Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.
Recomendações para o armazenamento de insulinas em uso. Manter sob refrigeração (2ºC e 8ºC) ou em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegido do calor excessivo e da luz. Manter em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegida do calor excessivo e da luz.
Use sacolas térmicas, sem gelo comum, pois ele pode congelar a insulina e estragá-la. Não deixe os frascos de insulina em lugares muito quentes (por exemplo, no porta-luvas do carro) ou expostos diretamente ao sol.
Caso a temperatura ambiente não tenha ultrapassado 25ºC a insulina poderá ser utilizada por até 6 semanas após a alteração das condições de armazenamento (desde que dentro do prazo de validade informado no frasco-ampola. Se a insulina for congelada, não poderá mais ser utilizada.
Quando o frasco é aberto, pode ser guardado tanto na geladeira (entre 2°C e 8°C) quanto em temperatura ambiente (15 e 30°C), sendo que após aberta a duração é de um mês para ambos os casos. É importante a insulina ser jogada fora após esse período mesmo que ainda tenha sobrado no frasco.
A insulina deve ser aplicada em temperatura ambiente, pois quando aplicada gelada pode ocasionar alteração no tempo de absorção e de difusão do medicamento. A aplicação da insulina gelada também pode causar dor.
Você deve guardar as canetas de insulina na prateleira mais próxima da gaveta de legumes. Você não deve guardar na porta, pois é um local que sofre grande variação de temperatura. As canetas de insulina abertas e em utilização, podem ser mantidas em temperatura ambiente (máximo 30 graus) por até 28 dias.
"O frasco ou refil de insulina não podem estar em contato direto com o gelo, pois evita que o hormônio congele", acrescenta. Portanto, nas viagens, o frasco deve ser colocado em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum nem gelo seco. Assim, evita o contato direto com temperatura negativa.
O frasco-ampola (fechado ou em uso) pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.
O uso de insulina durante o vôo é permitido. Agulhas e seringas podem ser transportadas como bagagem de mão, desde que o passageiro apresente o medicamento com etiquetas impressas profissionalmente identificando o produto e o nome do fabricante junto com a receita médica.
Caso não possua bolsa térmica, leve-os em uma bolsa comum, onde não receba a luz do sol; Não exponha os frascos à luz do sol ou deixe-os em locais quentes; Prefira viajar a noite, quando as temperaturas são mais baixas; Em viagem de avião, não despache os frascos junto com a bagagem.
Como armazenar insulina para o trabalho? Se a pessoa precisar aplicar somente uma insulina, é possível deixar a seringa preparada e em temperatura ambiente, se não ultrapassar 6 horas. Se ela tiver que usar mais de uma, como dos tipos basal e bolus, será preciso transportar os frascos.
Insulina Humana NPH - botão injetor cor verde. Insulina Humana Regular - botão Injetor amarelo. A insulina NPH precisa ser ressuspendida antes da utilização por meio de agitação suave.
Isso vale por exemplo quando compramos mais de um frasco, caneta ou ampola, pois iniciaremos o uso de um frasco/caneta/ampola e os demais ficarão lacrados. Para manter o prazo de validade indicado pelo fabricante essa insulina deve ser mantida sob refrigeração.
Ela nunca deve ser congelada”, alerta a endocrinologista Gabriella Rivelli. Os melhores locais para guardar a insulina na geladeira são aqueles menos expostos ao calor, ao frio do congelador e a variações de temperatura, como a parte de baixo e a gaveta de legumes.
A resistência à insulina é uma condição que acontece quando as células dos músculos, gordura e fígado não respondem adequadamente à insulina, apresentando dificuldades de absorção da glicose no sangue. Isso pode gerar complicações como pré-diabetes e diabetes tipo 2.
Qual a taxa de glicose que é necessário tomar insulina?
A terapêutica com insulina deve ser iniciada quando: Apesar do uso de doses máximas de duas ou três drogas orais por alguns meses, o paciente mantiver níveis de HbA1c > 7% (ou > 8% em populações específicas como idosos, maior risco de hipoglicemias, etc.)
Outra ação clássica da insulina é ativação da síntese de ácidos graxos no fígado em períodos de excesso de carboidratos. A atuação desse hormônio sobre a homeostase lipídica é regulada por uma família de fatores de transcrição designada SREBP (sterol regulatory element-binding proteins).
NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
Quanto tempo um medicamento manipulado pode ficar fora da geladeira?
Ele pode ficar fora da geladeira por algumas horas ou dias? Assim que receber seus medicamentos, retire-os do isopor e coloque-os na geladeira. Os produtos mantêm sua eficácia e estabilidade por um período de até 15 dias antes de abertos. Portanto, podem ficar algumas horas ou dias fora da refrigeração.