Durante o Ramadã, dependendo da localização e do período do ano, o jejum diário pode variar de apenas 10 horas nos meses de inverno a mais de 17 horas durante o verão. Este jejum não deveria ter um efeito negativo na saúde para a maioria dos indivíduos.
A tradição estabelece que muçulmanos adultos devem manter o jejum entre o nascer e o pôr do sol de cada dia do Ramadã. Estão excluídos da prática: crianças, idosos, doentes, mulheres grávidas, amamentando ou menstruadas e pessoas que estejam viajando.
O Ramadã sempre acontece no nono mês do calendário lunar islâmico. Os praticantes vão fazer jejum entre o nascer e o pôr do sol, aumentar a quantidade de orações e se esforçar mais em praticar caridade, um dos preceitos da religião.
Por volta das quatro horas da madrugada, os muçulmanos realizam o Suhur, a primeira refeição do dia e, logo depois, a Fajr, a primeira oração do dia. Quando o Sol se põe, ocorre uma oração conhecida como Magrib e, em seguida, o Iftar, que é a refeição da noite.
O jejum deve ser quebrado com água ou tâmaras. Além de alto valor nutricional, foi uma orientação passada por Allah ao profeta Mohamed. As orações são intensificadas neste período.
“O beijo, no que diz respeito a quem está em jejum, divide-se em duas categorias: o que é permitido e o que é proibido. O que é proibido é se ele não tiver certeza de que não invalidará seu jejum. O que é permitido é de dois tipos: Quando beijar não provocará desejo algum.
Para os muçulmanos, este é o nono mês do calendário lunar islâmico, um momento sagrado e de bênçãos. O calendário islâmico está no ano 1439. No período, os muçulmanos fazem jejum do nascer ao pôr do sol, sem comida ou bebida, nem sequer água, sem fumar ou ter relações íntimas.
Os muçulmanos precisam fazer jejum de alimentos e bebidas – inclusive água – enquanto houver luz do dia, ou seja, do nascer do sol até ele se pôr. A refeição que quebra o jejum se chama iftar e ocorre durante o início da noite.
A partir disso, Muhammad passou a espalhar a mensagem de Allah, que é a seguinte: “Não existe nenhum deus além de Allah, e Muhammad é seu profeta.” A revelação da mensagem de Allah a Muhammad transformou o Ramadã no mês mais importante para os muçulmanos e, por isso, nele ocorre o ritual do jejum.
O Ramadão começou na segunda-feira, 11 de março de 2024, em França. Ao longo deste mês sagrado, os muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol. Todos os dias, a hora de quebrar o jejum, conhecida como Ftour ou Iftar, é alterada em alguns minutos.
O Ramadã caracteriza um período de autoconhecimento entre os muçulmanos, momento de cultivar bons hábitos e de buscar sua melhor versão. Confira outras orientações a serem seguidas no período: É proibido ter relações sexuais. Os fiéis não podem falar palavras obscenas ou falar mal de outras pessoas.
Eid Mubarak ou ( em árabe: عيد مبارك ) é um termo árabe que significa “Festa / festival Abençoado”. O termo é usado por árabes, bem como por muçulmanos em todo o mundo. Internacionalmente, os muçulmanos o usam como uma saudação para uso nos festivais.
Para os muçulmanos, só existe um Deus cujo nome é Alá. E o último profeta de Alá foi Maomé. Maomé não é deus, mas um homem por intermédio de quem Alá revelou sua vontade ao mundo. Maomé é reverenciado pelos islâmicos, mas não adorado.
Os medicamentos tomados por via oral ou alimentação intravenosa suspendem o jejum. Assim, se for seguro agir dessa forma, esses tipos de medicamentos devem ser usados ou administrados antes do amanhecer ou após o pôr do sol, se optar pelo jejum e se for seguro fazê-lo após consulta com seu médico.
Sabe-se que os muçulmanos consideram Jesus como um profeta que foi morto, mas para eles é inadmissível que aquele profeta possa identificar-se com Deus. De outra parte, todas as religiões, exceto o cristianismo, também consideram escandalosa tal equiparação.
Muçulmanos em todo o mundo começaram este ano a celebrar a partir desta terça-feira, 13, o mês sagrado do Ramadã, durante o qual se abstêm de comer, beber — mesmo água —, fumar, falar palavras obscenas ou manter relações sexuais do amanhecer ao anoitecer.
Os dois depoimentos citados esclarecem que não existe no Islam a concepção de namoro. As tentativas de aproximação física são mais do que proibidas: são tomadas como ofensivas e desrespeitosas.
É permitido escovar os dentes durante o jejum de Ramadan, desde que a escovação seja feita com cuidado para não engolir a água nem a espuma da pasta de dente.
Não existe “namoro” no islamismo. Quando um jovem muçulmano está pronto para se casar, ele é encorajado a encontrar uma parceira apropriada para passar o resto de sua vida. Ele também deve seguir as nossas rígidas regras para cortejá-la e sempre manter a intenção de casamento à frente de qualquer interação.
“A água, o café e o chá não são considerados alimentos sólidos nem calóricos, portanto, não quebram o jejum, mas atenção é importante não colocar açúcar ou outro tipo de adoçantes artificiais nestas bebidas”, completa Magda Roma, nutricionista da Clínica REDELAB Saúde.