Mateus 1:16-18 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P) Assim houve quatorze gerações desde Abraão até o rei Davi; quatorze desde o tempo do rei Davi até o exílio, e quatorze desde o exílio até Cristo.
e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
O valor numérico da letra DALET é igual a 4 (quatro). O valor numérico da letra VAV é 6 (seis). Assim, DALET VAV DALET = 4+6+4 = 14 – daí vem do porquê das gerações estarem organizadas em número de 14, pois o valor numérico do nome do rei Davi é 14.
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar.
#0741 Se Jesus não era filho de José, como podia ser descendente de Davi? Mario Persona
O que Maria era de Davi?
A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
Então, pelos próximos 400 anos, eles foram governados por juízes, de Josué a Samuel. Depois disso, vieram 400 anos de governo dos reis de Israel e Judá, de Saul e Davi a Josias, o último rei reto da linhagem davídica.
“Jesus não era filho de José, mas a genealogia de José era essencialmente a mesma de Maria, pois eram primos; Jesus herdou de Sua mãe, Maria, o sangue de Davi e, portanto, o direito ao trono de Davi.
Embora não seja o pai biológico de Jesus Cristo - afinal, de acordo com a narrativa bíblica, Maria, mãe de Jesus, o gerou de forma milagrosa -, José foi o pai de criação do Filho de Deus. E José, sim, era descendente de Davi, e natural de Belém.
Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
Seus últimos anos foram abalados por rebeliões lideradas por seus filhos e rivalidades familiares na corte. Deus concedeu, de acordo com a Bíblia, que a monarquia israelita e judaica viria da sua linha de descendentes. O Judaísmo ortodoxo acredita que o Ungido será um descendente do Rei Davi.
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos.
O Evangelho segundo Lucas (1-26) conta que o anjo Gabriel avisou a uma virgem, de nome Maria, casada com um homem chamado José, que ela, por intercessão do Espírito Santo e pelo poder do Altíssimo, iria conceber e dar à luz um filho, que será chamado Jesus.
Pelo caminho em que Jesus passou havia um cego por nome Bartimeu, filho de Timeu, que estava assentado à beira do caminho mendigando. Quando Bartimeu ouviu que era Jesus de Nazaré que passava, começou a clamar dizendo: - “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”.
Nesse caso Jesus já existia e Davi só depois. Mas como disse "veio" do verbo vir, entendemos que foi num corpo físico, nascido de mãe parideira e assim uma das genealogias indica que Jesus era descendente de Davi, o promiscuo rei da Palestina que viveu 1.000 anos antes.
A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bateseba. Portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.
José, o filho de Davi, da família desse rei, segundo a própria fórmula “filho de Davi”, assume a paternidade sobre Jesus e, ao mesmo tempo, transmite a ele a herança de Messias.
Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.