É bom lembrar que alguns cabeçotes aceitam apenas uma plaina de superfície, enquanto outros suportam até três. Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas.
Pode trocar a junta do cabeçote sem plainar o cabeçote?
Não plainar (retificar) o cabeçote quando necessário
A omissão deste passo pode resultar em uma reparação ineficaz, causando descontentamento e prejuízos para o dono do carro, além do custo de retrabalho para a oficina.
Caso o dano pelo superaquecimento seja menor, a retífica não é necessária. Assim, basta realizar a troca da junta. Quando isso acontece, o procedimento mais correto é desligar o propulsor e rebocar o veículo.
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.
O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
Plainar Cabeçote Preço R$120 em média pra linha leve (carros de passeio) mas antes deixarei esse vídeo explicando quando é necessário plainar o cabeçote.
A junta do cabeçote foi projetada para ser tão resistente quanto o motor, tendo uma vida útil de 150.000 a 300.000 quilômetros. No entanto, essa estimativa pode variar de acordo com uma variedade de elementos.
É preciso ter em mente que o cabeçote precisa ser plainado após sua remoção do bloco. Ou seja, sua superfície de contato com a junta deve ser alinhada novamente para que não haja folgas nesse contato, o que inviabiliza o serviço.
O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.
Qual o preço médio para o conserto da junta do cabeçote?
É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00. Agora é que vem o problema: se você demorar para perceber o superaquecimento ou demorar para corrigi-lo, a junta queimada pode gerar sérios danos ao cabeçote e ao motor.
Quando queima a junta do cabeçote é necessário fazer retífica?
Quando se faz a identificação do problema com alguma antecedência, há uma grande possibilidade de que os gastos financeiros sejam menores, assim como os danos. Em geral, a retífica não é necessária se o problema é pequeno - nesse caso, costuma-se fazer a troca da junta do cabeçote, em vez de mexer em todo o sistema.
Como saber se a retífica foi bem-feita? A principal maneira de perceber se a retífica foi bem executada é observar seu carro nos primeiros 1000 km rodados após o serviço. É importante manter a água e óleo dentro dos limites adequados neste período, e claro, sempre.
Na etapa de amaciamento, assim que você receber o motor retificado é importante que ligue a chave do carro e deixe o propulsor aquecer em marcha lenta durante um tempo, até que a ventoinha seja acionada duas vezes.
Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente.
Toda vez que for necessário trocar junta. também será preciso aplainar o cabeçote. Não, isso não é necessário. O que é preciso ser feito é uma medição, então retirou se o cabeçote.
Falando em quilometragem, outra dúvida comum é quantos mil quilômetros um motor retificado entrega. Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. O que, nos carros a gasolina/etanol, costuma ser algo entre 200 e 300 mil km.
O superaquecimento do motor é uma das principais causas de danos à junta do cabeçote. O calor excessivo pode comprometer a vedação da junta, levando ao vazamento de líquido de arrefecimento e óleo. Além disso, o superaquecimento pode causar deformações na junta e até mesmo fundir partes do motor.
Como fica o óleo quando queima a junta do cabeçote?
Um sinal evidente de que houve contaminação pode estar na vareta do cárter ao verificar o nível do lubrificante do motor. Se notar que o óleo está com aparência leitosa e uma cor meio “café com leite” é um sintoma de que o lubrificante foi seriamente contaminado.
Como saber se precisa retificar o cabeçote do motor?
O consumo de óleo pelo motor pode ser indicado pela fumaça azulada, porém se ela for branca e espessa também é sinal de retífica iminente. A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão.
A plaina de cabeçote é uma ferramenta com ótimo rendimento e espelhamento do bloco, ideal para atividades de desbaste e de acabamento em materiais não-ferrosos. Oferece máxima durabilidade e precisão, sendo um item indispensável para diversas linhas de produção.
Retificar é voltar o motor novamente dentro dos padrões de fábrica, mesmo as medidas sendo superiores (sobre medidas). As montadoras toleram estas alterações, tanto que colocam as disposições no mercado, peças sobre medidas até 4 vezes a medida padrão (Std), ou seja, 0,25, 0,50, 0,75, 1,00 mm.
Irrestringível, irrenunciável e inegociável. O prazo para exercício de direito de Garantia Legal dos serviços de retífica de motores, considerado como serviços duráveis, é de 90 dias, a contar da data do término do serviço e entrega ao cliente.
Em geral, a retificação é uma boa opção para seu veículo. Você terá um motor praticamente novo e o desempenho será o mesmo ou até melhor de antes de apresentar o problema. Com peças boas e profissionais qualificados para executar esse serviço, vale muito a pena retificar o motor de um veículo.