Angra 2 teve sua operação iniciada em 2000 e, em 2004, produziu 7,5 milhões de MWh. Angra 3, a segunda usina prevista no acordo com a Alemanha, ainda não foi construída, mas todo o seu equipamento está comprado e armazenado em Angra dos Reis.
Quantas usinas nucleares existem no Brasil atualmente?
O Brasil, com suas duas usinas (Angra 1 – PWR, 640 MW e Angra 2 – PWR, 1.350 MW), possui a maior capacidade de geração (1.990 MW). O México também tem duas usinas nucleares em seu território, que somam 1.640 de capacidade instalada (Laguna Verde 1 – BWR, 820 MW e Laguna Verde 2 – BWR, 820 MW).
Em 2023, Angra 1 bateu o recorde de maior geração de energia em um mês de toda a sua história. A unidade produziu em janeiro 485.033,504 megawatts-hora (MWh), superando sua melhor marca, obtida em julho de 2021, de 483.794,225 MWh.
O Brasil é um dos vários países que se recusam a possuir armas nucleares, sob os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, mas possuem muitas das principais tecnologias necessárias para produzir esse tipo de arma.
Porque as usinas nucleares são construídas perto do mar?
Além disso, estar perto do mar é importante, já que é preciso muita água para resfriar o sistema - vale dizer que essa água não entra em contato com a radioatividade.
A energia nuclear corresponde a cerca de 3% da matriz energética do Brasil e cerca de 40% da matriz energética do Estado do Rio de Janeiro, sendo produzida por dois reatores de água pressurizada na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis.
Com capacidade instalada de 11.233,1 MW e quantidade média de garantia física de 4.571 MW, Belo Monte se firma como a maior hidrelétrica 100% brasileira.
A ideia é que, com a operação das 30 novas cascatas de ultracentrífugas, que se somarão às dez já implantadas, o Brasil poderá alcançar autossuficiência no enriquecimento de urânio. Entre 2033 e 2035, o presidente da INB calcula que o combustível nuclear produzido pela usina será capaz de atender à Angra 1 e Angra 2.
A produção de Angra 1 e Angra 2 tem capacidade para suprir 40% do consumo de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro. A Eletronuclear vem desenvolvendo uma série de medidas e avaliações técnicas para permitir que a primeira usina nuclear do país opere por mais 20 anos com eficiência e segurança.
Segundo o diretor geral, atualmente estão armazenados em Chernobyl 200 toneladas de resíduos nucleares, que, diariamente, seus funcionários empacotam e trasladam para depósitos seguros. O complexo de Chernobyl está formado por quatro blocos, construídos entre 1977 e 1983. O último deles deixou de funcionar no ano 2000.
O interesse pela tecnologia nuclear no Brasil começou na década de 50, com o pioneiro, nesta área, Almirante Álvaro Alberto, que entre outros feitos criou o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, e que importou duas ultra-centrifugadoras da Alemanha para o enriquecimento do urânio, em 1953.
O principal mineral de urânio é a uraninita (UO2). Outros minerais de urânio (variedades primárias ou secundárias) apresentam-se em cores variadas: amarelo (uranofano, autunita), verde (tobernita), etc.
O tempo de operação também é longo, podendo durar cerca de 60 anos na maioria dos casos. Outro ponto importante é que em usinas nucleares não há emissão de gases-estufa, ou seja, gases capazes de intensificar o efeito estufa.
Mesmo não fazendo parte do restrito clube de nove países com bombas atômicas, o Brasil é hoje parte de outro seleto grupo. "O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem jazidas de urânio e tem essa capacidade de produção de combustível nuclear", afirma Patti.
O Brasil não tem bombas atômicas, embora esteja entre os mais desenvolvidos em termos de conhecimento e domínio de tecnologias nucleares. Detém a nona maior reserva de urânio do mundo e também é reconhecido pela World Nuclear Association como uma das 13 nações capazes de enriquecer o minério.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) iniciou nesta segunda-feira (24) as obras de infraestrutura do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), o maior centro brasileiro de pesquisa para aplicações da tecnologia nuclear, localizado na cidade de Iperó, no interior de São Paulo.
Se considerarmos a potência instalada, a maior central de energia nuclear do mundo é a usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, localizada na cidade de Niigata, ao noroeste de Tóquio (Japão).
Iniciada na década de 1980, a obra de Angra 3 foi paralisada em mais de uma ocasião por falta de recursos. Em 2015, a obra sofreu uma interrupção por suspeitas de corrupção apontadas na Operação Lava Jato. Em 2022, uma nova tentativa de retomada fracassou.
Qual é a única usina nuclear que existe no Brasil?
Atualmente, o Brasil tem duas usinas em funcionamento: Angra 1 e Angra 2. Elas ficam na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro.
A última etapa da análise para retomada das obras é uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) , que ocorrerá no início de dezembro. O empreendimento, na Costa Verde do Rio de Janeiro, já avançou 66% e deve ficar pronto entre 2030 e 2031, se o Conselho der sinal verde.
Desvantagem: a energia nuclear é potencialmente perigosa (vide o acidente de Chernobyl). Contra-argumento: os novos modelos de usinas são mais simples, e dependem menos de intervenções humanas ou mecânicas, em caso de acidentes.
Essas partículas constituintes do núcleo são denominadas nucleons. Não poderemos dissociar do d e s e n v o l v i m e n t o e aproveitamento da energia nuclear o nome de Enrico Fermi, um dos maiores físicos do século. Enrico Fermi nasceu, em Roma, no dia 29 de setembro de 1901.