O TikTok no Brasil já se consolidou de vez, o que não é novidade para quase ninguém, não é mesmo? A rede social já ultrapassou a incrível marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo!
De acordo com um ranking feito a partir de dados da DataReportal, o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais, número que é inferior apenas ao dos Estados Unidos (113,3 milhões) e ao da Indonésia (109,9 milhões).
O TikTok tem 1 bilhão de usuários ativos mensais (MAU's). Dos 4,8 bilhões de usuários da Internet em todo o mundo, 20,83% usam o TikTok. Dos 4,48 bilhões de usuários ativos de redes sociais, 22,32% usam o TikTok regularmente.
Plataformas de streaming de vídeo como TikTok e Disney+ impulsionaram um aumento de 11% nas vendas de aplicativos em 2023, mostrando uma demanda resiliente enquanto a indústria de games lidava com uma queda de dois dígitos nas vendas na China, que arrastou as vendas globais para baixo em 2%.
Por que alguns governos veem TikTok como ameaça - e o que diz a rede social
Qual é o país que mais usa o TikTok?
No ranking, a China aparece na liderança do uso do TikTok nos últimos 12 meses, com 72% dos entrevistados reportando ter utilizado o app entre julho de 2020 e junho deste ano. No Brasil, o percentual é de 40%, seguido pelo México, com 37%, pela Rússia, com 31%, e pela Alemanha, com 26%.
A ByteDance, dona do TikTok, faturou mais de US$ 110 bilhões em 2023, indicando um ritmo de crescimento possivelmente superior ao da rival Tencent, de acordo com a Bloomberg.
No entanto, os influenciadores que aproveitam o recém-lançado TikTok Creator Fund afirmam que podem ganhar entre 2 e 4 centavos por 1.000 visualizações. Leia isso novamente. 2-4 centavos por 1.000 movimentos. E quem possui entre 20 mil e 200 mil seguidores chegam a faturar 30 mil reais por mês.
Quantas pessoas acessam o TikTok por dia no Brasil?
Aqui no país, de acordo com o DataReportal, a plataforma de vídeos contou com 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022. Mesmo que você nunca tenha baixado o aplicativo, possivelmente já se deparou com algum vídeo produzido na plataforma em várias outras redes sociais.
Você já ouviu falar no TikTok? Criada na China, a rede social de vídeos está crescendo mundo afora e, cada vez mais, conquistando o público entre 13 e 24 anos.
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.
O relatório da Reuters Institute Digital News divulgou relatório que aponta o Tik Tok como ferramenta de busca de 40% dos adolescentes e jovens da Geração Z. Isso revela uma mudança comportamental pela busca de informação e conhecimento e indica plataformas de entretenimento ocupando espaço de veículos de mídia.
Quantos dias faltam para o TikTok acabar? A especulação é de que o TikTok terminará no próximo dia 30 de junho de 2023 e que a empresa responsável pelo aplicativo estaria planejando criar um novo programa para substituí-lo.
O Douyin foi lançada pela ByteDance na China em setembro de 2016. O Douyin foi desenvolvido em 200 dias e, em um ano, recebeu 100 milhões de usuários, com mais de 1 bilhão de vídeos visualizados todos os dias.
Em 2017, a empresa privada de tecnologia comprou uma startup de vídeo com sede nos EUA e lançou o TikTok como a versão internacional do Douyin. Ela também comprou o popular aplicativo de sincronização labial musical.ly e transferiu esses usuários para o TikTok em 2018.
Em média, a plataforma chega a pagar US$ 0,15 a cada mil visualizações. O pagamento leva em conta critérios como engajamento, número de exibição dos vídeos, autenticidade, região em que o vídeo é exibido e adesão aos termos de uso e às diretrizes do aplicativo.
O valor bruto em dólar pago a cada 1 mil visualizações (RPM) varia, mas pequenos influencers da rede afirmam ganhar em torno de US$ 0,15. Fazendo uma conta simples, para conseguir uma renda de R$ 1 mil por mês, esse criador de conteúdo precisaria ter pelo menos 1,4 milhão de visualizações no período.
Por isso, considerando todos os fatores já mencionados neste artigo, alguns estudos recentes falam de uma média entre 2 e 4 euros por 100 mil visualizações nos vídeos do TikTok. Ou seja, com 1 milhão de visualizações, você pode ganhar entre 20 e 40 euros em um vídeo na plataforma.
Se você quer saber quanto o TikTok paga por visualização, saiba que a recompensa dos criadores começou por meio de um fundo criado pela plataforma. No modelo do TikTok Creator Fund, a plataforma paga cerca de US$0,02 a US$0,04 a cada 1000 visualizações, o que equivale a aproximadamente R$0,10 a R$0,20.
Os produtores de vídeos curtos ficarão com 45% da receita dos anúncios. Até agora, os criadores recebiam cerca de US$ 0,04 por mil visualizações. O dinheiro vinha de um fundo de US$ 100 milhões do YouTube e de parcerias com patrocinadores. É pouco, mas é mais do que no TikTok, que paga US$ 0,03 por milhar.
A rede mais usada na faixa de 9 a 12 anos é o TikTok. Já entre os mais velhos, ou seja, de 13 a 17 anos, é o Instagram. Ao avaliar por classe social, Instagram e TikTok estão empatados na classe C (35%) e o Instagram está ligeiramente acima (40%) na comparação com o TikTok (38%).
Há uma infinidade de redes sociais capazes de monetizar e gerar renda. As mais populares e que, portanto, são as que melhor rentabilizam são o Instagram, YouTube, TikTok e Facebook.
O Signal é a alternativa mais segura, pois combina a criptografia de ponta a ponta em todos os bate-papos com o não uso de dados para publicidade, mas você pode perder recursos divertidos ou não encontrar grande parte dos seus amigos no aplicativo.