O número de faltas que o aluno pode ter depende principalmente da carga horária da disciplina. Por exemplo, numa disciplina com 64 horas-aula durante o semestre, o aluno pode faltar 64*0,25 = 16 horas.
A Lei nº 9.394/96, a Resolução CFE nº 04/86 e o Regimento Geral estabelecem a frequência obrigatória, em cada disciplina, em 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e demais atividades programadas.
A maioria das instituições diz que o aluno deve comparecer em 75% das aulas. Ou seja, a porcentagem de falta deve ser até 25%. Então, se uma matéria tem 60 horas, você só pode faltar 15 horas. Existem formas de justificar as faltas.
75% de frequência equivale a 25% de faltas. Em um contexto escolar onde o total de aulas é 100, por exemplo, 75% de frequência significa que o aluno compareceu a 75 aulas e faltou a 25.
Análise da porcentagem de alunos presentes nas aulas
Considerando, por exemplo, uma classe de 60 alunos, suponhamos que, no dia da aula em questão, apenas 38 compareceram. Nesse caso, o cálculo será desenvolvido da seguinte forma: 38/60 x 100 = 0,63.
POSSO FALTAR ATÉ 50 DIAS, TER ATÉ 25% DE FALTAS EM CADA MATÉRIA. É ISSO, PROFESSOR? #dicasdoiristeu
O que abona falta na faculdade?
Na educação superior, a falta é compensada com a atribuição de exercícios domiciliares. O atestado médico não autoriza o abono automático da falta. 2. De outro lado, a jurisprudência admite a flexibilização dos requisitos para a compensação, quando a ausência ocorre por motivo de saúde.
Para disciplinas com Carga Horária Semestral de 30 horas o número máxi- mo de faltas no semestre é de 7 faltas; as de 60 horas o número máximo de faltas no semestre é de 15 faltas; as de 90 horas o número máximo de faltas no semestre é de 22 faltas; as de 120 horas o número máximo de faltas no semestre é de 30 faltas.
Para ser aprovado, o estudante deve frequentar pelo menos 75% da carga horária do semestre. Considerando um semestre com carga-horária de 64 horas-aula e aulas duas vezes por semana, o estudante pode faltar até 8 dias (16 horas-aula).
O que acontece se reprovar por frequência na faculdade?
O aluno reprovado por média ou freqüência, quando inscrito novamente, deverá repetir a disciplina integralmente, sujeitando-se tanto à nova avaliação quanto à freqüência.
Nos cursos superiores ministrados em regime presencial, a frequência mínima exigida aos alunos é de 75% das aulas e atividades programadas. Esse percentual deve constar do regimento e do estatuto.
O aluno que ficou retido (não teve promoção pra série seguinte) será matriculado regularmente nas disciplinas não tendo direito a plano de acompanhamento. O Plano só é dado quando a disciplina for de série anterior e houver conflito de horário.
A justificação de faltas é feita por meio da apresentação de documentação que comprove o motivo da ausência, conforme os citados no tópico anterior. As informações detalhadas sobre qual documento deve ser entregue em cada situação podem ser encontradas no Portal do Aluno.
A falta justificada dá ao estudante o direito de solicitar de avaliação de segunda chamada, ou seja, uma nova chance de fazer avaliações ou trabalho escolar/acadêmico. O prazo para entrega de documento que justifique a falta deverá ser de até quatro dias úteis, após o término da vigência do atestado.
Como justificar falta na faculdade por motivo de doença?
3º - Os documentos que justificam as faltas registradas são: I - Atestado médico, psicológico, odontológico e de demais profissionais da área de saúde, com registro em conselho profissional, indicando a impossibilidade do discente de frequentar as aulas. Apresentar o original.
As faltas justificadas estão previstas no artigo 473 da CLT, que afirma que o colaborador poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário em 12 situações, entre elas nascimento de filho, casamento, falecimento de familiar e alistamento ao exército.
Para conseguir ter esse controle, deve-se dividir o número de aulas que o respectivo aluno frequentou pelo número total de aulas ministradas e multiplicar isso por 100. Vamos te apresentar um exemplo, se foram ministradas 60 aulas e este aluno estava presente em 48 aulas, logo, sua presença será: 48/60 . 100 = 80%.