Um dos maiores nomes da NBA, Stephen Curry completa 36 anos nesta quinta-feira, 14 de março. Quatro vezes campeão e duas vezes eleito MVP da liga de basquete, o armador do Golden State Warriors também se destaca dos demais no âmbito financeiro.
Curry, no entanto, foi eleito MVP pela primeira vez na história por unanimidade. Em 2016/17, Stephen Curry e companhia tiveram novamente rendimento de 81% e venceram a Conferência Oeste, chegando à terceira final consecutiva diante do Cleveland. Desta vez, os Warriors levaram a melhor, por 4 a 1.
Agora são 4 títulos de NBA, 2 MVPs da temporada regular - com um deles sendo o único unânime da história -, 1 MVP das Finais, o maior número de bolas de 3 na história da liga, 8 All-NBA e 8 participações no All-Star Game.
O maior vencedor do MVP das Finais é Michael Jordan. O ex-ala-armador foi eleito o jogador mais valioso da decisão em seis oportunidades (1991 a 1993 e 1996 a 1998, sempre pelo Chicago Bulls) e tem dois prêmios de vantagem sobre o segundo maior conquistador, LeBron James.
➡️JOGADORES MAIS VEZES ELEITOS MVP DAS FINAIS: Michael Jordan foi eleito MVP em todas Finais da NBA que disputou pelo Chicago Bulls. Foram seis ao todo, em 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998.. LeBron James tem quatro troféus de 'NBA Finals'.
COMO ELE PASSOU DE MEDÍOCRE PARA UMA LENDA DA NBA *
Quem foi o MVP mais novo?
1 - MAGIC JOHNSON (20 ANOS): Em 1980, o rookie Magic Johnson se tornou o MVP das Finais mais novo da história ao vencer o Philadelphia 76ers, de Julius Erving, por 4 a 2.
É também utilizado para premiar o melhor da NFL. O termo player, de gênero neutro, é utilizado porque o prêmio também pode ser concedido a mulheres. O primeiro jogador da história a ser agraciado com o prêmio MVP por unanimidade foi Stephen Curry, do Golden State Warriors.
O jogador de 29 anos desbancou os armadores Luka Doncic, esloveno do Dallas Mavericks, e Shai Gilgeous-Alexander, canadense do Oklahoma City Thunder, na disputa. Foi a terceira conquista de MVP do atual campeão da NBA com os Nuggets. Jokic também faturou o prêmio nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022.
Westbrook foi eleito o MVP da NBA em 2017, pelo Thunder, soma duas indicações ao quinteto ideal da liga, nove indicações ao All-Star Game e foi duas vezes o cestinha da liga e três vezes o líder de assistências. O armador foi campeão do Mundial de 2010 e da Olimpíada de 2012 com os Estados Unidos.
Kobe Bryant conquistou o título da NBA cinco vezes. Conseguiu um tricampeonato entre 2000 e 2002 como coadjuvante de Shaquille O'Neal e um bicampeonato em 2009 e 2010 já como protagonista, sendo MVP das Finais dos últimos dois títulos.
Pelo Oklahoma City Tunder, Durant foi MVP da temporada 2013/14. Logo após o título do Cleveland Cavaliers em 2016, o ala-pivô assinou uma polêmica transferência para o Golden State Warriors, campeão em 2015 e que seria bicampeão consecutivo em 2017 e 2018.
Afinal, são quatro títulos em seis finais disputadas; dois prêmios de MVP (jogador mais valioso) da temporada regular, sendo o único a ser eleito unanimemente; sete seleções para o Jogo das Estrelas e para o time ideal da liga; dois títulos de cestinha da temporada; recordista absoluto em bolas de 3 pontos convertidas; ...
O maior MVP da história é Kareem Abdul-Jabbar, eleito seis vezes, seguido por Michael Jordan e Bill Russel, com cinco troféus. Apenas LeBron James ganhou o MVP quatro vezes, enquanto Larry Bird, Magic Johnson e Moses Malone tiveram três escolhas.
Dez votos decidem a escolha do 'MVP Finals': nove votos são dados por jornalistas especializados em NBA e o voto restante é do público. Os fãs de basquete podem fazer a sua escolha do MVP das finais no site oficial da NBA, contando como o décimo jurado.
A NBA anunciou nesta quarta-feira (8) o vencedor da premiação de MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada 2023/2024. Como era de se esperar, o sérvio Nikola Jokic ficou com o prêmio pela terceira vez na carreira. Ele superou Luka Doncic, do Dallas Mavericks, e Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder.
Acabou o mistério! Nikola Jokic foi anunciado oficialmente como MVP (jogador mais valioso) da temporada regular de 2023-24 da NBA nesta quarta-feira (8).
Lenda do Chicago Bulls, Michael Jordan é o jogador com mais troféus de MVP das finais da NBA. O ala-armador conquistou o prêmio seis vezes entre 1991 e 1998. LeBron James aparece logo na sequência, com quatro prêmios.
Kobe Bryant conquistou o prêmio de MVP apenas uma vez, na temporada 2007/2008. Nesse ano, os Lakers tiveram a melhor campanha na Conferência Oeste, embora tenham perdido o título para o Boston Celtics, por 4 a 2. Kobe disputou 82 partidas, mantendo médias de 28,3 pontos, 6,3 rebotes e 5,4 assistências.
O Boston Celtics reassumiu a liderança da lista de times com mais títulos na história da NBA. Nesta segunda-feira (17), a franquia venceu a liga norte-americana de basquete pela 18ª vez e deixou para trás o rival Los Angeles Lakers, dono de 17 taças.