Então, quanto você deve ler por dia? O máximo possível, desde que a leitura não comece a afetar outros aspectos da sua vida. De qualquer modo, pelo menos 20 a 34 minutos diários são suficientes para você usufruir de todos os benefícios desta excelente atividade.
Quanto tempo devemos ler por dia? - Quora. Em algumas pesquisas recentes, indicam 30 minutos ou 20 páginas por dia, para que se possa "criar o hábito" da leitura. Isso varia muito de cada pessoa, pois se o livro estiver muito bom, pare de ler quando quiser, e também tem outros que pra finalizar um capítulo é um desafio ...
A leitura requer foco, algo que muitas vezes falta em nossa sociedade. Ter tempo para ler de 15 a 20 minutos todos os dias pode melhorar sua capacidade de se concentrar e, finalmente, ajudá-lo a ser mais produtivo.
Ter o hábito de leitura ao longo da vida também é uma forma de prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Isso porque, ao ler, você exercita e fortalece o seu cérebro, tornando-o menos propenso a esses episódios.
Embora os números não sejam sempre exatos, a média dos resultados de vários estudos é de 34 minutos. Claro, isso é o mínimo. Para crianças pequenas e estudantes, o número ideal é de pelo menos 15 minutos de leitura por dia. Como é de conhecimento geral, as pessoas bem-sucedidas costumam ler bastante.
Como o HÁBITO DE LEITURA age no cérebro e pode salvar a humanidade.
Quem lê muito fala bem?
Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.
Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário.
Além de proporcionar um momento de prazer, ler estimula a criatividade, expande o vocabulário, ajuda a diminuir o estresse e ativa o cérebro promovendo a saúde mental. Isso tudo eleva as capacidades cognitivas, como coordenação motora, adaptabilidade, memória, percepção, foco, linguagem, entre outras.
O ideal é que esses trabalhos sejam sempre feitos sempre em períodos em que o cérebro está mais ativo como pela manhã ou no meio da tarde. Após o almoço, final da tarde e durante a noite são momentos em que você começa a ter maior cansaço e consequentemente as informações não serão armazenadas com tanta eficácia.
Elon pode passar mais de 10 horas por dia lendo livros. Digamos que 10 horas equivalem a 600 minutos. A média de um livro é de 90.000 palavras. Como Elon pode ler 60 livros por mês, ele lê dois livros por dia.
Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.
Um estudo feito pela Universidade Sussex demonstrou que apenas 6 minutos de leitura diminuiu em até 68% os níveis de estresse dos participantes, que tiveram baixa na frequência cardíaca e alívio de tensões musculares.
Superior a 140 significa inteligência genial; entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; entre 110 e 120 inteligência superior; entre 90 e 100 inteligência normal ou média; O QI está relacionado a questões genéticas e, por esse motivo, não é possível alterá-lo.
Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Isso porque, segundo o texto da PUC, ler melhora o funcionamento cerebral, o que atrasa o aparecimento de sintomas de doenças como demência e Alzheimer.
Se você quer aprender a lidar melhor com a escrita uma boa dica é ler mais. É inegável o fato de que quem lê mais tem mais facilidade em escrever. Escrever bem é um objetivo a ser alcançado, e o melhor exercício para atingir essa competência linguística é a leitura.
A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano. Apesar de não ser um músculo, o nosso cérebro precisa ser estimulado, destaca o pesquisador.
O primeiro ponto é que lendo dois ou mais livros você está treinando o seu cérebro a absorver mais informações, novas palavras e tudo isso com uma carga mais intensa de novidades chegando ao mesmo tempo. A segunda vantagem é que a leitura pode se tornar mais interessante.
Um estudo de 2009 descobriu que a leitura por apenas 30 minutos tem efeitos similares de redução do estresse em 30 minutos de ioga. 4. A leitura pode mudar seu cérebro. Mesmo depois de você finalizar um livro, os efeitos da leitura ainda estão presentes em seu cérebro.
A idéia é manter ao menos uma média de 20 páginas diárias. Quando estiver com menos energia, tente ler no mínimo 5 páginas naquele dia (tranquilo hein). Nos dias com mais disposição, você compensa lendo mais. Fazendo isso, em 1 ano lerá mais de 36 livros.