Já dizia Friedrich Nietzsche “Quem tem um porquê, suporta qualquer como.” Ou seja, quando uma pessoa tem um propósito ou um motivo forte o suficiente, ela consegue enfrentar qualquer dificuldade ou desafio. E essa força é encontrada através da nossa essência, da nossa alma, da fé em Deus. Não estamos aqui em vão!
Diferindo destas duas dimensões ou deste referido caráter determinista da condição humana, aparece a dimensão noológica, também nomeada de espiritual. É a dimensão na qual o homem opera em uma realidade existencial, presentificada no momento criador e recriador de si mesmo em sua relação com o mundo.
Quem tem um porque enfrenta qualquer como significado?
A CITAÇÃO ACIMA significa que cada pessoa tem a oportunidade de encontrar SENTIDO na VIDA de forma única e pessoal, o que pode melhorar a qualidade COMO um TODO.
É sentir o corpo vivo, é estar plugado no desejo mas também descansar do cansaço de estar sempre querendo alguma coisa. É se conciliar com algumas certezas irrevogáveis: a vida não é justa, ninguém muda ninguém, tudo pode acontecer a qualquer momento.
Os motivos para viver são considerados como variáveis amortecedoras quando o indivíduo enfrenta situações críticas. Alguns dos motivos para viver são atração pela vida, otimismo, suporte social positivo, vida social satisfatória e religiosidade (Osman et al., 2002).
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
Para Nietzsche a vida deve ser vivida sem ideais ascéticos, aquele que submete sua vida em algo metafísico, não afirma a vida, mas a nega. A vida não deveria ser medida ou mensurada, mas apenas vivida intensamente. Umas das ideias centrais de Nietzsche são: (Amor fati) (Eterno Retorno)
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
O objetivo da vida é a felicidade. No entanto, muitos de nós lutamos para encontrá-lo em um mundo cheio de estresse e expectativa. As pessoas tendem a acreditar que para alcançar a felicidade basta ter dinheiro (riqueza), e acumular uma série de objetos e bens materiais.
"Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como." Em sua essência, essa citação sugere que a força motriz de um 'porquê' ou de um propósito é a âncora da existência de alguém.
Nietzsche nos dá a resposta: 'Quem tem um porquê, suporta qualquer como. ' Essa frase resume o poder do propósito em nossa vida. Imagine uma pessoa que, apesar de todas as dificuldades, consegue persistir porque tem um motivo maior que a impulsiona.
Viktor Frankl, psiquiatra que, na condição de prisioneiro de um campo de concentração nazista, escreveu um livro incrível chamado “Em Busca de Sentido”, dizia que quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como”.
A nona dimensão é conhecida como Reino Cósmico ou Reino dos Salvador; é o mundo onde vivem os salvadores, que podem lançar religiões globais. Dez grandes espíritos, que estiveram envolvidos nos assuntos relativos a este planeta Terra desde que foi criado, vivem neste reino.
A dimensão cognitiva no processo de aprendizagem é objeto permanente de preocupação e busca de respostas aos desafios apresentados pela complexidade das circunstâncias educativas. Nesse contexto, a educação escolar procura atender às demandas da sociedade na qual está contida.