Em 2024, o mundo conta com mais de 30 guerras em andamento. A maioria no norte da África, algumas no Golfo Pérsico, na península arábica e uma no leste da Europa.
Só em 2022 foram registrados 55 conflitos em 38 países, sendo que 8 deles são considerados guerras, em que há mais de mil mortes relacionadas por ano, contra 5 no ano anterior. As oitos guerras de 2022 foram: Etiópia, Ucrânia, Somália, Iêmen, Burkina Faso, Mali, Mianmar e Nigéria.
A Guerra do Paraguai, ou Guerra contra a Tríplice Aliança, foi o maior e mais letal conflito armado ocorrido na América Latina. Entre 1864 e 1870, Brasil, Argentina e Uruguai, formando a Tríplice Aliança, guerrearam contra o Paraguai liderado por Solano López.
Europa está mais perto de uma guerra direta com a Rússia?
Qual foi a maior guerra da história?
A Segunda Guerra Mundial, travada entre 1939 e 1945, foi o maior e mais catastrófico conflito da história humana, tendo provocado milhões de mortes e a ruína de centenas de cidades. A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado já travado em toda a história da humanidade.
Terceira Guerra Mundial seria uma hipotética guerra mundial, travada entre um grande número de países, especulando-se acerca do possível recurso a armas de destruição massiva, designadamente armas nucleares.
As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões.
As guerras árabe-israelenses foram os conflitos travados entre Israel e as nações árabes ao longo do século XX. Esses conflitos iniciaram-se a partir da criação do Estado de Israel em 1948 e foram motivados pelo controle da Palestina. Ao todo, foram disputados quatro conflitos entre israelenses e as nações árabes.
A Segunda Guerra Mundial foi o conflito militar mais mortal da história. Um total estimado de 70 a 85 milhões de pessoas pereceram, o que representou cerca de 3% da população mundial de 1940 (est.
Junto à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, que desde 7 de outubro acumula milhares de mortos, e à invasão russa contra a Ucrânia, que completará dois anos em fevereiro de 2024, conflitos armados em grande escala estão acontecendo neste momento em Burkina Faso, Somália, Sudão, Iêmen, Mianmar, Nigéria e ...
Neste 15 de março de 2024, a Síria entrará em seu 14° ano de guerra, um conflito não resolvido que já custou mais de 400.000 vidas. A Síria continua sendo palco da maior crise de deslocamento do mundo. Mais de 13 milhões de pessoas fugiram do país ou foram para outras regiões dentro de suas fronteiras.
A Segunda Guerra Mundial estendeu-se de 1939 até 1945. O conflitou resultou morte de 60 milhões a 70 milhões de pessoas, embora existam estatísticas que sugiram que a guerra provocou mais que 70 milhões de mortos.
A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em três fases. A primeira fase é conhecida como Guerra de Movimento (1914), a segunda fase é a Guerra de Trincheiras (1915 – 1917) e, por fim, a Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final (1918).
As tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha rendem-se e a 7 de maio e a Alemanha assina a rendição primeiro perante os aliados do bloco ocidental – que adotam a data de 8 como o final da guerra – e depois como a União Soviética, para quem o dia 9 marca o fim do conflito.
Em 2024, o mundo conta com mais de 30 guerras em andamento. A maioria no norte da África, algumas no Golfo Pérsico, na península arábica e uma no leste da Europa.
As experiências traumáticas durante a guerra, como combates intensos, perda de familiares e amigos e situações de perigo constante, podem levar ao desenvolvimento de Estresse Pós-Traumático (PTSD). O problema se manifesta por meio de flashbacks, pesadelos, ansiedade e hipervigilância.
1º lugar - ESTADOS UNIDOS - Tem 1,3 milhão de soldados, 13.300 aeronaves, 303.553 veículos blindados de combate e 484 embarcações. Orçamento anual de US$ 760 bilhões. 2º lugar - RÚSSIA - Tem 830 mil soldados, 4.182 aeronaves, 151.641 veículos blindados de combate, 598 embarcações. Orçamento anual de US$ 82,6 bilhões.
A Guerra dos Trezentos e Trinta e Cinco Anos (em neerlandês: Driehonderdvijfendertigjarige Oorlog) foi um estado teórico de guerra entre os Países Baixos e as Ilhas Scilly (localizadas na costa sudoeste do Reino Unido).
A Guerra dos Cem Anos (1337-1453) é considerada por muitos historiadores como a mais longa de todos os tempos. A partir da Idade Média, nenhuma outra disputa entre dois povos durou tanto quanto ela. Na Antiguidade é mais complicado estabelecer datas pela falta de documentos – principalmente sobre eventos no Oriente.