Os pneus médios (amarelo) também são mais rápidos, mas sua durabilidade é de nível intermediário e pode se estender por até 40 voltas ou além; Os pneus duros (branco) permitem longos stints (períodos com um pneu até o próximo pit stop) e asseguram os pilotos quanto ao risco de um furo ou da queda de rendimento.
Já quem larga com a borracha mais macia, que dura entre 14 a 19 giros, mas optar por fazer a parada para colocar os duros, que resistem facilmente até o encerramento da prova, pode ter vida mais complicada ao longo da disputa.
Porém, o mais interessante é analisar o caso do pneu. Segundo os dados, são usados 33.200 por temporada (todas as equipes). Considerando que cada jogo de pneus custa US$ 25 mil (R$ 60 mil), o valor total corresponde a US$ 207.500.000 — ou mais de R$ 490 milhões!
Ao chegarem, os mecânicos retiram os pneus dos aquecedores, – mantidos em temperaturas de até 1.000ºC -, e os profissionais responsáveis pelo abastecimento dos carros checam as medidas da bomba de combustível.
C1 significa Composto 1 e é o pneu mais duro na gama Pirelli para 2021. Ele é projetado para circuitos que exigem maior esforço do pneu, que normalmente apresentam curvas rápidas, superfícies abrasivas ou temperaturas ambientes altas.
F1 2021, "PASSO A PASSO" ESTRATÉGIA DE PNEUS. SAIBA QUANTAS VOLTAS UM PNEU DURA NA CORRIDA.
Quantas voltas dura um pneu de F1?
Os pneus médios (amarelo) também são mais rápidos, mas sua durabilidade é de nível intermediário e pode se estender por até 40 voltas ou além; Os pneus duros (branco) permitem longos stints (períodos com um pneu até o próximo pit stop) e asseguram os pilotos quanto ao risco de um furo ou da queda de rendimento.
Pneus Soft são os mais rápidos, mas se desgastam com rapidez (você precisará fazer um pit stop mais cedo). Pneus Hard são mais lentos, mas duram mais tempo.
Em uma corrida, são necessários 110 quilos para se completar um Grande Prêmio (na F1, o combustível é medido em quilos, e não em litros). Outro item dos mais “parrudos” são as rodas e pneus, que pesam 74 quilos cada, chegando a 292 quilos somados.
A Pirelli fornece dois diferentes tipos de pneus às equipes: um para pistas secas (slick) e um para chuva. Os slicks são macios, sem ranhuras e possuem quatro versões diferentes: supermacios, macios, médios e duros.
Na maioria dos esportes, as roupas têm que ser leves e resistentes, e dotadas de alguma tecnologia que melhore a troca de calor entre o corpo e o ambiente.
Como a temporada da F1 tem 22 corridas, cerca de 35 mil pneus são gastos por ano na categoria. Apesar do volume impactar, um represetante da Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria, explicou que as sobras são reaproveitadas.
Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
F1: As equipes são responsáveis por seus próprios motores 2.4 V8 de 750 cv e por seus próprios chassis – porém, usam os mesmos pneus Bridgestone. Cada carro tem cerca de 4,80 m de comprimento e 1,80 m de largura, pesando invariavelmente 620 kg com o piloto.
Se tivermos em consideração que 1 litro de gasolina pesa apenas 750 gramas e que os circuitos têm cerca de 305 kms (com exceção do Mónaco), um carro de Fórmula 1 tem capacidade para, sensivelmente, 146 litros. Ou seja, gasta cerca de 146 litros para percorrer pouco mais de 300 kms…
Embora todo o carro de F1 não deva pesar menos de 798 kg, a parte mais pesada de um carro de Fórmula 1 é o motor, que deve pesar no mínimo 150 kg, enquanto a parte mais leve é o volante, que pesa 1,3 kg.
Eles não revelam os números, mas um mecânico-chefe pode ganhar mais de US$ 60 mil por ano (o equivalente a quase 350 mil reais). "Quanto mais você progride em sua carreira, mais responsabilidade você assume e mais remuneração você recebe", diz Matt Scott com um sorriso no rosto.
A FIA anunciou neste domingo que os pilotos da Fórmula 1 não podem exceder 18 voltas nos stints com os jogos da Pirelli sob o risco de desclassificação em meio ao fiasco com os pneus no GP do Catar de 2023.
Os pneus, que apesar de parecerem não têm nada de simples, também não ficam baratos, já que, atualmente, o jogo custa 2,4 mil euros (R$ 12,1 mil). O halo, componente fundamental para a segurança dos pilotos que parece uma alça de chinelo, também pesa no bolso das equipes: 15 mil euros (R$ 75,9 mil).