Em função das complicações que podem acontecer nas gestações gemelares, o obstetra poderá optar por antecipar o parto. Recomenda-se que o nascimento dos gêmeos dicoriônicos ocorra entre 37 e 38 semanas. Já as monocoriônicas diamnióticas o parto é recomendado um pouco mais cedo, entre 36 e 37 semanas.
Múltiplos: O trabalho de parto em gêmeos em geral começa antes de 37 semanas e 50% dos partos ocorrem entre 34 e 37 semanas. Você está pronta? 34ª Semana – gravidez passo a passo – A mamãe sente-se enorme e desajeitada agora.
Quanto tempo dura o parto normal de gêmeos? A duração do parto é variável, podendo durar de algumas horas ate mais de um dia. Durante todo este tempo é realizado monitoramento frequente do bem-estar da mãe e dos bebês.
Durante as últimas semanas de gravidez, os gêmeos continuarão acumulando camadas de gordura e ganhando peso. A maioria dos gêmeos nasce menor que os bebês solteiros: seu peso médio é de 2,3 kg.
Em função das complicações que podem acontecer nas gestações gemelares, o obstetra poderá optar por antecipar o parto. Recomenda-se que o nascimento dos gêmeos dicoriônicos ocorra entre 37 e 38 semanas. Já as monocoriônicas diamnióticas o parto é recomendado um pouco mais cedo, entre 36 e 37 semanas.
O parto normal para gêmeos é possível, desde que a posição das crianças esteja adequada, lembra o obstetra Domingos Mantelli: “O parto de gêmeos depende muito da posição em que os bebês estão: se estão os dois de cabeça para baixo, se estão sentados, um de cabeça para baixo e o outro sentado”.
Entre eles, destacam-se: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica. Além disso, ocorre aumento da frequência urinária, das contrações e do surgimento precoce de falta de ar, ao se comparar com a gravidez de um único bebê.
Quando a barriga começa a crescer na gravidez de gêmeos?
Se você estiver grávida de gêmeos ou múltiplos, o momento em que sua barriga começar a aparecer pode chegar um pouco mais cedo. Você provavelmente ganhará peso mais rapidamente do que se estivesse carregando um único bebê, então sua cintura pode inchar um pouco mais cedo.
8 semanas. Os bebês já têm perninhas e bracinhos que já podem se dobrar, pois já se formaram algumas articulações, como punhos e joelhos. Aqui começam os movimentos involuntários pelo desenvolvimento neural e muscular.
Também é recomendável confirmação de que não exista discordância, entre os pesos fetais, superior a 20%, especialmente quando o peso estimado do 2º gemelar é maior do que o do 1º feto. Não há contra indicação à indução do parto em gestações gemelares.
Em 2018, ela deu à luz aos seus dois filhos com 12 dias de distância entre os partos, ambos sobreviveram. O recorde mundial é de uma mulher em Baltimore, nos Estados Unidos, que em 1996 teve gêmeos que nasceram com 90 dias, ou seja, três meses, entre eles.
Malformação fetal: malformações cardíacas ou do tubo neural, estão entre os riscos dos fetos que dividem a mesma placenta, por exemplo, que podem desenvolver ainda condições como a Síndrome da transfusão Feto-Fetal, resultando, muitas vezes, na morte de um deles.
Múltiplos: Gêmeos podem estar pesando cerca de 2750 gramas. O peso médio de nascimento de gêmeos está em torno de 2750 gramas por volta da 36ª a 37ª semana de gestação. No entanto, não se assuste se os seus pesarem 500 gramas a menos; isso pode ser possível e normal.
Com quantas semanas de gestação os gêmeos costumam nascer? É muito comum eles nascerem antes de completar as 40 semanas. Não é regra, mas gêmeos costumam nascer por volta da 36ª e 37ª semana. Trigêmeos chegam entre a 30ª e a 34ª.
O Colégio Estadunidense de Obstetras e Ginecologistas (American College of Obstetricians and Gynecologists) recomenda um aumento entre 14 e 22 quilos em uma gravidez de gêmeos. Para as mães de trigêmeos recomenda um aumento de peso entre 22 e 27 quilos.
No geral, o primeiro movimento mais perceptível de gêmeos acontece por volta das 16 semanas — e não 20, como geralmente acontece em uma gravidez univitelina. Isso se deve ao fato de que o mesmo espaço está sendo compartilhado por dois fetos, aumentando a percepção ao toque e ao movimento, mesmo que ele seja mais sutil.
Como saber se estou grávida de gêmeos com 4 semanas?
A gestação múltipla pode ser detectada a partir da 5ª semana via ultrassom, pode-se visualizar dois sacos gestacionais ou dois embriões no caso de gravidez de univitelinos. A gravidez de gêmeos é considerada uma gravidez de alto risco.
Um valor de hCG acima da média pode indicar uma gravidez de gêmeos ou trigêmeos, mas é preciso confirmar isso com um exame de ultrassom. “O nível normal de hCG no sangue na data esperada da menstruação (14 dias após a ovulação) é de 40 a 120 mIU/ml, mas chega até 400 mIU/ml em uma gestação múltipla”, diz ela.
A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%. No Brasil, 10 a cada 1.000 casos de gestação são de gêmeos bivitelinos.
Uma cesariana gemelar é muito semelhante a uma cesariana de apenas um feto, desde que não haja nenhum risco adicional para a mãe ou os fetos. O acompanhamento continuado durante uma gravidez múltipla é decisivo, já que permite prever com maior precisão a data e a forma mais indicada do nascimento.
A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos).
As posições sexuais também não interferem na capacidade de engravidar de gêmeos porque o mais importante é a mulher ter 2 óvulos ao mesmo tempo nas trompas e isso não pode ser alcançado durante o contato sexual, já que não é porque chegarem mais espermatozoides que a mulher irá engravidar de gêmeos.