Quantas vezes pode fazer a PEP?
A PEP pode ser feita quantas vezes for necessário, mas se as exposições de risco forem frequentes aí vale a pena fazer o Prep.Pode tomar PEP sempre?
A PEP sexual não é indicada para todos e nem deve ser usada a qualquer momento. Ela não substitui o uso da camisinha e não deve ser utilizada em exposições sucessivas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativas.Pode tomar PEP por mais de 28 dias?
Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco.O que corta o efeito do PEP?
O uso de bebidas alcoólicas com o uso de antirretrovirais pode sim atrapalhar o tratamento. O estudo destes medicamentos deve ser cuidadoso e orientações inadequadas podem causar problemas. O álcool deve ser usado com muita moderação junto com antivirais.Como a PEP funciona? | Perguntas para a farmacêutica | #26
O que a PEP pode causar no organismo?
Apesar disso, quase metade dos expostos em uso da PEP apresenta efeitos adversos. Geralmente, eles são leves e autolimitados. Os mais comuns são alterações gastrointestinais, astenia, cefaleia e tontura. Entretanto, eventos mais graves já foram observados e a taxa de interrupção da profilaxia permanece elevada.Quanto tempo dura o efeito da PEP no organismo?
A prevenção é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus de se estabelecer no organismo. Por isso, é importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.Quanto tempo a PEP protege?
A PEP é o uso de medicamento anti-HIV em caráter de urgência, APÓS uma situação de risco, por somente 28 dias, e já está disponível no Brasil há anos.Como saber se a PEP está fazendo efeito?
Após 10 dias o vírus cai na corrente sanguínea e se dissemina, indo para os linfonodos. O pico de vírus na corrente sanguínea ocorre de 21 a 28 dias após a exposição. A PEP atua matando os vírus que entraram no organismo antes que eles tenham a chance de se estabelecer.O que não fazer quando estiver tomando PEP?
A PEP é uma emergência, lembre-se disso. Após 72 horas, provavelmente não funcionará. Durante o tratamento você deve praticar abstinência sexual. Porém, em caso de relação sexual, use preservativos com os parceiros (as) sexuais.É raro a PEP falhar?
Não falha por este motivo, as falhas são por uso irregular da medicação, ou por vírus resistente aos antiretrovirais que compõem PEP (e pelos estudos, ainda são raros os casos). As 72h é o tempo maximo para o início da PEP para que o tratamento seja eficaz.O que evitar tomando PEP?
Não há nenhuma restrição alimentar com a PEP do ponto de vista de interação com os antirretrovirais. Só evite fazer uso de suplementos vitamínicos e minerais no mesmo horário da PEP. Existem também algumas interações com outros medicamentos.Qual a taxa de sucesso da PEP?
Entre homens que fazem sexo com homens e travestis, a eficácia pode chegar a 99% se a pessoa tomar a dose certa todo dia.Quais doenças O PEP previne?
O preservativo é uma barreira de proteção para várias infecções e a PEP é indicada apenas para evitar a infecção pelo HIV. Outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis e a gonorreia e mesmo as hepatites virais não são evitadas com o uso da PEP.Quantos dias a PEP faz efeito?
Por isso, a cada três meses, devem ser realizados exames de acompanhamento que verificam a reação aos medicamentos, além de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual.O que acontece se parar de tomar PEP?
Com relação a interrupção da PEP, isto provavelmente não vai interfirir na eficácia, no caso da necessidade de uma eventual, segunda profilaxia. Entretanto, lembramos que a PEP é um procedimento que não deveria ser nessessário, pois existem medidas de proteção e prevenção que evitam o contagio.O que o PEP faz no organismo?
PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).