Quantas vezes está escrito na Bíblia que Jesus chorou?
35 Jesus chorou. 36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava! 37 E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
Onde na Bíblia está escrito que Jesus chorou no Getsêmani?
Quando chega a hora marcada por Deus para salvar a humanidade da escravidão do pecado, contemplamos em Getsêmani Jesus Cristo que sofre dolorosamente, até derramar um suor de sangue (cfr. Lc 22,44), e que aceita espontânea e rendidamente o sacrifício que o Pai lhe reclama[1].
Contudo, o que o Senhor Jesus pede é que “sejamos diferentes”. Inclusive, foi para isso que o Senhor Jesus escolheu o povo de Israel, explica a apresentadora. “Para que fosse um povo separado, diferente, que não se igualasse a esse mundo. Mas, eles não faziam isso, por isso Jesus chorou”.
Ao contrário do que muitos pensam, Jesus não se agitou e se perturbou por causa de Lázaro, pois Ele sabia que poderia ressuscitá-lo. Mas Jesus chorou por causa do desespero que aquelas pessoas estavam vivendo, por causa da incredulidade. Não criam que Jesus poderia ressuscitar Lázaro.
A imagem de Jesus chorando é usada para representar a tristeza e a compaixão diante das mazelas do mundo, sugerindo que até a figura mais pura e divina é tocada pela dor humana.
O pranto de Jesus é o antídoto contra a indiferença face ao sofrimento dos meus irmãos. Aquele pranto ensina-me a assumir a dor dos outros, a tornar-me participante do incômodo e do sofrimento de quantos vivem nas situações mais dolorosas”.
O choro de Jesus nos revela o Seu amor por Lázaro e por todos nós. O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, expressando também a Sua glória (João 1.14). Ele é o Cristo de Deus, Salvador e Senhor dos que creem.
O Monte das Oliveiras é uma representação forte da fé cristã. Nele, Jesus chorou, pensando no povo de Deus e no projeto de salvação e remissão do Pai Eterno para todos nós, seus filhos. Um lugar para refletir realmente a intensidade do amor divino pela humanidade.
A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras.
Jesus e os discípulos foram a um lugar chamado Getsêmani. E Jesus lhes disse: — Sentem-se aqui, enquanto eu vou orar. Então Jesus foi, levando consigo Pedro, Tiago e João. Aí ele começou a sentir uma grande tristeza e aflição e disse a eles: — A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar.
Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens. E este choro é alegre porque restaura a alma, vivifica o espírito, traz esperança, aproxima o homem do seu Criador.
35 Jesus chorou. 36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava! 37 E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? 38 Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, foi ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
Qual o valor das lágrimas? Está no valor que você da à vida, no sentido em que deixa sua vida caminhar. Se você deixar seu coração quebrantado deixará lágrimas valiosas rolarem, mas se endurecer seu coração colherá lágrimas de amargura e sofrimento. Deus resiste aos soberbos, mas aos mansos concebe graça e sabedoria.
Os evangelhos jamais mostram Jesus rindo ou sorrindo. Uma coisa, porém, eles atestam: Jesus chorou, e duas vezes — por sua cidade, Jerusalém, e por seu amigo, Lázaro.
Paz no céu e glória nas maiores alturas!» -- E em meio a esta alegria do povo, em meio a este entusiasmo da multidão e dos discípulos, à vista da cidade santa, Jesus chora. Chora por causa de uma cidade que aparentemente tem de tudo para ser feliz.
Só no último dia de vida (a sexta-feira começava na noite de quinta-feira), Jesus orou três vezes: no Cenáculo, no [...] - Edição Atual exclusiva para assinantes. - Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online.