O pagamento da multa não é uma condição para entrar com recurso, seja em defesa prévia, recurso à JARI ou recurso em 2ª instância. Quanto custa para recorrer a uma multa? O processo de recorrer a uma multa é gratuito e de direito de todos os motoristas brasileiros, independentemente de qual for a multa.
Normalmente, um advogado cobra para recorrer a uma multa de trânsito uma média de 800 a 1.000 reais. No entanto, esse valor pode aumentar se a multa for grave e depender de mais recursos para finalizar o processo, como mencionado antes, sendo que os serviços do profissional podem neste caso chegar até 10.000 reais.
A resposta é não. Você não precisa pagar a multa para iniciar o processo de recurso. No entanto, é importante entender que, caso o recurso seja indeferido (negado), os juros e correções monetárias poderão ser aplicados sobre o valor original da multa.
Há vários motivos pelos quais vale a pena recorrer às multas de trânsito recebidas: Cancelar ou reduzir o valor da multa - Muitas vezes é possível cancelar completamente a multa ou pelo menos reduzir o seu valor caso haja alguma irregularidade, como erro no enquadramento da infração ou falta de fundamentação.
O direito que todos têm a defesa, resumido acima, é garantido pela Constituição Federal. Desse modo, contestar multas não acarreta em nenhuma punição. É só o exercício de cidadania. Todo cidadão pode recorrer contra multa, porém, a assinatura do requerimento deve ser do proprietário ou condutor do veículo.
COMO RECORRER MULTA DE TRÂNSITO 2021 - Rápido e Fácil
Quais tipos de multa pode recorrer?
É direito de todo condutor recorrer as multas de trânsito, independentemente da gravidade da infração. O processo para recorrer as multas de trânsito consiste em três recursos administrativos: defesa prévia, recurso em primeira instância e recurso em segunda instância.
O requerimento pode ser feito online, no site do Detran. Ele tem de ser apresentado dentro do prazo para enviar a defesa prévia, após a notificação da autuação. Esse prazo, é de 30 dias a partir da data de emissão da notificação.
As chances de ganhar um recurso de multa variam de caso para caso, sendo necessária uma avaliação particular do problema apresentado. Ainda assim, de acordo com dados divulgados pelo Detran de São Paulo, 1 em cada 5 motoristas conseguem a anulação.
Mas antes de começar o texto de hoje, preciso te dizer que sua multa NÃO será anulada se o seu recurso não for julgado no prazo de 30 dias! Isso porque a regra prevista no art. 285 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) poderá conceder efeito suspensivo ao recurso apresentado à JARI, veja: Art.
Quais os motivos para recorrer de multa de trânsito?
Existem dois tipos de contestação para condutores que desejam recorrer de multas. Defesa prévia – deve ser utilizada quando a multa contém erros na marca, cor ou placa do veículo; ou está com o endereço do local da autuação incompleto, por exemplo. A defesa prévia não serve para questionar o motivo da multa.
Essa pode ser uma situação desagradável, mas tem solução. Nesses casos, o condutor pode entrar com um recurso que dá a oportunidade de se defender pela autuação sem precisar arcar com o valor da multa ou receber a pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A solicitação deve ser entregue no órgão de trânsito responsável. E deve estar anexado com o histórico do prontuário do condutor, que contemple, no mínimo, doze meses anteriores a infração. Esse documento pode ser retirado no Detran de cada estado.
É preciso contratar advogado para formular recurso contra aplicação de penalidade multa ou suspensão/cassação de CNH? Não. O proprietário ou condutor/infrator pode apresentar o recurso junto ao órgão competente.
Não é necessário entrar com Defesa de Autuação (Defesa Prévia) para poder entrar com Recurso de Multa. Não é necessário pagar a multa para entrar com o Recurso de Multa.
1. Procedimento ordinário: 10% sobre o valor econômico envolvido, com valor mínimo de R$ 3.858,39. 2. Ação Possessória: 10% sobre o valor econômico envolvido, com valor mínimo de R$ 6.752,18.
Se você optar por recorrer e não pagar a multa, a única coisa que você perderá, caso o recurso não seja deferido, é o desconto de 20%. Caso você opte por pagar a multa com os 20% de desconto, se o recurso for deferido você terá direito à restituição do valor pago.
Quanto tempo o Detran leva para julgar um recurso?
No entanto, com a nova legislação, o prazo de 24 meses para julgamento dos recursos apresentados à JARI será adotado. Vale lembrar que essa lei foi sancionada em 21/10/2021, dando aos órgãos de trânsito tempo suficiente para se adaptarem à mudança.
O recurso da multa aplicada, pode evitar que o motorista tenha que pagar por uma infração que não cometeu, impedindo que seja somada pontuação em sua CNH decorrente da penalidade que lhe está sendo atribuída. Outro motivo que caracteriza uma vantagem ao condutor é a possibilidade de converter multa em advertência.
Recorrer de uma multa de trânsito não é difícil. Qualquer um pode fazer! O difícil é observar os detalhes que podem ocorrer durante o processo administrativo de recurso de multa. E estes detalhes podem ser determinantes para que a multa seja ou não anulada.
Para pagar multa de trânsito com desconto, basta que o proprietário do veículo acesse o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, entre com seus dados pessoais, clique em “Infrações”, selecione o tipo de infração e clique em “Aderir ao SNE”. Ao aderir, você terá acesso aos descontos na multa.
Existem três situações bem comuns que permitem ao motorista contestar a multa de trânsito: quando o veículo está envolvido no cometimento da infração, mas o proprietário não estava dirigindo; quando o motivo da infração pode ser justificado pelas leis de trânsito; quando há confusão nos dados da autuação.