Desde então, a equipe colorada ganhou diversos títulos. Entre eles, o Mundial, duas Copas Libertadores, a Recopa e a Copa Sul-Americana - conquistadas na década de 2000 - e três Campeonatos Brasileiros - na década de 1970, com time liderado por Falcão.
Ostentando seu bicampeonato e 15 participações na competição até o momento, o colorado foi o primeiro clube gaúcho a ser semifinalista e finalista da Libertadores, apesar de ter sido vice-campeão em 1980 após ser derrotado pelo Nacional, no Estádio Centenário.
Quantos títulos de Libertadores o Internacional tem?
River Plate (ARG) e Estudiantes (ARG) - 4 Títulos. Olimpia (PAR), Nacional (URU), São Paulo (BRA), Grêmio (BRA), Santos (BRA), Palmeiras (BRA) e Flamengo (BRA) - 3 Títulos. Cruzeiro (BRA), Internacional (BRA) e Atlético Nacional (COL) - 2 Títulos.
Em competições oficiais, o Internacional tem mais troféus internacionais (sete a seis), enquanto o Grêmio leva vantagem nos títulos nacionais (8 contra 4). Já em âmbito estadual, o Colorado tem mais títulos: 47 contra 46.
Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira (23/10) na sede da Conmebol, ficou definido que o Inter enfrentará o Boca Juniors nas oitavas de final da Libertadores.
Internacional: Supercopa do Brasil. Palmeiras: Mundial de Clubes e Copa Sul-Americana. Santos: Copa Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Sport: Mundial de Clubes, Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
Campeão em 1999, o Palmeiras embalou dois títulos consecutivos sob ordens do técnico Abel Ferreira, em 2020 e 2021, para chegar ao panteão dos maiores campeões. E, já na temporada seguinte, o Flamengo também se tornou tricampeão.
O maior campeão da América é o Independiente, dono do sete troféus. Apesar disso, o Rojo está há 40 anos na fila anos, já que a última conquista aconteceu em 1984. Além disso, o Diablo é o único tetracampeão consecutivo, de 1972 a 1975, além de ter um bicampeonato em 1964 e 1965.
Entre os clubes grandes do país, apenas Athletico-PR, Botafogo e o Flu não têm a taça mais importante da América. Dos três, apenas o Alvinegro nunca chegou em uma decisão. O Athletico chegou a duas finais da Libertadores, contra o São Paulo, em 2005, e contra o Flamengo, em 2022.
Em 2024, o Internacional pode completar sete anos sem um título oficial. O maior jejum do tipo ocorreu entre 1961 e 1969, quando faturou seu 17º título estadual após oito anos de seca. A última taça oficial conquistada pelo Colorado foi a Recopa Gaúcha de 2017, depois de vitória sobre o Ypiranga de Erechim.
Qual é o time brasileiro que tem mais tradição na Libertadores?
Com 24 participações, o Palmeiras é o clube brasileiro que mais vezes esteve na Libertadores masculina, liderando a lista abaixo, que mostra além do número de edições de que disputaram, também o desempenho, com a fase a que cada clube chegou.
A Libertadores já foi conquistada por 26 clubes diferentes, sendo que 15 deles venceram o título mais de uma vez. O maior campeão é o Independiente, da Argentina: o "Rey de Copas", como é conhecido justamente por essa razão, tem sete troféus do torneio em sua galeria.
A atual sequência negativa do clube ultrapassa o maior período sem conquistas, entre os anos de 1962 e 1968, onde não levantou nenhuma taça. O último triunfo completa oito anos oficialmente no dia 8 de maio. Até esta data não há possibilidade de título, o que garante o pior ciclo da história.
O Inter, por sua vez, jamais teve a chance de disputar o que lhe falta, pois não é campeão brasileiro desde 1979 e só faturou a Copa do Brasil uma vez, em 1992, quando a Supercopa não estava mais em jogo. Todos os outros chamados grandes do futebol brasileiro possuem gaps em sua lista de troféus.