Conforme a tabela de calibragem de pneus fornecida pelos fornecedores de tratores, a calibragem ideal para os pneus dianteiros varia entre 24 e 32 Psi. Esses valores aumentam a aderência dos pneus ao solo e aumenta a capacidade operacional do trator.
Conforme recomendação já consolidada e estabelecida pela literatura científica sobre o tema, o intervalo ideal de patinagem para tratores com pneus diagonais e em terrenos firmes é de 8% a 15%, dessa forma, para os resultados obtidos as pressões de 30psi e 20psi se enquadram como ideais para o quesito patinagem.
O Pneu AGRÍCOLA 18,4-30 12 Lonas R1 Advance da Big Tires pertence à linha Agrícola Diagonal. Ele possui capacidade de carga máxima de 3.180 kg, trabalha com velocidade máxima de 30 km/h e com pressões kpa e psi de 230 e 33, respectivamente.
Esse cálculo leva em consideração a temperatura externa, o peso suportado pelos pneus de maneira proporcional, e a carga carregada pelo carro que são os ocupantes e bagagens. Com o veículo tendo apenas dois ocupantes, a calibragem indicada para os pneus 265/70 R16 é de 29 psi.
Em geral, no Brasil, são utilizadas 29 PSI para o pneu da frente e 36 PSI para o de trás. A sigla PSI corresponde a Pound Per Square Inch — em português, significa “Libra por Polegada”.
O tamanho do pneu de um trator varia conforme o tipo e modelo, adaptando-se às necessidades e terreno. Geralmente, têm diâmetro de 24 a 54 polegadas, com largura variável. Para informações precisas, consulte as especificações técnicas do fabricante ou um revendedor autorizado.
Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars. Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
Geralmente, os modelos tradicionais de pneus de trator apresentam vida útil de cinco mil horas. Os radiais, por sua vez, têm uma vida útil mais longa, estimada em 9 mil horas.
Conforme a tabela de calibragem de pneus fornecida pelos fornecedores de tratores, a calibragem ideal para os pneus dianteiros varia entre 24 e 32 Psi. Esses valores aumentam a aderência dos pneus ao solo e aumenta a capacidade operacional do trator.
O pneu radial é ideal para tratores e trens em um terreno limpo. Devido a seu desempenho de tração, é possível encontrar uma maior economia de combustível com o pneu radial, em comparação com o antecessor, resultando em menos emissões para o meio ambiente.
Quanto custa um pneu de Trator? Os valores dependem da medida, quantidade e época do ano, podendo variar entre R$ 440 a incríveis R$ 20.000,00. Na Bellenzier você encontra pneus de tratores pelo menor preço em até 12x no cartão.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
A pressão alta significa que a calibragem está acima do recomendado. Ou seja, mais ar do que o necessário. Isso acarreta a deterioração rápida da banda de rodagem e existe maior possibilidade de furos e cortes nas estradas. Já a pressão baixa, seguindo a lógica, indica falta de ar nos pneus.
A calibragem correta dos pneus de aro 14 pode variar dependendo do veículo e das recomendações do fabricante. No entanto, como uma referência geral, a pressão recomendada para pneus de aro 14 geralmente varia entre 28 e 34 libras por polegada quadrada (psi).
Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.
Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.