A Globo é responsável anualmente pelo pagamento de mais de R$ 1 bilhão aos clubes da Série A do Brasileirão. Dona dos direitos exclusivos de TV aberta, a empresa só não possui o domínio total da competição porque não tem sob contrato o Athletico nas mídias de pay-per-view e TV por assinatura.
Agora, sem a garantia, deve receber por volta de R$ 32 mi. Confira abaixo os valores estimados que cada clube deverá receber pelo PPV no Brasileirão 2022, com base na projeção que indica a distribuição de R$ 400 milhões nesta temporada. Os percentuais estão arredondados na maioria dos casos.
No ano passado, com um bolo de R$ 246,9 milhões e 76 jogos, cada transmissão valeu R$ 3,24 milhões (R$ 1,62 milhão por clube). Em 2023, com 89 partidas, o valor individual da transmissão caiu para R$ 2,92 milhões (R$ 1,46 milhão por time).
Um estudo da consultoria Ernst & Young mostra que, entre 2015 e 2019, o Flamengo foi o clube brasileiro que mais arrecadou com direitos de TV no Brasil (e a maioria esmagadora desse dinheiro saiu da Globo).
O São Paulo terminou o Brasileirão 2022 na liderança do ranking de transmissões em TV aberta. O Tricolor foi escolhido em 15 oportunidades pela Globo, o que gerou um ganho de R$ 24,3 milhões ao clube.
Na TV fechada, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Juventude e Santos se juntarão em 2022 a América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Bragantino, Chapecoense, Corinthians, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, São Paulo e Sport, com os quais a Globo já tinha contrato, além de equipes que estão na Série B este ano.
Em 2022, o São Paulo arrecadou R$ 1,7 milhão por partida, em média. Esse valor em 2023 está em R$ 3,2 milhões. Ainda com cinco jogos a fazer como mandante na temporada, o clube ultrapassou pela primeira vez a barreira dos R$ 100 milhões em bilheteria.
Assim, pelos próximos três anos, os acordos do Palmeiras com a Globo vão render cerca de R$ 500 milhões aos cofres alviverdes, contando já os eventuais reajustes de correção monetária sofridos anualmente pelos contratos.
Peixe teve seis jogos do Brasileirão transmitidos na TV aberta durante o Campeonato Brasileiro de 2022. Escrito por Lance! O Santos vai receber R$ 7,2 milhões pelos jogos transmitidos pela Globo em TV aberta neste ano, de acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, do UOL Esporte.
Pela tabela, o Flamengo ganharia R$ 398 milhões, o Corinthians, R$ 355 milhões, o São Paulo, R$ 305 milhões, o Palmeiras R$ 294 milhões, o Fluminense, R$ 264 milhões. O time com menor receita seria o Cuiabá, com um total de R$ 119 milhões.
O salário mensal do cargo de Analista Júnior na empresa Globo varia de R$ 3.800 a R$ 6.000. Estimativa baseada em 29 relatório(s) de salários publicados por funcionários com o cargo de Analista Júnior na empresa Globo ou métodos estatísticos.
Os valores são relativos às transmissões em TV aberta e fechada. O campeão ficará com o maior valor: R$ 47,8 milhões. Os quatro times rebaixados para a Série B não serão premiados.
Como acontece desde 2019, o Flamengo está no topo do ranking de Receitas Totais, e em 2022 o clube bateu o recorde de receitas apresentadas por um clube no Brasil. Em direitos de transmissão e em premiações, o clube arrecadou R$ 496 milhões, valor alavancado pelas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores.
Com uma fortuna, avaliada pela Forbes, de quase R$ 200 bilhões, o dono do Red Bull Bragantino lidera a lista dos mais endinheirados do futebol brasileiro. Com isso, O GLOBO separou os cinco proprietários de times mais ricos do país.
Na divisão elaborada pela Libra, o clubes receberão 45% do valor de maneira igualitária, 30% de acordo com sua performance na competição e 25% referente à audiência que cada clube tiver. A simulação elaborada pela Libra partiu do ranking de audiência que cada clube teve em 2021.
Quando acaba o contrato da Globo com o Brasileirão?
A Liga Brasileira de Futebol (Libra), que está interessada em administrar o Brasileirão futuramente, já negocia direitos de transmissão de jogos com a TV Globo.
Quando termina o contrato do Flamengo com a Globo?
Quarta reportagem da série especial do L! com os bastidores da disputa entre o clube e a emissora destrincha o atual contrato entre as partes, válido até 2024, desde o ano passado. Atual contrato do Flamengo com Globo pelo Brasileiro é válido até 2024 e para todas as plataformas (Reprodução/L!)
A nova política de preços do Premiere fez o número de assinantes subir ao patamar que estava antes do início da pandemia do coronavírus, em março de 2020. Em maio, o pay-per-view da Globo chegou a 1,7 milhão de clientes, o que dará um faturamento mínimo de R$ 50,8 milhões.