A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo.
Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados entre o 1º e 3º anos. Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados entre o 4º e 5º anos. Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre o 6º a 9º anos.
A OBA é uma olimpíada nacional que ocorre todo ano por volta de maio. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A competição tem somente uma fase e essa fase envolve uma prova teórica.
A 27ª OBA será realizada em 17 de maio nas escolas participantes. Os estudantes deverão fazer provas compostas por sete questões de Astronomia e três de Astronáutica. Os conteúdos e a duração das provas variam de acordo com o nível do candidato.
Por fim, alunos que obtiveram nota maior ou igual a 9,0 no nível 3 ou 7,0 no nível 4 são convidados a participarem das seletivas para as olimpíadas internacionais de astronomia. O quadro abaixo informa as faixas de nota para cada medalha na edição de 2022.
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica!
Como saber se ganhei medalha na Oba 2024?
A consulta de medalhas já está disponível para consulta no site da OBA. O aluno que desejar saber se ganhou alguma das 30.000 medalhas que estamos distribuindo, deve acessar o menu Medalhas na lateral do site.
Legenda: A prova foi realizada no último dia 17 de maio. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), maior competição científica do País, divulgou o resultado das provas nos níveis 1, 2, 3 e 4, nesse sábado (7).
Os alunos Emilly Santos, Magally do Nascimento, José Artur dos Santos e Lenilker Albuquerque ganharam medalha de ouro. A prata foi para Gisele Germano da Silva e Maria Paula dos Santos, enquanto que Livisson Silva, Gabriel Silva e Pollyanne Freitas conquistaram o bronze. "Todos os que fazem a escola estão de parabéns.
Os primeiros colocados da escola, que por sinal obtiveram excelente classificação, ganharam além de medalhas emitidas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), do Rio de Janeiro, outro diploma em nível de escola, livros, adesivos e prêmios.
d) Nível 4: destinada aos alunos do ensino médio, regularmente matriculados em qualquer série/ano. Duração desta prova: até três horas. Não é permitida a consulta a materiais ou a pessoas. NÃO pode usar calculadora.
a) Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstícios, equinócios, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta.
A CO/OBA relaciona, por ordem decrescente, as notas dos quatro níveis separadamente. Serão enviados, no final de 2024, certificados para todos os alunos participantes. Serão distribuídas, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, cerca de 50.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze.
Nível 1: destimado aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; Nível 2: destinado aos alunos do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental; Nível 3: destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Nível 4: destinado aos alunos de qualquer ano do Ensino Médio.
A prova da OBA consistirá de 10 questões, nos quatro níveis, com 7 questões de Astronomia e 3 de Astronáutica. Estudantes do ensino médio realizam a prova de nível 4.
O aplicativo de compras do Oba Hortifruti tem como principal objetivo gerar uma experiência de compra fluída e muito dinâmica, além de a facilidade de fazer suas compras e receber os pedidos sem sair de casa.
A prova da OBA será no dia 17 de MAIO de 2024 e será única e exclusivamente realizada na forma PRESENCIAL dentro da escola sob supervisão dos professores aplicadores das provas. Em hipótese alguma o aluno pode fazer a prova fora do ambiente da escola, sob supervisão dos professores.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) bateu um novo recorde de medalhas este ano. Ao todo, foram distribuídas 81.153 mil medalhas de ouro, prata e bronze para estudantes de todos os estados, cerca de 38% a mais em relação à 2023.
A OBA organiza anualmente: 1) a Jornada Astronômica (também chamada de Escola de Astronomia) para a qual são convidados os alunos com melhores notas nas questões de Astronomia, juntamente com seus professores para um curso de uma semana.