O jogo de damas é praticado entre dois jogadores, com 12 pedras brancas para um damista e 12 pedras pretas para o outro no tabuleiro de 64 casas e 20 pedras brancas para um damista e 20 pedras pretas para o outro damista no tabuleiro de 100 casas.
O jogo de Damas tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar. Jogadores - 2. Peças - 24 peças, 12 brancas e 12 pretas. Tabuleiro - tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.
Jogo de Damas pratica-se entre dois parceiros, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas.
O Jogo de Damas nasceu entre 2000 e 1500 AC, quando os africanos criaram a promoção (Dama). Os Faraós do Egito jogaram este jogo por volta de 3.500 anos atrás.
e ela anda tanto para frente como para trás e quantas casas quiser dentro da mesma diagonal. A dama não pode saltar sobre uma peça da mesma cor. No movimento de captura com dama, ao capturar uma peça adversária nossa dama pode parar em qualquer casa livre após a peça capturada.
No modo de damas inglesas ou damas americanas, que é o jogado neste portal, as damas podem mover-se tanto para a frente como para trás, mas apenas uma casa. Também é obrigada a comer sempre que possível.
A DAMA pode se movimentar para frente ou para trás, quantas casas quiser. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser tomadas. Não existe "sopro".
Dama - Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo). Rei - Se movimenta em qualquer direção mas com limitação quanto ao número de casas. O limite de casas que um rei pode se deslocar é de uma casa por lance.
A dama não poderá saltar por cima de qualquer peça da sua cor ou de peças de cor contrária colocadas em casas contíguas, nem passar duas vezes sobre a mesma peça. Pode, no entanto, passar mais do que uma vez por cima de uma casa livre.
Além de capturar todas as peças, um jeito de vencer é “imobilizando” o adversário: se ele não puder se movimentar por estar cercado pelas suas peças, perde. O jogo também pode terminar empatado: por um acordo entre os jogadores ou se não acontecer nenhuma captura em até 20 jogadas. -As peças só andam para frente.
O jogo pratica-se entre dois jogadores e é composto de um tabuleiro quadrado 26,5 x 26,5 cm, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.
Não existe um limite quanto a quantidade de pajens e daminhas que irão participar da cerimônia do casamento, porém é preciso ter cautela quanto a isso, pois o exagero pode tornar a cerimônia cansativa e muito extensa tanto para vocês, noivos, como aos convidados.
A peça branca do círculo vermelho volta no seu lugar e o jogador branco perde a vez. O “sopro” é válido apenas durante a jogada do adversário. No exemplo anterior, se o jogador das pretas não tivesse percebido o “sopro”, e tivesse movimentado uma peça sua, teria perdido a chance da captura pelo “sopro”.
Cada jogador tem 12 peças divididas entre três linhas. Para montar o jogo, cada jogador coloca suas peças nos quadrados pretos nas três primeiras linhas à sua frente. Não importa se você é o jogador branco ou preto, as peças sempre ficam nas casas pretas. As damas só podem se mover na diagonal e só podem avançar.
5- Por uma dama: Uma dama pode “capturar” para a frente ou para trás saltando por cima de uma peça adversária (quer se encontre próxima ou distante), desde que atrás exista, pelo menos, uma casa livre. 6- Após essa captura, a dama pode continuar a mover-se mudando de diagonal se outra captura for possível.
Se você não comê-la, o adversário pode "soprar" a sua peça e você a perde. As peças só andam sempre para frente. Elas só podem andar para trás para tomar uma peça.
As regras do jogo são simples, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. Sempre que uma peça sua chega até a 8º casa do adversário, essa peça é coroada como Dama, assim ela pode se deslocar várias casas na diagonal de uma só vez, enquanto que as peças comuns devem se deslocar uma casa de cada vez.
Dama. A história conta que o jogo de damas surgiu na Europa Medieval, porém, ele não era considerado um jogo comum, mas sim, as variações históricas e regionais do povo. Estima-se que o jogo de damas existe a mais de 40 séculos. Para jogar, o povo da África usava conchas e pedrinhas e as alinhavam na areia.
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa. Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem 'pular' sobre nenhuma peça em seu caminho.
O jogo de damas é formado por 24 pedras divididas em 12 brancas e 12 pretas e um tabuleiro de 64 casas (8x8) de cores claras e escuras alternadamente. A finalidade do jogo é a captura ou bloqueio de todas as pedras contrárias, de forma que impossibilite o adversário a realizar movimentos.