O sistema de escapamento nos carros que circulam no Brasil geralmente é formado por quatro partes: coletor, catalisador (mais próximo ao motor), silenciador intermediário e silenciador traseiro. Qualquer uma que estiver danificada interfere na contra-pressão dos gases.
Na sua essência, um sistema de escape é composto pelos seguintes componentes: coletor de escape, tubo de escape, catalisador, filtro de partículas, pré-silencioso, silencioso intermediário, silencioso posterior e os respectivos tubos de ligação.
Nos veículos brasileiros, o sistema de escapamento geralmente se divide em quatro segmentos: coletor, catalisador, silenciador intermediário e silenciador traseiro.
A ponteira é a peça final do sistema de escapamento de um caminhão, e tem efeito meramente estético, por isso é opcional. Ela dá um ar mais esportivo quando acoplada ao abafador, na traseira do veículo. Qualquer problema em uma das peças desse sistema interfere no desempenho e no consumo de combustível do caminhão.
É o silenciador auxiliar, encarregado de absorver os ruídos mais agudos. Em sua composição também podem estar a lã de vidro e o basalto. Essa peça conta com tubos repletos de pequenos furos e envolve o corpo do escape.
Como o catalisador fica no escapamento, quase todos os processos que fazem o veículo andar acontecem antes dele. Por isso, quando algo tá errado na atividade do motor, o catalisador pode acabar dando problema, sendo que o mais comum é o entupimento da peça.
A surdina é a parte do escapamento do veículo responsável por abafar o som produzido pelo motor à explosão. Problemas na surdina do seu veículo podem ocasionar ruídos, alto consumo de combustível e falhas no funcionamento do carro.
Impactos em obstáculos, como lombadas altas ou buracos na estrada, podem causar danos físicos ao escapamento do carro. Isso pode resultar em amassados, rachaduras ou desconexões. Como evitar? Dirija com cuidado em estradas irregulares, evitando buracos e obstáculos.
Os tubos de escape ficam conectados no coletor de escape, e leva os gases tóxicos que devem ser eliminados até o silenciador. O silenciador, também chamado de silencioso, é responsável por diminuir o barulho produzido pelo motor, evitando o barulho durante as viagens de carro, sabe?
O sistema de escapamento é responsável por coletar e expelir os gases tóxicos de maneira menos nociva para o meio ambiente, construído em 3 etapas: coletor de escape, catalisador e silenciador intermediário e traseiro, este sistema elimina boa parte dos gases nocivos a saúde do meio ambiente.
O catalisador é um equipamento responsável por neutralizar os gases poluentes e transformá-los em compostos seguros para serem liberados na atmosfera durante o uso do carro - não prejudicando o ar que respiramos. Na maioria das vezes, ele está posicionado nas proximidades do tubo de saída do motor.
O abafador é um componente similar ao silenciador, reduzindo ruídos indesejados. Ele fica na traseira do veículo, antes da ponteira do escapamento, e funciona através de um tubo cheio de furos e uma câmara de ressonância. Esse tipo é o mais comum em carros de fábrica, embora possa reduzir a potência do motor.
Além dos danos para o carro, a retirada da peça prejudica a qualidade do ar, principalmente em grandes centros urbanos, onde há grande movimentação de veículos.
Automóveis com o motor já desgastado ou desregulado, ou ainda com a injeção eletrônica não funcionando como deveria, podem danificar o catalisador, pois essas características aumentam as chances de haver um entupimento ou derretimento do componente.
Como se chama a parte do escapamento que sai do motor?
– Coletor de Escape: sua função é recolher os gases e envia-los para o tubo de descarga. – Tubos de Estepe: interligar as peças do sistema. – Silencioso ou Silenciador: sua função basicamente é reduzir o barulho gerado pelo motor.
Isso ocorre porque o carburador é um mecanismo que fornece o combustível misturado com ar para as câmaras de combustão. É dentro dele que os componentes se unem na proporção correta para que sejam queimados de forma a fazer o motor funcionar. Caso ele esteja desregulado, as mistura pobres ou ricas podem acontecer.
Como se chama a borracha que segura o escapamento?
Os coxins operam como uma camada de proteção contra impactos e solavancos, minimizando o risco de danos ao sistema de escapamento causados por buracos e irregularidades na estrada.
Os coxins do escapamento são peças que estão presentes no sistema de silenciadores e tubos dos veículos e que atuam, de forma conjunta com outros componentes. O coxim é essencial para impedir que o escapamento fique instável, balançando e fazendo barulho conforme a movimentação do veículo.
O dióxido de carbono, também sem cheiro ou cor, está presente nas emissões do escapamento, porém ele contribui mais para o aquecimento global. O óxido de nitrogênio (NOX), que pode causar problemas respiratórios ou cardíacos.