemos afirmar que sim! Não só existem benefícios no decorrer do curso, como também no mercado de trabalho - o profissional que tem mais de uma formação ganha destaque.
Atualmente, a legislação (Lei 12.089/09) proíbe que uma mesma pessoa ocupe, como estudante, duas vagas simultaneamente em cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior em todo o País.
Sim, você pode! Ao contrário do que muitos sites dizem, cursar duas faculdades é permitido, desde que o ato não infrinja algumas restrições estabelecidas pela Lei Nº 12.089, que “proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior”.
Se você é do tipo de pessoa que trabalha ou tem filhos, por exemplo, pode ser realmente desafiador cursar duas graduações simultaneamente. Mas se você tem mais tempo livre e gostaria de ocupar parte da rotina com os estudos, essa pode ser a alternativa ideal para o seu futuro profissional.
Ter disciplina é fundamental para ter um bom rendimento nos estudos, especialmente se você vai fazer dois cursos. No início, pode parecer complicado conciliar duas faculdade, mas, com disciplina e organização, ao longo do tempo você vai se acostumar com a rotina.
Sim, caso tenha feito o Enem de 2023 e tenha obtido nota maior do que zero na prova de redação do exame. Mas o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de educação superior, conforme estabelece a Lei nº 12089, de 11 de novembro de 2009. Como é feita a inscrição no Sisu?
Ocorre que uma lei federal proíbe que uma mesma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas de graduações em universidades públicas do País, mesmo que seja em cursos diferentes ou na mesma instituição. Mas, ninguém está impedido de prestar uma nova seleção para estudar na nossa EAD.
Os inscritos podem selecionar até duas opções de curso em diferentes instituições de ensino. Durante o período em que o sistema fica aberto, o candidato consegue acompanhar a nota de corte de acordo com a graduação, universidade e modalidade escolhida.
Regra geral. De forma geral, ao mesmo tempo só não é permitido fazer dois cursos do mesmo nível, ou seja, você não pode fazer dois cursos técnicos ou dois cursos de graduação juntos. A exceção, porque sempre existe 😬, é para os cursos de qualificação. Para facilitar, vamos ver cada caso.
Em suma, não há um regulamento no MEC que proíba a matrícula de um estudante em duas pós-graduações ao mesmo tempo. Tudo depende, na verdade, da sua rotina profissional e pessoal. Além disso, do tempo que terá de dispor para fazer as atividades dos cursos, participar das aulas, estudar para provas etc.
Estou matriculado em uma universidade e passei em outra.?
Para pedir a transferência de universidade, o aluno precisa fazer um pedido na instituição onde está matriculado. Esse processo é feito, normalmente, junto à coordenação do curso ou na administração da universidade, onde se encontram as informações e documentos necessários para a mudança.
De acordo com a Lei nº 12.089/2009, é proibido ocupar duas vagas de graduação em instituições públicas de ensino superior ao mesmo tempo. Esse é o único caso em que não é possível fazer duas faculdades simultaneamente de acordo com a lei.
Universidades públicas: matrícula simultânea em dois cursos é ilegal. A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que é ilegal a matrícula simultânea, de um mesmo estudante, em dois cursos superiores de instituições públicas.
Na USP, várias unidades oferecem cursos com duplo diploma, como a Escola Politécnica (Poli) da USP, em São Paulo. No programa de duplo diploma que a Poli oferece, o período na universidade conveniada pode variar de 1,5 a 3 anos.
Você deseja mudar completamente de área ou apenas se aprofundar nos conhecimentos que já tem? Enquanto a segunda graduação é ideal para quem deseja mudar de profissão, a especialização é interessante para quem não quer fazer uma mudança radical, mas busca crescimento profissional na mesma área em que atua.