O paládio é actualmente um metal mais caro que o ouro e é bastante escasso na crosta terrestre. É obtido em minerais da família da platina em rochas de formação vulcânica.
O paládio é também utilizado na produção de equipamento de uso militar, aeroespacial e civil. Entre 75% e 80% do paládio extraído das minas são utilizados na fabricação de catalizadores, de acordo com os dados do ICBC Standard Bank.
Esse metal custa R$4.2 milhões 1 kg [mais do que Paládio]
Quantas gramas de paládio tem 1 kg de catalisador?
Via de regra, os catalisadores monolíticos virgens usados na indústria automotiva possuem em torno de 1,89 g/kg de platina, 0,29 g/kg de paládio, além de 0,10 g/kg de ródio, metais preciosos de altíssimo valor agregado.
O paládio é o elemento químico de número atômico 46 da Tabela Periódica. Ele é representado pelo símbolo Pd e é pertencente ao grupo chamado “metais do grupo da platina” (MGPs). É um metal de coloração branco-prateada, dúctil e maleável. É considerado um metal nobre, pouco reativo e muito resistente à corrosão.
O paládio é um metal branco prateado parecido com a platina, não se oxida com o ar, e é o elemento do grupo da platina de menor densidade e menor ponto de fusão. É macio e dúctil quando aquecido, aumentando consideravelmente sua dureza e resistência quando trabalhado a frio.
O paládio, como lembrou o especialista, costuma ser extraído como um subproduto da platina na África do Sul e do níquel na Rússia, onde são encontrados os principais depósitos desse metal precioso.
Se deseja investir diretamente em paládio, você pode comprá-lo pelo preço spot ou por um contrato de futuros, ou então operar paládio em contratos por diferença. Os principais fatores que movimentam o preço do paládio são a oferta e a demanda.
Qual país tem a maior produção de paládio do mundo?
A África do Sul foi o principal produtor mundial de platina, tendo participado com 73% do volume total. A Rússia e a África do Sul foram os maiores produtores de paládio com participação de 39% na produção global respectivamente.
Nas condições ambiente é sólido, de aparência branco-prateada de brilho metálico (essa aparência mantém-se indefinidamente, mesmo se exposto ao ar, já que é pouco reativo com o oxigênio – pouco oxidável).
No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo. O ródio é usado principalmente em catalisadores automotivos para reduzir a emissão de gases tóxicos.
Em cada catalisador é usado cerca de 1,89 g de platina, 0,29 g de paládio e 0,10 g de ródio, mas o valor se torna interessante aos bandidos, especialmente porque esses metais têm uso em diversas aplicações da indústria e por isso são visados.
Isso mesmo! Ao contrário do que muitos pensam o ouro não é o metal mais valioso do mundo, além do ródio existem outros metais cujo valor superam o seu. Você sabe como e quais são as características do ródio? metal nobre da família da platina, um dos metais mais nobres de todos.
O que tem dentro do catalisador que vale dinheiro?
Os catalisadores podem conter metais preciosos como paládio, platina e ródio. Surpreendentemente, alguns desses metais têm um valor mais alto do que o próprio ouro. Um exemplo disso é o ródio, um metal que muitas pessoas desconhecem, mas que já chegou a ter um preço 17 vezes maior do que o ouro.
No entanto, não há ouro nos catalisadores. O conteúdo irá variar significativamente dependendo do modelo do veículo, mas em média o peso da cerâmica é aproximadamente inferior a 1 kg, e o teor de metal precioso é entre 0,2% e 0,5%. Por exemplo, você pode encontrar cerca de 5 gramas de platina em um catalisador padrão.