A cada três usos: pijamas, sutiãs, saias, vestidos, calças sociais, bermudas. A cada quatro usos: blazers, malhas de lã, jeans. Duas vezes por estação: Casacos pesados. Quatro vezes ao ano: Colchas e edredons.
Especialista afirmam que usar roupa vinda da loja sem lavar pode resultar em 4 problemas de saúde: irritação de pele, infecção por fungos e contrair piolhos e até sarna. O último motivo ainda tem a ver com todos os produtos químicos que são usados nas peças, desde a produção até a exposição na loja.
Repetir o uso de roupas por vários dias é uma atividade ligada a evitar tomar decisões demais durante o dia, gerando menos estresse principalmente pela manhã. O problema é que lavá-las com muita frequência pode prejudicar o tecido, além de gerar lavagens extras desnecessárias e gastar recursos demais, como a água.
A cada 3 usos: pijamas, sutiãs, saias, vestidos, calças sociais e bermudas. A cada 4 usos: jeans, malhas de lã e blazers. 2 vezes por estação: casacos pesados. 4 vezes ao ano: colchas e edredons.
Não existe uma regra rígida para quantas vezes se pode voltar a usar a mesma roupa, mas os especialistas dizem que há alguns tipos que devem ser lavados após cada utilização: roupa interior, meias, collants, leggings e roupa de desporto.
POSSO USAR A MESMA ROUPA POR QUANTO TEMPO? | SEM FRESCURA
Quantos dias podemos usar o mesmo pijama?
Mas, no geral, em termos de saúde e higiene, é recomendável lavar o pijama a cada 2-3 usos. O suor, células mortas da pele e outras impurezas podem se acumular no tecido do pijama ao longo do tempo, o que pode criar um ambiente propício para o crescimento de bactérias e ácaros.
Se não estiverem sujas ou com cheiro desagradável, as camisas podem ser usadas até duas vezes sem que precisem ser lavadas. Mas, se apresentarem qualquer uma das duas situações, precisam ser higienizadas já no primeiro uso. Nos dias mais quentes, inclusive, essa costuma ser a melhor opção.
As brancas devem podem ficar de um dia para o outro e as de cor, somente alguns minutos. Roupas de cor forte se ficam muito tempo de molho vão desbotar com certeza, e uma roupa desbotada fica com aparência de velha. Se a roupa tem cor forte, essa é sua cor de origem.
Por serem peças novas, é comum imaginar que são roupas limpas, mas ambas sabemos que ela pode ter sido experimentada por várias outras pessoas, e mesmo que compradas on-line, possivelmente passaram meses dentro de caixas e em estoques. Por isso, sim, você deve lavar suas roupas novas antes de usá-las.
Mas, em geral, a maioria dos especialistas recomenda lavar sua calça jeans depois de 3 a 5 usos, ou seja, cerca de uma vez por semana. Isso porque o jeans é um tecido resistente, que não precisa ser lavado a cada uso, a menos que esteja muito sujo ou manchado.
O ato de usar a mesma peça de vestuário mais de uma vez está ganhando força não apenas como uma escolha econômica, mas também como um gesto ecoconsciente e que pode trazer benefícios reais para a saúde. Também é verdade que temos algumas peças de roupas favoritas, que usamos constantemente.
As peças repetidas passam quase desapercebidas", detalha. É aconselhável não repetir um mesmo vestido, por exemplo, em um casamento da mesma família. Já uma peçaa clássica, de estilo, pode ser usada sempre. "Lembre apenas de mudar os acessórios para não parecer que é o mesmo look de ontem", acrescenta a estilista.
Além das bactérias do suor, as roupas usadas em academias ou ambientes esportivos podem entrar em contato com bactérias como Staphylococcus aureus, resultando em infecções comuns em ambientes comunitários e hospitalares. Essas infecções podem se tornar graves se entrarem nos tecidos internos ou na corrente sanguínea.
“As calças, saias ou shorts jeans podem ser lavados após três ou quatro usos. Exceto quando houver derrubado algum tipo de alimento, mas no geral, esse tempo é ideal para higienizá-las, já que elas são peças básicas no guarda roupa de todos”, comenta Claudia.
O que pode acontecer se usar roupa nova sem lavar?
Em entrevista para o programa de TV norte-americano Today, o especialista afirmou que usar roupa vinda da loja sem lavar pode resultar em 4 problemas de saúde: irritação de pele, infecção por fungos e contrair piolhos e até sarna.
Devem ser lavados a cada três usos: bermudas, vestidos, calças sociais, saias, sutiãs e pijamas; Devem ser lavados todas as semanas: fronhas e lençóis; Devem ser lavadas duas vezes por semana: toalhas de rosto e de banho; Devem ser lavadas a cada uso: calcinhas, cuecas, meias, leggings e roupas esportivas.
Primeiro porque qualquer coisa que vem da rua, e vai entrar em contato com seu corpo, é bom higienizar. Depois, porque mesmo que os lençóis venham fechadinhos, eles costumam passar por processos, ainda na fábrica, com químicos que podem alterar a maciez do lençol. Isso porque o sabão reforça esses produtos.
Lavar roupas novas antes de usá-las evita desde alergias até intoxicações Cardápios saudáveis, dicas de exercícios e de cuidados para a mente. Caso sim, lave-as a cada 2 dias. No caso de blusas e camisetas, o ideal é que sejam utilizadas no máximo duas vezes se houver ausência de odores.
Virar a roupa do avesso evita o desgaste, reduzindo a formação de borbotos e preservando os tecidos. Além disso, qualquer bordado, desenho impresso, ou outros detalhes ficam mais protegidos. O facto de colocar as roupas do avesso não afeta o desempenho da lavagem.
Ao usar a mesma roupa todos os dias, você vai reconhecer o que é mais importante na sua vida e, logo, descobrirá que não são as peças que está usando. Adotar um uniforme mais universal pode deixá-lo com mais energia para tomar decisões importantes durante o dia.
Quantos pijamas a gente deve ter? O ideal é ter pelo menos 2 pijamas. Isso porque a pele elimina células mortas durante o sono que acabam ficando no pijama. Usar a mesma peça por mais de dois dias pode prejudicar a sua saúde.
Não misturar jeans com peças de tecido mais fino. Não misturar peças que soltam pelos com outros tecidos. Lavar peças íntimas com roupas de tecidos mais leves.