Agora, são seis a mais do que Internacional e Fluminense, que dividem o segundo lugar, com cinco títulos. São Paulo e Flamengo aparecem logo abaixo, com quatro. O Timão quebra também um jejum de cinco anos sem vencer a Copinha.
O Inter, por sua vez, jamais teve a chance de disputar o que lhe falta, pois não é campeão brasileiro desde 1979 e só faturou a Copa do Brasil uma vez, em 1992, quando a Supercopa não estava mais em jogo. Todos os outros chamados grandes do futebol brasileiro possuem gaps em sua lista de troféus.
Palmeiras e Santos disputam amanhã (25) a final da Copa São Paulo Júnior de olho em mais um título que certamente será muito comemorado pelo campeão, mas que não tem muita importância financeira. Não há prêmio em dinheiro para quem levantar a taça.
A primeira Copinha teve a participação somente de equipes paulistanas. Apenas quatro confirmaram participação na primeira edição: Corinthians, Palmeiras, Juventus e Nacional.
A Copinha 2024 terminou com Jardiel, do Grêmio, como artilheiro. Mesmo com o time gaúcho eliminado nas oitavas de final, o centroavante se manteve na liderança da lista, com nove gols marcados.
Suas maiores conquistas foram as do Mundial de Clubes da FIFA, em 2006, e os dois títulos da Copa Libertadores da América, em 2006 e 2010, além de uma Copa Sul-Americana de forma invicta, em 2008, dois títulos da Recopa Sul-Americana, em 2007 e 2011, e uma Levain Cup/CONMEBOL (Copa Suruga Bank), em 2009.
A Juventus é quem mais venceu a Serie A, com 36 títulos, seguida pela Internazionale (20), que ultrapassou justamente o Milan (19) como a segunda maior campeã nacional.
Dentre seus principais títulos, destaca-se o tricampeonato mundial, recorde absoluto em nível nacional. Em títulos internacionais oficiais da FIFA e confederações continentais, o São Paulo é o clube brasileiro mais vitorioso, com 12 conquistas deste porte.
Os times paulistas dominam a Copinha, tendo vencido 33 vezes ao longo de 54 edições. As crias de Cotia do São Paulo já se sagraram campeãs quatro vezes, e os meninos da Vila, do Santos, três.
Ao assinar um contrato, a base dos salários gira em torno dos R$ 1.000. O atleta passa também a receber benefícios que variam de acordo com o desempenho do jogador.
O título é importante para consagrar os jogadores e incentivar os clubes a revelarem novos talentos, mas não tem tanta relevância na parte econômica para o vencedor. A Copinha não possui premiação financeira pela Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da competição.
Quanto o Corinthians ganhou na Copinha em dinheiro?
Nessa quinta-feira (22), o Timão venceu o Cianorte por 3 a 0 e avançou à segunda fase da competição nacional. A equipe alvinegra garantiu R$ 3,25 milhões com a vaga na próxima fase do mata-mata nacional.
A atual sequência negativa do clube ultrapassa o maior período sem conquistas, entre os anos de 1962 e 1968, onde não levantou nenhuma taça. O último triunfo completa oito anos oficialmente no dia 8 de maio. Até esta data não há possibilidade de título, o que garante o pior ciclo da história.
Ao longo de sua gloriosa história, o Internacional conquistou praticamente todas as taças possíveis, seja em âmbito regional, nacional, continental ou mundial. A extensa lista de títulos conta com Mundial de Clubes, Libertadores da América, Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e muito mais.