De acordo com a tabela, por exemplo, a calibragem para pneu com aro 29 varia entre 30 a 40 psi. Esse mesmo intervalo é indicado para os modelos com câmara do pneu com aro 26. Por isso, o ciclista deve se atentar ao peso e ao tipo de pneu para descobrir a pressão certa.
De modo geral, toda bicicleta tem, na lateral do pneu, a pressão indicada para calibragem em PSI – sigla para Pound-Force per Square Inch – expressão em inglês que significa libra-força por polegada quadrada. E, para fazer a calibragem do pneu da bicicleta, você deve estar sempre atento à PSI indicada para cada pneu.
É aconselhável não exceder 8,5 bar, mesmo para um ciclista com 100 kg. Para ciclistas mais leves, com 50 kg ou menos, o limite inferior de 6 bar é o mínimo abaixo do qual não é aconselhável descer, ou corre-se o risco de trilhar a câmara-de-ar nos buracos.
Vlog 164 | Como achar a pressão certa do pneu da MTB
Qual é a pressão correta para calibrar os pneus?
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Você pode ter a opção de encher um pneu de bicicleta em um posto de gasolina ou com um compressor de ar. Se for o caso, é importante proceder com extremo cuidado.
Qual a calibragem correta dos pneus de bicicleta speed?
Assim, ao calibrar seu pneu, o primeiro passo a ser tomado é conferir a recomendação do fabricante, como no caso das Speed que geralmente variam de 80 psi a 130 (pneus tubulares que não usam câmara de ar chegam a até 160 psi).
É crucial ajustar a pressão dos pneus conforme as especificações, considerando variações de acordo com o tamanho do pneu, o peso da bicicleta e o do ciclista. A pressão ideal para os pneus pode variar de 30 a 50 PSI, ressaltando a importância de conhecer a calibragem específica para seu equipamento.
Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.
Qual a calibragem para encher o pneu da bicicleta no posto?
Porém, para essa pergunta, não existe uma única resposta. Isso porque a pressão é equivalente ao peso do ciclista, o aro, a largura do pneu e o tipo do solo. Por exemplo, se você quer saber como encher pneu de bicicleta com aro 29, seu peso for 60 kg e a largura do pneu for 60 mm, a pressão correta será 29 psi.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
Uma regra geral é enchê-lo até que ele fique duro ao apertar, ou seja, que você não consiga deformá-lo apertando forte. Chegando nesse ponto, pare de encher, suba na bicicleta e tente ver se com o seu peso o pneu está deformando muito. Se tiver, encha mais um pouco até deformar menos.
De acordo com a tabela, por exemplo, a calibragem para pneu com aro 29 varia entre 30 a 40 psi. Esse mesmo intervalo é indicado para os modelos com câmara do pneu com aro 26. Por isso, o ciclista deve se atentar ao peso e ao tipo de pneu para descobrir a pressão certa.
Para bicicletas aro 20 coloque de 25 a 35 PSI. Para speeds (Caloi 10 e afins) pode ser colocado de 70 a 120 PSI. Caso queira calibrar seu pneu porém não tenha malícia com o equipamento do posto, pode vir a uma de nossas lojas e fazemos a calibragem de seu pneu gratuitamente.
Para calibrar o pneu, selecione a pressão adequada antes de conectar o bico do compressor à válvula. Desse modo, para saber como encher pneu de bicicleta no posto, é preciso compreender que algumas bombas de posto realizam o enchimento de modo automático quando o bico estiver encaixado na bomba.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
A calibragem adequada vem escrita na lateral do pneu. Varia de modelo para modelo, pode ser de 100 a mais de 200 psi. Em geral fica na casa dos 100 a 130.