A calibragem recomendada para pneus com as medidas 205/55 R16 é de 42 psi, mas sempre siga as recomendações do fabricante, encontradas no manual do veículo e também naquele adesivo colado na lateral da porta. Outra dica valiosa é que os pneus devem ser calibrados “frios”.
Qual a pressão em libras dos pneus 205 60 R16 do Ecosport? A pressão dos pneus dianteiros é de 30 libras (carga normal) e 35 libras (carga total). A pressão dos pneus traseiros é de 30 libras (carga normal) e 40 libras (carga total).
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Quantas libras vai no pneu 195/55 R16?
Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi. - Pneus 195/55 R16: Utilizando da carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. No entanto, com carga máxima, essa pressão deve ser elevada para 35 psi.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Identifique a pressão recomendada pelo fabricante do veículo para os pneus dianteiros e traseiros. Esta é a quantidade mínima de pressão de ar necessária em pneus frios para apoiar o seu veículo. Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI".
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
O que significa 205/60R16? 205 representa a largura do pneu em milímetros, 60 é o percentual da altura do pneu com relação a largura, ou seja, 60% de 205mm (123mm de altura). Trata-se de um pneu de construção radial (R) de aro 16, configurando-se assim os.
São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
O primeiro número (2.1) é a calibragem medida em BAR, um sistema muito usado na Europa; já o número seguinte (30) é a mesma calibragem, mas em PSI (pound per square inch), sistema usado no Brasil, ou seja: 2.1 BAR equivale a 30 PSI.
Vamos usar como exemplo a numeração acima: 205/55R16 para explicar o que significa cada um desses números e letra. 205 – É a largura do pneu. Neste caso, este pneu tem a largura de 205 mm, ou 20 centímetros e meio. 55 – É o perfil do pneu, a altura lateral.
Por exemplo, 205 significa que o seu pneu tem nominalmente 205 mm de largura. O segundo número é a relação entre a altura do flanco e a largura do pneu. É indicada em porcentagem. Por exemplo, 55 indica que a altura do flanco, entre o topo da banda de rodagem e o aro, corresponde a 55% da largura do pneu.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
Em geral, no Brasil, são utilizadas 29 PSI para o pneu da frente e 36 PSI para o de trás. A sigla PSI corresponde a Pound Per Square Inch — em português, significa “Libra por Polegada”.