O ideal é que sempre fique entre 90 e 110 gramas, sendo bem menor do que os tradicionais. É moldada uma bola com a carne já moída e ela é esmagada sobre a chapa bem quente.
O peso depende muito do gosto de quem o faz, ou seja, o peso ideal é o que você quer que ele tenha. Existe um padrão comum que as pessoas seguem, por exemplo, ao usar um aro de moldagem com 11 cm de diâmetro, é recomendado montar um Blend de 180 a 200g. Já para um hambúrguer mais fino cerca de 100 a 120g.
Já ouviu falar no smash burger ? O bife fininho, de até 100g, prensado na chapa até ficar com a superfície tostada está se multiplicando na cidade. O valor também chama a atenção.
As principais diferenças entre o hambúrguer smash e o hambúrguer tradicional são a espessura e o tamanho da carne, além do cozimento, é claro. Enquanto o blend tradicional pesa, em média, 200g, a carne do smash varia entre 90g e 110g para conseguir atingir a crosta crocante característica do hambúrguer.
Comida Americana - Os melhores hambúrgueres esmagadores de Chicago!
Quantos gramas de carne tem um smash burger?
O disco de carne deve ter em média 100 gramas. O ideal é que sempre fique entre 90 e 110 gramas, sendo bem menor do que os tradicionais. É moldada uma bola com a carne já moída e ela é esmagada sobre a chapa bem quente.
Como é feito um smash burger? Não é apenas um simples hambúrguer, tem uma técnica por trás que chamamos de Reação de Maillard que quando a carne é feita na chapa ela assume uma crostinha quando entra em contato com a superfície quente. Assim que ela é prensada mais uma vez na chapa, esse sabor aumenta ainda mais.
É um saboroso blend que utiliza uma técnica de preparo simples, na qual basta esmagar o burger contra a chapa ou frigideira para dar o toque especial de caramelização na carne.
São os smash burgers, uma linha de hambúrguer que tem, geralmente entre 80g e 100g, o formato dispensa aro para ser moldado, a ideia é ficar do jeito que a carne se acomodar na chapa mesmo. Dando mais textura e mais suculência ao hambúrguer.
O smash burger ou “hambúrguer esmagado/prensado” começou a ser disseminado no Brasil por volta de 2014 e agora é tendência. A técnica é de origem americana e consiste basicamente em prensar o hambúrguer de carne diretamente na chapa.
Não se sabe exatamente quem criou a técnica de esmagar as bolinhas de carte, mas quem a popularizou nas terras do Tio Sam foi a cadeia de fast-food SMASH BURGER, criada em 2007 pelos americanos Tom Ryan e David Prokupek.
O que colocar na carne de hambúrguer para dar liga?
Para dar liga, nada de ovo. A própria gordura da carne faz esse papel. Ao modelar o hambúrguer, primeiro faça um bolinho e jogue de uma mão para outra, como uma bola de baseball. Com o impacto, parte do ar sai, parte do ar entra, deixando a massa aerada e suculenta.
Agora que os hambúrgueres estão prontos, eles passam por um detector de metais. Depois disso, são congelados e embalados automaticamente. Os hambúrgueres de tamanho pequeno têm 50 gramas, os médios 100 gramas e os grandes 150 gramas. O tamanho varia de acordo com o tipo de sanduíche que será feito.
As melhores carnes para fazer hambúrguer são miolo de acém, fraldinha, costela, peito de boi, entre outros. O pulo do gato que garante suculência e sabor está em misturar dois cortes diferentes, como fraldinha e peito boi, um corte com menos gordura e outro com mais.
Mistura de três cortes: 350 g de peito + 350 g de bombom de alcatra + 350 g de acém + 250 g de gordura do peito. Todos esses blends renderão em média 1,2 kg de carne, o que dá aproximadamente sete hambúrgueres de 180 g cada.
Lombo suíno, água, sal, vinagre, óleo de milho, cebola, alho, pimenta do reino, clara de ovo pasteurizada e farinha panko. Frito em óleo de algodão. Acompanha limão. Massa de pastel, carne moída, cebola, óleo de milho, alho, cebolinha, salsinha, sal, molho de pimenta e pimenta do reino.
Ingredientes: açúcar, xarope de glicose, leite condensado, gordura vegetal, açúcar invertido, massa de cacau, gordura anidra de leite, amendoim, leite em pó, manteiga de cacau, sal, albumina de ovo, umectante glicerol, emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos, lecitina de soja e poliglicerol ...
O Smash Burger é um tipo de hambúrguer com aproximadamente 100g de carne e é preparado com uma técnica diferente dos hambúrgueres tradicionais. Ele não é moldado com o aro, mas sim de forma espontânea.
A fraldinha é muito utilizada em blend hambúrguer e é bem macia. Além dela, temos o peito de boi, que é barato e de muita qualidade! É também uma carne um pouco mais gordurosa, então dá para utilizar a gordura de forma separada, evitando um gasto a mais. Por fim, o acém é outra opção já conhecida por ser mais em conta.
Usei porções de 150g. DICA: para o hambúrguer não rachar na hora de fritar, aperte bem a carne, dando batidinhas, para tirar o ar. Após moldar os hambúrgueres, leve para o freezer, por pelo menos 2h, para congelar. Armazene em um saco ou pote bem fechado, para conservar o sabor e não criar partículas de gelo.