O consumo esporádico de pizza não traz malefícios à saúde, desde que mantenha uma alimentação saudável na maioria dos dias. Para comer moderadamente, vale degustar até dois pedaços, uma vez por semana.
A nutricionista Priscilla Primi Hardt, especialista em reeducação alimentar, emagrecimento, suplementação e qualidade de vida, explica que "comer uma ou duas fatias de pizza por semana, não traz prejuízo, mas o excesso pode ser um problema".
"Uma ou duas vezes por mês pode ser uma frequência razoável para desfrutar de pizza sem comprometer muito a sua saúde, desde que outras escolhas alimentares ao longo do mês sejam equilibradas e nutritivas", reforça Gabrielle.
Pesquisa qualitativa, realizada entre os associados da Apubra, apurou que a produção mensal das pizzarias é de 1.300 pizzas em média, o que representa 43,33 pizzas por dia.
COMER PIZZA E HAMBÚRGUER PODE AJUDAR GANHAR MÚSCULOS? | Cariani Ironberg Podcast
Quanto cada pessoa come de pizza?
Calcula-se que cada pessoa come 3 pedaços de pizza, estando com fome. Se você for optar pelas mini pizzas, considere que cada uma vale por um pedaço. No caso da pizza tamanho família, basta fazer um cálculo tendo como base que cada pizza rende 8 pedaços.
Especialistas recomendam que a pizza pode ser armazenada na geladeira por até 4 dias sem riscos à saúde, enquanto a Anvisa sugere o consumo em até 3 dias para maior segurança.
Beber 2l de água por dia faz toda diferença na hora de desinchar e eliminar toxinas. Outro aliado é o chá. Hortelã, gengibre, cidreira, cavalinha e hibisco são os indicados pelas nutricionistas. Se quiser acelerar o metabolismo, ainda pode acrescentar canela na bebida.
Cada fatia da pizza recheada com fatias de cebola e linguiça calabresa tem 370 calorias (a receita salta para 415 calorias com o acréscimo de queijo muçarela).
Por exemplo: dois pedaços de pizza têm cerca de 449 calorias e uma lata de refrigerante, 138. Mas, na prática, o que isso significa? Basicamente, você precisaria andar 83 minutos ou correr 43 minutos para queimar as calorias da pizza e correr 13 minutos ou andar 26 minutos para queimar uma latinha de refrigerante.
A pizza ideal: A regra para uma pizza com baixo valor calórico é: massa fina, integral, até 2 ingredientes no recheio (sem considerar o molho de tomate), sem alimentos gordurosos e borda normal, até 3 pedaços uma vez por semana.
Os pontos a favor da pizza incluem o fato de que o alimento é rico em cálcio (presente no queijo) e em licopeno (presente no tomate), substância que ajuda a combater doenças.
Para deixar a pizza mais saudável, a nutricionista sugere evitar os recheios com ingredientes embutidos por serem ultraprocessados. De acordo com ela, opções que incluem alimentos como queijos, atum, frango, abobrinha, tomate, azeitonas, rúcula, tomate seco, palmito, cogumelos, por exemplo, são mais nutritivas.
Na hora de escolher entre pizza e hambúrguer, a dúvida é comum. Ambos são pratos muito apreciados, mas qual é a opção mais saudável? Segundo especialistas, o hambúrguer tende a ser mais nutritivo, pois oferece uma combinação de carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas.
Açúcar: O açúcar presente na massa serve como fonte de carboidrato para o processo de fermentação, proporcionando uma textura mais suave na sua parte interna. Ele também confere mais sabor e aroma à massa e aumenta sua durabilidade. 8. Água: A quantidade de água da massa afeta diretamente a sua consistência.
Além da boa alimentação pratica atividade física regularmente e afirma que nos finais de semana, caso sinta vontade, consome alimentos que não fazem parte da sua rotina. “Comer pizza não prejudica a dieta, o segredo é a consistência.
Sugiro que o tamanho da pizza seja de acordo com o número de pessoas. Recomendo para mulheres de um a dois pedaços de pizza e para homens, três no máximo.
À base de queijo, tomate e manjericão, a pizza de marguerita possui naturalmente menos calorias quando comparada aos sabores tradicionais, porque tem poucos ingredientes e ausência de ultraprocessados.
Para engordar 1kg de gordura, é preciso consumir 8000 calorias a mais – denominada superávit calórico. Ou seja, consumir calorias que não serão gastas proporcionalmente. Portanto, seriam necessários consumir ao menos 26 hambúrgueres, ou 17 pedaços de pizza de mussarela com Bacon.
Depois 3 a 4 horas: horas depois de comer a pizza, o açúcar no sangue está de volta ao normal e o hormônio da fome começa a fluir novamente. Como seus níveis de triglicérides ainda estão subindo, um lanche ou uma refeição mais leve é a sua melhor aposta.
- Pizza - Digestão em 2 e 3 horas - Café médio e pão com manteiga - Digestão em 3 horas - Carnes - Digestão em mais de 3 horas - Arroz e feijão - Digestão em 3 horas - Bacon - Digestão em 12 horas E aí, conseguiu calcular quanto tempo vai levar para digerir os alimentos que pretende comer nesse natal e ano novo?
Quanto tempo a massa deve descansar? Depois de pronta, a massa de pizza deve repousar entre 40 minutos e duas horas. “Embrulhe a massa em plástico filme e deixe descansar, de preferência, por duas horas.
Muitas pessoas optam por dar um jeito nessa situação logo cedo. Algumas, inclusive, ousam dizer que pizza amanhecida é ainda melhor. Mas será que comer pizza no café da manhã é um hábito saudável? De acordo com a nutricionista americana Chelsey Amer, a resposta é: SIM!
Então o freezer é uma excelente alternativa. Ao embrulhar a massa da pizza hermeticamente e colocá-la no congelador, você pode mantê-la por cerca de dois a três meses. Depois de fazer a massa, faça bolinhas com a mesma e coloque-as em um prato.